InícioGraduaçãoNutriçãoO que o curso de Nutrição proporciona ao estudante?

O que o curso de Nutrição proporciona ao estudante?

O curso de Nutrição é um dos que mais cresce no Brasil hoje em dia. Acima de tudo, é uma área que aceita bem as mulheres, sendo elas a maioria no mercado (mais de 90%).

Neste artigo, conheça como funciona o curso de Nutrição, o que você aprenderá e em quais áreas irá atuar após formado. Confira!

O curso de Nutrição em detalhes

De início, essa é uma área que foca na parte alimentar, algo crucial na vida. Afinal, é essa a fonte da energia que usamos para as tarefas diárias. Por exemplo, uma boa nutrição ajuda em muitas profissões como a de atletas, cantores, atores e até astronautas.

Os humanos, contudo, não são os únicos que tiram proveito de uma alimentação de qualidade. Do mesmo modo, os animais também precisam de bons nutrientes para viver de maneira mais saudável.

A função do formado neste curso, portanto, vai muito além de criar dietas. Ou seja, são anos de muito estudo sobre toda a ciência por trás dos alimentos.

Tudo o que um nutricionista faz

Abaixo, exemplos de algumas atividades que este profissional pode desempenhar:

  • Diagnósticos dos pacientes com base na nutrição;
  • Receitar dietas para todo tipo de pessoa, estando ela saudável ou não;
  • Avaliar a qualidade de todos os ingredientes usados em restaurantes e refeitórios;
  • Analisar produtos utilizados para alimentação.

Qual a duração do curso de Nutrição?

Em geral, o curso de Nutrição tem a duração média de quatro anos no Brasil. Assim, esse tempo se divide em oito períodos entre aulas e estágio.

O curso é no formato bacharelado e, após formado e dispondo de título de bacharel, o profissional poderá atuar na área da Nutrição.

Curso de Nutrição no formato EAD

O modo EAD está disponível para esse tipo de curso. Nesse sentido, o formato é semipresencial, com encontros presenciais em alguns momentos. Porém, o tempo de duração não muda, sendo os mesmos quatro anos de curso.

O que aprende um aluno do curso de Nutrição?

Durante a faculdade, o aluno deste curso aprenderá várias disciplinas. Alguns exemplos são:

  • Anatomia, Biologia Celular e Avaliação Nutricional;
  • Composição dos Alimentos e Educação Nutricional;
  • Farmacologia e Fisiopatologia da Nutrição.
  • Clínica e Experimental;
  • Materno Infantil, Esporte e Social.

Qual o perfil do profissional de nutrição?

Um bom perfil vai além das notas nas aulas do curso ou no estágio. Ou seja, há vários atributos que a pessoa deve ter para cumprir bem a profissão.

Saber se comunicar bem, por exemplo, é algo que pode ajudar no dia a dia. Sobretudo, é um detalhe crucial pois o nutricionista lidará diariamente com pessoas diferentes.

Outras qualidades que o mercado requer de um nutricionista incluem atitude dinâmica, proatividade e versatilidade. Por fim, saber ouvir é o que pode tornar uma consulta mais objetiva.

A importância de se manter atualizado!

Lembre-se de que o curso de Nutrição ainda não é o fim de tudo. Ou seja, é uma área que exige atualizações constantes por parte dos estudantes.

O ideal, nesse caso, é estudar sempre e se manter informado das novidades. Algumas formas de fazer isso incluem:

  • Fazer cursos e ir à palestras;
  • Concluir leituras e especializações, pós-graduações;
  • Fazer networking, que é se relacionar com diversas pessoas e criar uma rede.

Em quais áreas o nutricionista poderá atuar?

Após se formar, o profissional possui diversas áreas de atuação na Nutrição. Alguns exemplos são:

  • Nutrição Clínica ou Esportiva;
  • Marketing Nutricional;
  • Pesquisa.

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma dessas áreas, bem como quais as funções mais comuns em cada uma.

Nutrição clínica

Em nutrição clínica, o profissional atende o paciente de modo individual. Assim, é possível criar uma dieta própria com base no que cada pessoa precisa. Aliás, alguns dos locais em que o nutricionista pode operar são:

  • Clínicas e hospitais;
  • Consultórios ou ambulatórios;
  • Visitas à domicílio.

Nutrição esportiva

A ideia se parece com a da área anterior em vários pontos. Contudo, aqui o foco são os atletas e o seu desempenho em esportes ou atividades físicas.

O nutricionista, então, fica a cargo de criar uma dieta para cada esportista. Assim, o objetivo é melhorar na execução e também na recuperação.

Marketing nutricional

Essa área tem como meta unir as funções do nutricionista e do marketeiro. Dessa forma, o primeiro ajuda a destacar os atributos do alimento na propaganda feita pelo outro.

Pesquisa

Por fim, uma forma de ajudar de maneira ativa é pela pesquisa. Ou seja, o nutricionista aqui deve elaborar novos alimentos ou analisar os efeitos de outros no corpo.

O que o curso de Nutrição proporciona ao aluno?

Antes de tudo, o curso de Nutrição dá ao aluno a chance de melhorar o bem-estar de todos. Pode ser que passe despercebido, mas a alimentação pode tornar a vida mais duradoura. Isso porque existem vários nutrientes que ajudam no cotidiano de trabalho ou de estudo. Assim, o aluno aprende as rotinas para fazer disso a realidade de muitas pessoas.

Esse curso também ensina recursos para combater vários problemas que se relacionam com a alimentação. Por exemplo, doenças como diabetes ou obesidade, problemas que atingem muitos brasileiros. A má alimentação pode gerar efeitos ruins e reduzir a qualidade de vida. Portanto, a nutrição se responsabiliza por uma expectativa cada vez maior de viver.

Um pouco sobre o mercado

O mercado é outro tópico com destaque. Nesse sentido, o curso de Nutrição proporciona a chance de construir uma boa carreira. Há muitos setores nos quais o aluno formado poderá trabalhar após a faculdade. Logo, basta saber definir os caminhos que se deseja seguir.

Tudo o que o curso de Nutrição pode entregar

Neste texto você viu como o curso de Nutrição pode ser importante para todos. Além disso, pôde entender como o curso funciona na prática e quais atributos o profissional deve ter.

Os próximos passos vão depender só do estudante e com o que ele se identifica. Acima de tudo, a parte crucial é compreender como a vida pode melhorar com uma alimentação mais saudável.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.