O turismo é uma das atividades que mais alavanca a economia brasileira. Segundo dados do Ministério do Turismo, a contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, somando US$ 152,5 bilhões (8,1%). O MT ainda ressalta que o setor foi responsável pela geração de 319 milhões de empregos. Ou seja, 1 a cada 10 postos de trabalho vem do turismo.
Com esses dados, fica mais fácil entender a importância do gestor em turismo. Esse profissional faz muito mais do que simplesmente viajar e conhecer novos lugares e pessoas. Ajudar as pessoas a preparar todos os passos de uma viagem é um trabalho que exige bastante expertise. Neste artigo, você conhecerá tudo sobre o curso tecnólogo de Gestão de Turismo e sobre o que faz um turismólogo.
O que você verá neste artigo:
Mais do que uma viagem, uma experiência!
Atualmente, as pessoas procuram muito mais do que uma simples viagem. A geração atual tem como uma das suas principais características a fixação pelo trabalho. “Trabalhe enquanto eles dormem” é a frase que muitos coachs gostam de usar. No entanto, é necessário ao ser humano e à sua saúde mental os seus momentos de lazer.
Por isso, as pessoas têm buscado mais que viagens: têm buscado experiências. Viajar é muito mais do que sair de um lugar e chegar a um destino. Tudo, desde o caminho até a hospedagem, pode e deve ser transformado em uma boa experiência para o viajante. Afinal de contas, não adianta nada sair de férias e já chegar na viagem estressado, não é mesmo? Fica nas mãos do gestor de turismo tornar esses momentos únicos e inesquecíveis.
Perfil do estudante de Gestão em Turismo
Para se dar bem no curso, o futuro turismólogo precisa ter um conjunto de habilidades para ajudá-lo. Destacamos algumas delas:
– ter perfil de liderança;
– ser organizado;
– ter capacidade de planejar;
– estar atualizado com as questões da atualidade, como mobilidade, diversidade e inclusão social;
– gostar de idiomas;
– estudar nova culturas;
– gostar de mapas e saber interpretá-los da forma correta;
– possuir conhecimento de geografia e história;
– ter interesse por política;
– possuir empatia e boa comunicação interpessoal.
Áreas do conhecimento estudadas em Gestão de Turismo
Como dissemos antes, o gestor de turismo não é um profissional que vive apenas viajando. Ao se formar, ele estará apto, também, a gerenciar os mais diferentes tipos de negócios. Além, é claro, de elaborar e planejar roteiros turísticos para seus clientes. Por isso, o futuro turismólogo terá contato com disciplinas tanto do campo do turismo quanto de gestão de negócios.
Além disso, ele terá contato com conhecimentos mais práticos do dia a dia da profissão. Alguns exemplos: vacinação, política de vistos, gestão financeira, inglês instrumental, gestão de pessoas, entre outras.
Segundo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (Resolução Nº3, de 24 de novembro de 2006), essas são as principais áreas de conhecimento que o aluno deverá ter contato na sua formação:
– Conteúdos Básicos: estudos relacionados com os aspectos sociológicos, antropológicos, históricos, filosóficos, geográficos, culturais e artísticos, que conformam as sociedades e suas diferentes culturas;
– Conteúdos Específicos: estudos relacionados com a Teoria Geral do Turismo, Teoria da Informação e da Comunicação, estabelecendo ainda as relações do turismo com a administração, o direito, a economia, a estatística e a contabilidade, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira;
– Conteúdos Teórico-Práticos: estudos localizados nos respectivos espaços de fluxo turístico, compreendendo visitas técnicas, inventário turístico, laboratórios de aprendizagem e estágios.
Grade curricular do curso
Agora, vamos conhecer com mais detalhes como essas áreas de conhecimento se aplicam de forma mais prática. Veja a seguir as disciplinas do curso tecnólogo em Gestão de Turismo:
Ed – Desenvolvimento De Carreira
Ed – Empregabilidade
Ed – Interpretação De Textos
Ed – Lógica Matemática
Educação A Distância
Empreendedorismo
Fundamentos Do Turismo
Gestão De Pessoas
Gestão De Projetos
Gestão De Projetos E Eventos
Gestão Do Lazer, Recreação E Entretenimento
Homem, Cultura E Sociedade
Inglês Aplicado Ao Turismo E Hotelaria
Legislação Social E Trabalhista
Marketing Turístico
Matemática Financeira
Mercado De Agências De Turismo
Metodologia Científica
Modelos De Gestão
Planejamento Estratégico
Políticas Públicas Para O Turismo
Responsabilidade Social E Ambiental
Sistemas De Transporte
Turismo E Hospitalidade De Eventos
Turismo Em Áreas Naturais
Duração do curso
Atualmente, as instituições oferecem três tipos de formação na área de turismo. A mais comum delas, o bacharelado, dura em torno de 4 anos. A licenciatura possui a mesma duração, mas possui, também, disciplinas voltadas à pedagogia e ao ensino. Ou seja, é a opção escolhida mais comumente por quem deseja atuar nas salas de aula.
Já o tecnólogo, do qual vamos tratar aqui, é um curso mais curto, com duração de 2 anos. É o ideal pra quem quer ingressar logo no mercado de trabalho, pois foca na parte prática da profissão. Além disso, é geralmente mais flexível, se adequando ao tempo do aluno.
Modalidades Permitidas
O curso de Gestão em Turismo pode ser oferecido em duas modalidades: presencial e ensino a distância (EAD). Na modalidade presencial, o aluno comparecerá à instituição nos horários das aulas de acordo com sua grade de horários. Logo, presencialmente, o contato com outros alunos e professores é maior e imediato. Ou seja, facilita a formação de networking e as dúvidas são tiradas de forma mais rápida e prática. Além disso, o aluno tem à sua disposição toda a infraestrutura da instituição de ensino.
Já na modalidade EAD, o aluno conta com uma maior flexibilidade de horário, pois é ele quem monta sua rotina. Por isso, é preciso ser organizado e ter disciplina para não se perder e aproveitar o aprendizado ao máximo. Apesar de não se verem ao vivo, há sempre professores disponíveis para plantões de dúvidas. Cabe ressaltar que, apesar de ser a distância, ainda é preciso que o aluno compareça à instituição, porém, com muito menos frequência que na modalidade presencial.
Valor médio, bolsas de estudos e descontos
Os valores do curso tecnólogo em Gestão de Turismo variam bastante de acordo com a região do país e outros fatores. A média de valor para o curso na modalidade presencial fica entre R$550 e R$800. Já para a modalidade EAD, o valor cai bastante: gira em torno de R$300.
Se, mesmo assim, você acredita que esses valores ainda pesariam na sua carteira, já opções. Existem várias formas de conseguir bolsas e descontos.
Nota do ENEM
Existem várias formas de usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na faculdade. A mais conhecida e usada através do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu. Para concorrer à uma vaga, basta fazer a inscrição no site do Sisu, escolhendo até duas opções de curso. Assim, sua nota no Enem será usada como critério de seleção.
O governo oferece, ainda, duas opções para quem quer entrar em instituições privadas pagando menos. O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de até 100% em várias instituições. Sendo assim, as bolsas são distribuídas de acordo com o desemprenho do candidato no Enem. Já no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o governo financia os estudos do aluno, mas o valor deve ser devolvido após o término da graduação de forma parcelada.
Bolsas de empresas privadas
Se você já está inserido no mercado de trabalho, uma boa opção pode ser consultar o RH da sua empresa. Muitas empresas preferem capacitar seus próprios profissionais a buscar outros no mercado de trabalho. Para isso, oferecem aos seus funcionários bolsas de estudo em diferentes instituições de ensino.
Sites e organizações não governamentais (ONGs)
Existe uma boa quantidade de sites e organizações não governamentais que oferecem bolsas de estudos. No caso dos sites, é feita uma parceria com as instituições que possuem vagas sobressalentes. Assim, elas podem ser preenchidas e as faculdades não ficam com vagas ociosas. Os mais conhecidos são o Quero Bolsa, o Educa Mais Brasil e o Mais Bolsas.
Já no caso das ONGs, o critério geralmente é socioeconômico. É preciso consultar cada uma delas para saber se você se encaixa nos critérios. Algumas opções para a sua pesquisa: Educafro e a Fundação Estudar.
Perfil do gestor de turismo
Agora que você já conhece mais sobre o curso, vamos saber mais sobre o perfil do gestor de turismo.
Esse profissional lida no seu dia a dia, basicamente, com pessoas. Ou seja, sejam clientes querendo viajar ou fornecedores de um grande evento, é preciso saber lidar com diferentes demandas. Por isso, ele precisa ser dinâmico e ter bastante noção de gerenciamento de crise. Falar mais de um idioma também é muito importante – inglês é fundamental e espanhol é cada vez mais relevante. Dessa forma, ter facilidade em se comunicar e em relações interpessoais será seu grande trunfo nessa profissão. Além disso, é preciso ter grande flexibilidade: muitos eventos vão ocorrer aos finais de semana e feriados. Além, claro, da disponibilidade para viajar para diferentes locais.
O bem-estar do viajante é a prioridade desse profissional. Por isso, ele precisa estar preparado para lidar com tudo que está em volta do seu cliente antes, durante e após a viagem: documentação, hospedagem, transportes, traslados. Está em suas mãos transformar a experiência do cliente em momentos memoráveis.
Responsabilidades do gestor de turismo
Ainda com base nas diretrizes curriculares do MEC que vimos anteriormente, destacamos algumas das responsabilidades desse profissional.
– compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo;
– utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas;
– planejamento e execução de projetos e programas estratégicos relacionados com empreendimentos turísticos e seu gerenciamento;
– intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariados;
– classificação, sobre critérios prévios e adequados, de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, incluindo meios de hospedagens, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos e outras áreas;
– domínios de técnicas relacionadas com a seleção e avaliação de informações (…) e outros traços culturais, como diversas formas de manifestação da comunidade humana;
– comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta e precisa sobre (…) cada comunidade ou segmento social;
– utilização de recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das empresas, instituições públicas ou privadas, e dos demais segmentos populacionais;
– domínio de diferentes idiomas (…);
– habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
– integração nas ações de equipes interdisciplinares e multidisciplinares (…);
– compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, ambiente propício ao desenvolvimento do turismo;
– profunda vivência e conhecimento das relações humanas, das articulações interpessoais, com posturas estratégicas do êxito de qualquer evento turístico;
– conhecimentos específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo, simplicidade, segurança, empatia e ética.
Mercado de trabalho para o gestor de turismo
Atualmente, o mercado de turismo está passando por um reaquecimento. Em breve será possível viajar novamente com mais tranquilidade e os profissionais já estão se preparando para essa nova fase. No caso específico do Brasil, a desvalorização do real em relação ao dólar tem atraído muitos estrangeiros.
Mas, falando especificamente sobre a profissão, o gestor de turismo é um profissional com muitas opções de carreira. Ele pode atuar no mercado em diversos setores: turismo de negócios, com gestão de locais como restaurantes e casas noturnas. Outras opções são a área de marketing turístico, ecoturismo e planejamento de políticas públicas voltadas para o turismo.
O dinamismo da formação desse profissional permite lidar com finanças, vendas, planejamento estratégico de turismo, marketing, treinamento e gestão de pessoas, administração, operações, atendimento ao cliente, entre outros.
Áreas de atuação
Por ser um profissional bastante dinâmico e versátil, o gestor de turismo pode trabalhar em muitas áreas. Em todas ele irá lidar com viagens, pessoas e gerenciamento de negócios voltados para o turismo. Vamos ver algumas opções.
– Agências de turismo: o profissional pode atuar como um consultor, explicando sobre destinos de viagens e preparativos básicos. Lidará, também, com compras de passagens e reservas de locais.
– Hotéis e restaurantes: gerenciamento de todos os funcionários do local, assim como planejamento de recepção de grandes eventos.
– Empresas de transporte: avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.
– Empresas de produção e execução de roteiros turísticos: assim como na agência de turismo, auxiliará o cliente com todos os processos de viagem, antes e depois.
– Coordenação de eventos: por trás de um grande evento existem muitas pessoas em diversos setores. Será responsável pela coordenação de todas essas pessoas, além do contato com locais e fornecedores.
– Consultoria a empreendimentos turísticos: uma área que tem crescido bastante. Muitas prefeituras têm contratado agências e profissionais da área para identificar potenciais turísticos das suas regiões. Sua expertise pode ajudar na definição do impacto das ações no meio ambiente e na cultura local. Além disso, também pode atuar na criação de instalações, ações de marketing etc. – trabalhando sempre com uma equipe multidisciplinar.
– Empresas de marketing de turismo: desenvolve um pouco das funções da consultoria turística, porém, voltada para a área do marketing. Ou seja, faz a parte de venda da ideia e dos conceitos criados pelo consultor.
– Turismo de negócios: aqui, o foco são as cidades que não tem os pontos turísticos como seu ponto forte. O turismo de negócios movimenta economias diferentes dos grandes centros turísticos como Rio de Janeiro e Nordeste.
Possibilidades de carreira
Como vimos anteriormente, as possibilidades são muitas. Abaixo, seguem algumas das mais populares opções de carreira desse profissional:
– secretarias de turismo, com projetos que incentivam o turismo;
– administrador de agencias de viagem;
– marketing turístico;
– agente de ecoturismo;
– divulgador turístico;
– analista de produtos de viagem em agências;
– analista de turismo corporativo;
– organizador de eventos.
Todas essas carreiras podem ser seguidas dentro de órgãos públicos ou privados.
Remuneração média
A remuneração média de um gestor de turismo varia bastante de acordo com alguns fatores. Setor da empresa, nível hierárquico e região do país são alguns deles. Segundo o salario.com.br, os valores ficam entre R$ 2.000,00 e R$ 5.697,01, sendo que R$ 2.341,24 é a média.
Alguns dos estados que oferecem melhor remuneração são:
São Paulo – R$2.727,79 (R$12,61 / hora)
Paraná – R$1.599,29 (R$7,27 / hora)
Minas Gerais – R$2.784,65 (R$13,66 / hora)
Bahia – R$1.635,87 (R$7,92 / hora)
Distrito Federal – R$2.738,06 (R$12,45 / hora)
Enquanto isso, esses são os principais valores quando os fatores são o porte da empresa e o nível do funcionário:
Microempresas – R$2.189,64 (Júnior) / R$2.354,20 (Pleno) / R$2.639,66 (Sênior)
Pequenas – R$2.638,60 (Junior) / R$2.803,16 (Pleno) / R$3.088,62 (Sênior)
Médias – R$3.235,96 (Junior) / R$3.400,53 (Pleno) / R$3.685,98 (Sênior)
Grandes Empresas – R$2.212,55 (Junior) / R$2.377,12 (Pleno) / R$2.662,57 (Sênior)
Dia a dia da profissão
O gestor de turismo é um profissional realmente muito flexível, que pode ocupar diferentes funções. Mas, para todas elas, ele precisa ser uma pessoa com grande capacidade de planejamento e organização. Por isso, essas duas habilidades fazem parte do dia a dia do seu trabalho.
É uma profissão para quem gosta de passar longe do trabalho monótono dos escritórios e dos trajes formais. Grande parte das atividades da sua rotina são feitas in loco. Aliás, você pode conhecer mais profissões acessando nosso artigo Fugindo do escritório: conheça 9 opções de profissões.
Exemplos de rotinas de um gestor de turismo
Vamos dar dois exemplos aqui. No primeiro deles, João é um gestor de turismo responsável pela organização de um grande congresso. Portanto, cabe ao João, nesse caso, organizar do começo ao fim todos os pontos para que o evento seja um sucesso. Isso inclui:
– visitar e negociar com locais para a realização do evento;
– conhecer e reservar a hospedagem dos participantes;
– definir voos ou transporte até o local, assim como o translado do local de chegada até o local de acomodação;
– alimentação de todos os participantes;
– organizar passeios turísticos e confraternizações programadas para o evento.
João vai ter muito trabalho pela frente!
Agora, vamos ao segundo exemplo. Marta vai cuidar de uma excursão com um grupo de 20 pessoas. Assim, algumas das suas principais funções serão:
– planejar o roteiro (tendo em vista a quantidade de pessoas);
– organizar horários de saída e de chegada que fiquem confortáveis para todos;
– prestar esclarecimentos sobre os locais que serão visitados, sua história e pontos de interesse;
– conferir se todos os participantes estão presentes e sendo bem atendidos;
– conhecer bem os locais para onde irão e sua região, mapeando locais essenciais como restaurantes e hospitais, por exemplo.
Portanto, Marta também terá bastante trabalho, mesmo em uma função tão diferente da função de João. Ambos os profissionais trabalham com turismo e seu principal objetivo é o bem estar e a satisfação das pessoas.
Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Gestão de Turismo, está preparado para enfrentar esse desafio?