Pessoas que gostam de trabalhar com a natureza podem se identificar com a profissão de Engenheira de minas. É uma profissão ligada à extração de recursos minerais, e tudo o que for relacionado a essa atividade econômica. Enfim, ao que se refere às maneiras mais sustentáveis de executar a mineração, criando técnicas alternativas.
Se você se interessou, continue a leitura para descobrir em quanto tempo você pode finalizar os estudos e começar uma carreira de engenharia de minas. Você também vai descobrir outras informações sobre o curso e a profissão.
O que você verá neste artigo:
Quanto tempo dura o curso de Engenharia de minas?
O curso superior em engenharia de minas tem duração mínima de 5 anos, divididos em 10 semestres. Ao final desse período, caso tenha obtido aprovação em todas as disciplinas, você receberá um título de bacharelado. O curso deve ter aprovação do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Como a área é regulamentada no Brasil, para exercer a profissão plenamente você precisará de mais do que o diploma. Será necessário se cadastrar junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – da sua localidade.
Como funciona o curso de Engenharia de minas?
Os dez semestres de duração do curso de engenharia de minas são divididos de forma que a pessoa estudante tenha acesso às informações mais básicas primeiro. Dessa forma, nos primeiros semestres são vistas disciplinas que darão conhecimentos generalistas. Enfim, formarão uma importante base para os semestres seguintes.
Nessa primeira etapa, as disciplinas base são de matemática, química, física e, também, desenho e computação. Nesse início, também já são vistos alguns conceitos da profissão, como mineralogia, sustentabilidade, geologia, petrografia, entre outros.
As disciplinas mais aprofundadas geralmente aparecem após dois anos. São mais voltadas para a prática da profissão, e podem incluir conhecimentos de geologia de engenharia, hidrogeologia, integração mina-usina, condicionamento de mina subterrânea, avaliação econômica de projetos de mineração, entre outros.
Disciplinas da grade curricular de engenharia de minas
Se você está interessado em saber a lista completa de disciplinas da faculdade de engenharia de minas, confira a seguir:
- Administração E Economia Para Engenheiros
- Algoritmos E Lógica De Programação
- Cálculo Diferencial E Integral
- Caracterização Mineralógica E Tecnológica De Minério
- Desenho Técnico Projetivo
- Economia Ambiental E Recursos Naturais
- Economia Mineral
- Elementos De Máquinas
- Engenharia, Ciência E Tecnologia
- Fenômenos De Transporte
- Física Geral E Experimental – Energia
- Física Geral E Experimental – Mecânica
- Geologia E Mecânica Dos Solos
- Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos
- Introdução À Mineralogia E Petrografia
- Lavra De Minas
- Lavra De Minas A Céu Aberto
- Lavra De Minas Subterrâneas
- Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente
- Máquinas E Equipamentos De Mineração
- Mecânica Das Rochas E Estabilidade De Taludes
- Métodos Matemáticos
- Perfuração E Desmonte De Rochas
- Pesquisa Mineral – Prospecção Geofísica
- Planejamento De Lavra
- Princípios De Eletricidade E Magnetismo
- Processos Formadores De Depósitos Minerais
- Projeto De Mineração
- Química E Ciência Dos Materiais
- Resistência Dos Materiais
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Topografia E Georreferenciamento
- Tratamento De Minérios – Cominuição E Classificação
- Tratamento De Minérios – Introdução E Operações Auxiliares
- Tratamento De Minérios – Métodos Densitários E Outros Processos
Lembrando que as universidades podem adotar nomes diferentes para as mesmas disciplinas. No caso da lista acima, é a grade curricular do curso de engenharia da faculdade Pitágoras, com campus em Ipatinga, Minas Gerais. Algumas das disciplinas citadas acima são lecionadas por mais de um semestre.
Disciplinas adicionais
Aliás, essa faculdade ainda oferece, além do currículo obrigatório, outras disciplinas que ajudam na formação. São elas:
- Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias
- Ed – Cultura Digital
- Ed – Desenvolvimento De Carreira
- Ed – Design Thinking
- Ed – Empreendedorismo
- Ed – Empregabilidade
- Ed – Marketing Digital
- Ed – Mindset Ágil
- Ed – Projeto De Vida
- Ed – Responsabilidade Social
- Duas disciplinas optativas à escolha do aluno
- Atividades Complementares
Além de todos esses conhecimentos, para concluir a graduação as pessoas devem passar por um estágio supervisionado. E, por fim, apresentar o trabalho de conclusão do curso (TCC). Ele deve ser elaborado durante o curso, e com supervisão de professores orientadores ou coordenadores.
O que faz um engenheiro de minas?
Agora que você já sabe como é a jornada da pessoa que estuda engenharia de minas, está na hora de ter um vislumbre de como é a vida depois da graduação. Afinal, o que faz exatamente uma pessoa engenheira de minas?
A engenharia de minas é o estudo de métodos, processos e tecnologias de extração e aproveitamento dos recursos minerais presentes nas terras. Para extração destes recursos é que são construídas as minas. O trabalho de uma pessoa profissional em engenharia de minas traz otimização e técnica para que a mineração seja mais rentável, segura e sustentável.
Mas nem só de pedra vivem os mineiros! A engenharia de minas também prepara profissionais para extração de águas minerais e hidrocarbonetos, por exemplo. Além da lavra, ou seja, da extração, a engenharia de minas também trabalha com prospecção dos recursos minerais e com o tratamento e refinamento dos minerais.
A seguir, detalharemos algumas atividades de uma pessoa engenheira de minas:
Prospecção de atividades mineradoras
Esse é o início de qualquer empreendimento de mineração. É um trabalho feito junto a uma pessoa geóloga para encontrar novos locais de exploração e estudar a sua viabilidade.
Lavra ou extração mineral
Depois que as atividades de extração já começaram, o trabalho da pessoa engenheira de minas consiste em acompanhar os trabalhos. É de sua responsabilidade todo o planejamento da mineração, bem como a sua supervisão. Outra importante função é desenvolver métodos para reduzir os impactos ambientais, tanto os causados pela lavra quanto pelo beneficiamento.
Beneficiamento
Como os minerais são extraídos na sua forma bruta, devem passar pelo beneficiamento. A pessoa engenheira de minas também deverá supervisionar esse processo que trata os minérios para serem comercializados.
Recuperação ambiental
Você se lembra do trágico acidente na cidade de Mariana? Então, as ações que visam recuperar as características ambientais originais são de uma pessoa profissional em engenharia de minas. Não apenas em casos de acidentes, mas também da simples extração. Toda ação feita pelo homem causa impactos, que devem ser reduzidos ou recuperados.
Economia
Esta é uma atividade que uma pessoa engenheira de minas pode desenvolver como empregada de uma empresa de mineração ou como consultora. Assim, consiste em analisar a viabilidade econômica de um empreendimento de exploração mineral, considerando as condições do mercado e da política atual.
Mecânica das Rochas
Trata-se de um estudo feito nos minérios para determinar suas características e como podem influenciar nas estruturas e instalações.
Além das atividades citadas, uma pessoa engenheira de minas pode ainda atuar em projetos de infraestrutura. Isso em obras e de saneamento, extração de água, pesquisa e desenvolvimento, e várias outras. Pode-se trabalhar em empresas de mineração ou abrir o próprio negócio, fornecendo serviços para diversas empresas.
Por ser uma profissão regulamentada, os salários também são definidos por lei. Para o engenheiro de minas, ele costuma partir de 6 salários mínimos por mês.
Enfim, se você chegou até aqui, já sabe detalhes suficientes para decidir se essa é a profissão que mais combina com você. A extração mineral pode estar precisando de alguém como você!
Em suma, para conhecer ainda mais sobre como é o curso, confira o que é o curso de Engenharia de Minas?