Quer estudar algo relacionado a cinema e multimídia? Então, continue lendo este artigo, pois vamos abordar sobre a formação, grade curricular, duração do curso de Produção Audiovisual e muito mais.
E se não conhece a carreira de produtor audiovisual, vamos te ajudar a entender o dia a dia da profissão e as principais áreas em que pode trabalhar.
O que você verá neste artigo:
Como é a formação em Produção Audiovisual?
A formação em Produção Audiovisual é dividida em duas partes: a básica e a específica. Na básica, o aluno aprende disciplinas humanísticas, para formar a base. Já a específica, como o nome já diz, são disciplinas voltadas para a área de audiovisual em si.
O aluno aprende questões de cultura, sociedade, teorias da comunicação, além de técnicas de cenografia, iluminação, locução, entre outros.
A maioria dos cursos encontrados são tecnólogos, mas vamos falar mais sobre isto depois, quando chegar na parte de duração do curso de Produção Audiovisual.
A seguir, veja as principais disciplinas que podem ser encontradas na grade curricular do curso.
Principais disciplinas da grade curricular
É sempre importante ressaltar que, dependendo da Universidade e localização, a grade curricular pode mudar. Há algumas disciplinas mais comuns e há outras mais específicas da Universidade.
Então, vamos às disciplinas:
- Criação e Produção Publicitária em Rádio
- Criatividade
- Design Editorial e de Informação
- Edição e Pós-Produção em Rádio
- Estética e História da Arte
- Fotografia Básica
- Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV
- História do Rádio, Cinema e TV
- Introdução ao Audiovisual
- Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
- Produção Publicitária para TV e Cinema
- Sintaxe da Expressão Visual
- Sociedade Brasileira e Cidadania
- Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação
- Técnicas de Locução para Rádio e TV
Talvez você tenha percebido que a quantidade de disciplinas é menor que de outras graduações. Então, vamos ver agora um pouco mais sobre a duração do curso e como ele funciona.
Qual é a duração do curso de Produção Audiovisual?
Como citamos anteriormente, é muito mais fácil e comum encontrar cursos tecnólogos de Audiovisual.
Por este motivo, a duração fica entre 2 anos a 3 anos, no máximo. É um curso mais curto do que os tradicionais, que duram entre 4 e 5 anos, porém também garante o diploma de ensino superior.
Isso não quer dizer que a graduação seja inferior, mas sim que é mais focada na área, mais objetiva. É uma ótima opção para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, mas sem abdicar do diploma.
Se deseja entender mais sobre o curso, pode ler o artigo: O que é o CST de Produção Audiovisual?
Mas como escolher a Universidade ideal? Veja a seguir.
Como escolher a Universidade?
Para escolher a Universidade ideal para você, deve considerar alguns pontos extremamente importantes. Como, por exemplo:
- Localização;
- Infraestrutura;
- Nota do MEC;
- Grade curricular;
- Valores de mensalidade;
- Opções de bolsa;
- Quadro de professores;
- Custo-benefício;
- entre outros pontos.
O processo de escolha não deve ser feito rapidamente, sem um estudo cuidadoso e um planejamento completo. Afinal, é a Universidade que vai formar você um produtor audiovisual.
A qualidade das aulas e da infraestrutura é extremamente importante para garantir uma ótima experiência durante a graduação.
Há algumas Universidades que possuem boas notas no MEC, boa infraestrutura, valores acessíveis, grade curricular completa, além de outros benefícios e pontos positivos. Podemos citar, por exemplo, a Anhanguera, que possui o curso de Audiovisual.
Ficou interessado(a) no curso e quer entender mais sobre a carreira do produtor? Confira a seguir um pouco sobre as áreas e o mercado de trabalho.
Áreas em que um produtor audiovisual pode atuar
Se tem uma carreira com várias possibilidades, é a de Audiovisual. O profissional pode seguir várias áreas correlatas, que o curso dá uma base.
Pode trabalhar na televisão, no cinema, no rádio, na internet. E isso abre portas para participar de produções de novelas, séries, filmes, propagandas, podcasts, programas de rádio, entre outras.
Além disso, o produtor audiovisual pode se especializar na área de captação e edição de imagem/vídeo ou som, planejamento, contratação de locação ou profissionais, cenografia, entre outras, como podemos ver na grade.
Por ter tantas possibilidades, a profissão se torna bastante promissora, ainda mais considerando o mercado.
Vamos ver a seguir um pouco de como está o mercado de trabalho na área de Produção Audiovisual.
Mercado de trabalho na área de Audiovisual
Se você acredita que o mercado brasileiro de Audiovisual está ruim, saiba que está muito errado. É um dos com mais potenciais, com grandes chances de evolução, já que está em constante crescimento.
É claro que o mercado brasileiro não é tão grande quanto o norte-americano, por exemplo, onde os filmes e as séries de TV são super fortes. Mas o incentivo e investimento está cada vez maior, para irmos avançando, mesmo que a passos curtos.
Podemos citar a lei que determina que canais brasileiros produzam conteúdo nacional e original e não só distribuam conteúdo internacional. É uma forma de incentivar as produções, dando espaço para profissionais atuarem.
Há filmes nacionais que chegam até a grandes premiações internacionais, levando o nome do Brasil para mais pessoas conhecerem.
Outro ponto positivo foi o aumento de streamings brasileiros, que também incentivam a produção nacional, como o Globoplay, que possui várias séries originais.
O espaço para trabalhar com o Audiovisual tem aumentado cada vez mais, gerando oportunidades para antigos e novos profissionais. É uma profissão ideal para quem ama trabalhar com vídeo, áudio, imagem, arte e cultura.
Conclusão
Você conseguiu perceber que esta é uma área bastante versátil, que necessita de uma grande bagagem cultural e artística. Mas que também pode ir para outra vertente, mais focada em Marketing, como as propagandas.