De forma simples, o curso de Gestão de Segurança Privada ao nível de Tecnólogo tem o objetivo de capacitar o profissional para promover a segurança e bem-estar de forma calma e inteligente.
Assim, o Curso Superior Tecnológico em Gestão da Segurança Privada oferece uma ampla compreensão de como a teoria da segurança funciona. Com as práticas mais recomendadas pelo segmento em questão. Dessa maneira, o curso é projetado para adicionar uma qualificação formal a algum conhecimento existente. Ou seja, você irá aprender como formar iniciativas de segurança de sucesso no local de trabalho. Consequentemente, ao decorrer da graduação, os alunos irão aprender uma série de conceitos fundamentados teoricamente. Que no que lhe concerne, podem ser aplicados na identificação de problemas e entendendo ideias sobre os riscos e causas, além da prevenção do crime.
Por outro lado, o diploma do curso de Gestão de Segurança Privada, também pode ajudar os profissionais de segurança a avançarem para posições de gerência. De modo a ajudá-los a aprender como gerenciar com eficácia uma equipe e proteger os ativos de uma organização. Os gerentes de segurança devem ser perspicazes, com excelente atenção aos detalhes e boas habilidades analíticas para identificar diferentes tipos de ameaças.
Assim como os guardas de segurança, os gestores de segurança têm a tarefa de compreender as necessidades exclusivas da empresa para qual trabalha. Com a tarefa de proteger as pessoas e propriedades da empresa. Porém, os alunos formandos do curso de Gestão de Segurança Privada também são responsáveis por elaborar planos para cumprir esse dever. No entanto, outras de suas tarefas, é tomar decisões rápidas em caso de emergência e gerenciar uma equipe ou departamento inteiro de segurança. Frequentemente, os gestores de segurança também procuram colaborar com as autoridades locais, especialmente quando inseridos em grandes organizações.
Como é o treinamento no curso de Gestão de Segurança Privada?
Inicialmente, como muitos cursos avançados no campo da justiça criminal, o curso de Gestão da Segurança Privada se concentra em aspectos como liderança e gerenciamento. Bem como a logística, com o planejamento das políticas e procedimentos de segurança. Aqueles que estudam nesse curso aprendem como se comunicar e atender às necessidades das empresas para as quais trabalharão. É aprendido durante a graduação, como avaliar logicamente as várias decisões que precisam ser tomadas. Isso inclui, como agendar e organizar a equipe durante o curso normal dos negócios. E também durante eventos extraordinários, usando a tecnologia a seu favor nas respostas de segurança. Devido ao seu alto nível de responsabilidade, não é novidade que em torno de 60% dos gerentes de segurança recomendam que os novos candidatos possuam um diploma de Tecnólogo no curso de Gestão da Segurança Privada.
Em outra perspectiva, o curso também mostra como a indústria de segurança privada está crescendo em todo o mundo. Pois, ela passou por diversos testes sociais, econômicos e políticos nos últimos 200 anos. E, por meio do uso da inovação, padronização e disseminação equitativa. Ela continua crescendo e oferecendo muitas oportunidades de sucesso contínuo. São cobertos no curso, métodos de auditoria de segurança e avaliações de riscos de ameaças. Além de, orçamentos finais, sistemas de TI e planejamento de desastres de emergência. Outro assunto bastante abordado durante o curso de Gestão de Segurança Privada é o gerenciamento de pessoal. E também saber como aplicar processos, políticas e procedimentos de segurança adequados para cada situação.
Geralmente o curso é recomendado para profissionais de segurança que buscam progredir em suas carreiras como especialistas do setor. No entanto, profissionais do setor de recursos humanos e corporativos que trabalham na área da gestão também podem realizar um bom uso do curso de Gestão de Segurança Privada.
Quais são as disciplinas ensinadas no curso de Gestão de Segurança Privada?
Atualmente, os conhecimentos que esta graduação em Tecnólogo oferece são muito mais práticos em suas aulas. Isso ocorre devido ao tempo reduzido do curso, que possui apenas dois anos de duração. Primeiramente, é ensinado aos alunos como compreender os fundamentos da segurança privada em geral. De modo a ser possível aplicar esses conhecimentos em qualquer tipo de organização onde o aluno formado se insira para trabalhar.
Entretanto, outro fator importante, são as possíveis ameaças à segurança que podem ocorrer na rotina de uma organização, seja ela grande ou pequena. Aqui são ensinadas as medidas de planejamento de desastres. Além dos melhores modos de recuperação após algum incidente. Ao decorrer do curso, os alunos também compreenderão melhor as medidas preventivas do mesmo.
Nesse sentido, o curso de Gestão de Segurança Privada instrui seus alunos de modo a proporcionar uma boa gestão de segurança. Isso em relação ao direito do trabalho e legislação recorrente. Ademais, são aprendidos conhecimentos importantes sobre as implicações do direito do trabalho para a gestão de segurança. Afinal, um gestor de segurança privada deve saber todos os direitos e deveres de seu pessoal.
Portanto, acompanhe algumas das disciplinas ensinadas nas faculdades que oferecem o curso de Gestão de Segurança Privadas em seus currículos:
- Análise E Gerenciamento De Risco
- Comportamento Organizacional E Negociação
- Comunicação E Gestão De Crise
- Legislação Empresarial Aplicada
- Legislação, Segurança E Medicina Do Trabalho
- Matemática Financeira
- Métodos De Prevenção E Combate à Sinistro
- Segurança Bancária e Transporte de Valores
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Suporte Básico De Vida E Primeiros Socorros
Como é o trabalho de quem é formado na área?
Hoje em dia, os alunos formados no curso de Gestão de Segurança Privada buscam estabelecer planos de continuidade, que envolvam planos para proteger o pessoal, dados e equipamentos importantes. Eles também podem estar envolvidos na criação de protocolos para a evacuação de pessoas e na ligação com as autoridades policiais durante algumas situações críticas. Com a finalidade de proteger os funcionários, ativos e clientes.
Dessa forma, o gestor de segurança privada também aprende a trabalhar com os principais executivos da empresa para receber prioridade em casos de emergência, isso inclui trabalhar com empresas para manter os regulamentos e políticas de segurança conforme os regulamentos locais.
Visto que a área da Gestão de Segurança Privada envolve a proteção de diversos tipos de ativos e a tecnologia de segurança está em constante evolução. Os gerentes de segurança estão cada vez mais especializados em setores específicos da indústria. Desde a segurança eletrônica e de sistemas de alarmes, até a segurança contratual e pessoal de indivíduos. Portanto, à medida que estes profissionais ganham experiência, sua capacidade de aplicação de conhecimentos especializados e progredir na área da segurança aumenta.
Por fim, realizar um Curso Superior em Tecnologia (CST) em Gestão de Segurança Privada é uma boa alternativa para aqueles que pretendem evoluir na área da segurança. Diversas habilidades proporcionam graduações presenciais e à distância, com mensalidades cada vez mais acessíveis. Busque a faculdade que mais lhe interessa, efetue sua matrícula e se desenvolva no setor.
Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!