O curso de Publicidade e Propaganda é conhecido pela criatividade. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ser criativo não é apenas uma qualidade, mas uma construção. Instigar ideias, pensar “fora da caixa” ou inventar algo inovador. Nem sempre essas coisas acontecem só por inspiração ou talento. Portanto, a criatividade pode e deve ser alimentada com conteúdos que ajudem no processo de criação.
Durante a faculdade o aluno estuda essas técnicas e descobre que criatividade também pode ser uma estratégia aplicada com técnicas profissionais. Por isso, separamos 10 livros que todo estudante de publicidade e propaganda deveria ler para se inspirar.
O que você verá neste artigo:
Encontre Sua Criatividade – Tina Seelig
Encontre sua criatividade é um livro que tenta tirar a crença de que a criatividade é um dom natural de algumas pessoas. Escrito pela professora de Stanford Tina Seelig, a obra mostra maneiras de explorar a criatividade através de um modelo chamado pela autora de Máquina da Inovação. São apresentados fatores – externos e internos – que potencializam a criatividade. Ela também desmitifica o que são consideradas ideias inovadoras, já que temos esse conceito atrelado a avanços tecnológicos, por exemplo. O livro é uma provocação e defende que a criatividade também está no cotidiano. Além de poder ser encontrada por qualquer pessoa que se dedique a observar o ambiente em que está e quem a rodeia.
A Grande Magia – Elizabeth Gilbert
O livro é baseado nas próprias experiências da autora, Elizabeth Gilbert. Através de história dela e de outras pessoas que a inspiram, ela cria uma narrativa a respeito da vida criativa. Nesse contexto, é esclarecido que o conceito não é limitado a quem trabalha com artes, por exemplo. Mas para todas as pessoas que se sentem motivadas pela curiosidade. Elizabeth traz inspirações em diversos aspectos da vida e mostra que o conceito de criatividade pode ser aplicado no dia a dia. Ao longo dos seis capítulos, além de boas experiências, a autora mostra a importância dos momentos de falha para o crescimento pessoal e profissional.
Na toca dos Leões – Fernando Morais
O livro conta a história da WMcCann Brasil, uma das agências de publicidade mais premiadas do mundo. Nele a trajetória de Washington Olivetto, Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister, fundadores da empresa, é contada. Em paralelo à evolução da publicidade no Brasil também aparece na obra. Detalhes de campanhas famosas no país, como Garoto Bombril, a adolescente do sutiã e o cachorro da Cofap também são contados. A ideia é desmistificar o mercado publicitário, mostrando os problemas, os dilemas e questões éticas que estão atreladas à história da WMcCann Brasil.
A Cauda Longa – Chris Anderson
A Cauda Longa é uma obra que reflete sobre a lógica de mercado, que está cada vez mais nichado. O termo “cauda longa” é utilizado por profissionais de publicidade e propaganda, principalmente aqueles que trabalham com marketing digital. No livro foi utilizado para explicar uma estratégia de varejo onde existe uma grande variedade de produtos. No entanto, cada um é comercializado em pequenas quantidades. A obra fala sobre a economia de mercado e a forma de consumo – alterada pela ascensão das redes sociais e a aceleração das informações. Com tantas opções, a tendência é que as pessoas procurem cada vez mais produtos e marcas que se encaixem em suas preferências. Essa propensão não se resume apenas a compra, mas também ao propósito do cliente.
A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom
O livro aborda aspectos do neuromarketing, uma área do marketing que estuda como funciona o comportamento do consumidor. São apresentadas as motivações e a forma como o cérebro humano funciona no momento de comprar algum produto. Através de personagens, A Lógica do Consumo mostra de forma prática os conceitos que apresenta. O objetivo é mostrar o porquê compramos da forma que compramos e em qual momento decidimos por consumir ou não determinado produto.
Storytelling, Histórias que deixam marcas – Adilson Xavier
Mais do que uma história, o Storytelling fala sobre as marcas que boas histórias deixam nas pessoas. O livro aborda aspectos do que tornam algo interessante. O que chama a atenção do público? O que faz uma pessoa se emocionar? Além de como transformar uma propaganda em um enredo envolvente. Todas essas perguntas são respondidas na obra, que analisa exemplos de grandes empresas que mexem com a percepção dos consumidores. Todas elas têm em comum uma construção de histórias que engajam o público. Por isso, o livro apresenta estratégias para a comunicação baseada em narrativas de conexão com os consumidores. Pela relevância, essa leitura vai ser muito útil para quem está cursando Publicidade e Propaganda.
Design Thinking – Tim Brown
Um livro que fala de forma didática sobre estratégias de inovação. O Design Thinking é um processo de criação colaborativo que é utilizado para suprir a necessidade dos consumidores através de um negócio viável. Ou seja, transforma a necessidade do público em uma demanda. O autor explica, de forma prática, que ideias inovadores e criativas podem ser relacionadas a resolução de problemas de organizações e público.
Lovemarks, O Futuro Além das Marcas – Kevin Roberts
Escrito pelo CEO de uma das maiores agências de publicidade do mundo, Lovemarks – O Futuro Além das Marcas fala sobre como é possível transformar utilizar a emoção para vínculo de uma empresa com seu público. Para isso são apresentados três caminhos que devem ser desenvolvidos para que essa construção aconteça: o mistério, a sensualidade e a intimidade. O objetivo é criar uma base de confiança com o comprador e transformar uma marca em uma referência de impacto no seu segmento.
Marketing 4.0 – Philip Kotler
Essa é uma das principais obras para alunos de Publicidade e Propaganda. Philip Kotler já havia escrito outras três edições do livro Marketing. O 4.0 é uma atualização e fala sobre a relação com consumidores que estão cada vez mais exigentes. A compra hoje em dia não se trata mais só de um produto, mas um conceito social e político. Essas mudanças fizeram com que as empresas precisassem se reposicionar em uma relação que muda o tempo todo. O crescimento da internet e as possibilidades que a era digital trouxe tornaram o mercado ainda mais dinâmico.
O Marketing 4.0 faz a combinação de interações online e off-line, mesclando conteúdo de qualidade e engajamento do consumidor. Portanto, alguns aspectos que a obra traz reflete sobre questões que profissionais de comunicação precisam estar cada vez mais atentos. São exemplos disso a inclusão, os influenciadores digitais, o marketing de conteúdo e a jornada do usuário.
Mídia de A a Z – José Carlos Veronezzi
Mídia de A a Z funciona como um manual. No livro são apresentados conceitos de mídia utilizados no Brasil, trazendo metodologias, técnicas e procedimentos da área. Através de exemplos reais, a obra tem ainda tabelas que explicam conceitos da mídia e pode ser utilizada como uma espécie de dicionário de consulta. Um livro prático para quem precisa se aperfeiçoes no planejamento e execução de conteúdos.
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