Certamente, um assunto que não poderia faltar na Voomp. Qual a diferença entre as profissões de nutrólogo e nutricionista?
Em suma, elas são muitas. Começando pela formação acadêmica: quem se forma no curso de Nutrição vai ser um nutricionista, enquanto quem se forma no curso de Medicina pode realizar uma especialização e se tornar um nutrólogo.
No entanto, as diferenças entre uma e outra profissão são ainda mais amplas quanto às suas formações. Caso seja do seu interesse saber mais sobre cada profissão, apenas continue a leitura e venha conosco em mais um bate-papo referente ao mundo das profissões e universidades.
O que você verá neste artigo:
Nutrólogo x Nutricionista: qual a grande diferença?
Em essência, ambos os profissionais atuam diretamente com boas práticas ligadas à nutrição humana, a ingestão de substâncias, fórmulas e nutrientes vitais para a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.
Muitas fontes de pesquisa afirmam que a maior diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está na sua formação. Porém, essa ideia por ser um pouco simplista demais quando falamos de universos de trabalho tão grandes.
Afinal, o médico especializado em Nutrologia estuda as alterações metabólicas e, acima de tudo, pode prescrever medicações – o que é proibido por parte da pessoa formada em Nutrição. Contudo, o nutricionista pode prescrever dietas e um plano alimentar para todos os tipos de pacientes.
Por ser um médico, o nutrológo investiga doenças e acompanha seus pacientes para a realização de diagnósticos, com o objetivo de compreender a falta ou o excesso de nutrientes ligados à saúde e ao surgimento de patologias de todos os tipos. Afinal, uma vida saudável começa pela boca, e está diretamente ligada ao que você come.
Algumas relações entre a Nutrologia e a Nutrição
Agora que destacamos algumas diferenças entre as profissões, vamos falar um pouco sobre como elas podem se relacionar e inclusive, trabalhar juntas. Em síntese, é muito comum em clínicas particulares, serviços de home care e hospitais de média a alta complexidade.
Nas equipes multidisciplinares de alimentação hospitalar, médicos nutrólogos e nutricionistas se reúnem com outros profissionais com o objetivo principal de favorecer a recuperação do paciente e evitar que a desnutrição ocorra no ambiente hospitalar.
É muito comum o nutricionista particular recomendar seus pacientes para um nutrólogo visando um acompanhamento ligada a um tipo de doença. O movimento inverso também é constatado quando pacientes crônicos são recomendados para o acompanhamento junto a um nutricionista, para a elaboração de cardápios e dietas, por parte de um nutrólogo.
Sobretudo, ambas as profissões estão habilitadas a oferecer atendimento a pessoas com desequilíbrios nutricionais ou que necessitam de algum tipo de prescrição suplementar.
A formação e a profissão de nutrólogo
Primeiramente, a profissão de nutrólogo se inicia com o ingresso junto ao curso de Medicina. Posteriormente, com o diploma de médico, o então clínico geral ou médico generalista vai realizar uma residência em Nutrologia.
Especialização em Nutrologia
Em outras palavras, além da formação de 6 anos em Medicina, o aluno residente vai necessitar de um treinamento de 1 ano dentro do curso, por meio de uma Residência em Clínica Médica ou Clínica Cirúrgica.
Em suma, serão 6 anos e, depois, mais 2. Aí, então, um nutrólogo estará atuando no mercado de trabalho.
Já de acordo com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), toda residência e treinamento da especialidade é realizada no hospital: em enfermarias, ambulatórios, farmácia de manipulação de dietas, pedidos de consulta e laboratórios específicos em Nutrologia, além de estágios obrigatórios na Unidade de Emergência e no Centro de Terapia Intensiva.
Em síntese, a nutrologia é a especialidade médica, e seu foco está em estudar e avaliar os prós e os contras em relação às diversas necessidades orgânicas e metabólicas do corpo. E sempre relacionadas à ingestão de nutrientes.
A profissão e a formação de Nutricionista
Em nosso post, já falamos que nutrólogo e nutricionista são profissões e formações diferentes. Visando à sua uma melhor compreensão, aqui vai mais uma rápida explicação.
Basicamente, o nutricionista é como um especialista em saúde e qualidade de vida. Além disso, os seus conhecimentos teóricos e práticos ultrapassam os limites do cotidiano chegando ao que é classificado no mercado de trabalho como Nutrição Esportiva.
Em suma, além de implementar e levar boas práticas de alimentação e ingestão de ingredientes para promoção da saúde, o nutricionista é o profissional focado na melhoria do desempenho e no equilíbrio da composição corporal de atletas profissionais ou amadores.
Profissões com perspectivas de grande crescimento
O mundo cada vez mais se preocupa com bem-estar e qualidade de vida. Além de praticar exercícios e manter a mente sempre trabalhando, a alimentação saudável é um dos três pilares com foco na longevidade.
Cursos como Fisioterapia, tecnólogo em Gerontologia e a própria Nutrição absorvem cada vez mais alunos que, quando formados, estarão levando serviços e produtos para públicos sedentos por alternativas visando viver bem e mais tempo.
O futuro é das atitudes saudáveis e o caminho para profissões com foco no aumento da expectativa de vida em todas as partes do mundo é uma realidade.