Se você se identifica com a área de Marketing e Propaganda, pode se sentir perdido com a quantidade de opções para seguir.
Isso acontece porque trata-se de uma área em ascensão e com constantes avanços. Ainda, a atuação de profissionais da área pode acontecer em diferentes segmentos, mercados e exercendo funções diferenciadas. Dessa forma, separamos 5 áreas em que profissionais formados podem atuar. Continue lendo para conferir e ver com qual você se identifica mais.
O que você verá neste artigo:
O curso de Marketing e Propaganda
Esta formação pode ser encontrada em diversas faculdades do país, em modalidades de curso de bacharelado ou tecnológico. Dessa forma, trata-se de um curso de Ensino Superior que capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho.
Na Unopar, o curso de Marketing está disponível na modalidade de curso tecnólogo. Dessa forma, conta com duração de 4 semestres (totalizando 2 anos) e oferece certificado com validade para Ensino Superior.
Áreas para quem quer trabalhar com Marketing e Propaganda
Vendas
Diferentemente das demais áreas do Marketing, que visualizam o todo do processo, o Marketing de Vendas visa apenas à comercialização. Dessa forma, são definidas as melhores estratégias e técnicas de vendas para cada produto ou serviço específico. Assim, são estudados e analisados cada produto e as técnicas que melhor podem oferecer resultados em sua comercialização.
Com isso, são considerados todos os fatores que podem interferir na venda de um produto. Desde seu preço e embalagem até a sua disposição no ponto de venda. Tudo isso para garantir melhores índices de venda.
Com isso, esta é uma área ideal para indivíduos que possuem olhar estratégico e gostam de estudar tendências de consumo e comportamento do consumidor.
Branding
O branding é um conjunto de ações cruciais para diferenciação de uma marca no mercado. Assim, trata-se do desenvolvimento e aplicação de posicionamento e valores para a organização. Este possui o objetivo de destacar a marca entre seus concorrentes ao colocá-la em posição de destaque na mente do consumidor.
Isso acontece por meio da criação de conexões e sensações conscientes e inconscientes no imaginário do público-consumidor. Dessa forma, ocorre um impacto significativo na decisão do consumidor durante o processo de compra. Afinal, aponta-se que, quando um indivíduo possui identificação com o propósito de uma marca, este se coloca em posição de preferi-la e, até mesmo, aceitar pagar mais por seus produtos.
Ou seja, trata-se de uma área de extrema importância, uma vez que é responsável por definir e colocar em prática toda a caracterização da marca. Assim, define-se o tom de voz da organização, seu posicionamento, escancara seus valores e os coloca de frente para o público-alvo.
Ainda, trata-se de uma excelente área para profissionais criativos e que trabalham bem em equipe.
Inbound Marketing
Enquanto isso, a área de Inbound Marketing trabalha de modo a utilizar conteúdo relevante como mecanismo para atrair e converter clientes. Dessa forma, utilizam-se ferramentas como e-mail, blogs e redes sociais para o desenvolvimento de relacionamento entre o potencial cliente e a marca.
Com isso, é papel do profissional de Marketing desenvolver conteúdo autoral e personalizado para este cliente em potencial. Afinal, o objetivo é direcioná-lo cada vez mais para o ato de compra, por meio de diferentes “níveis de consciência” acerca de sua própria necessidade. Isso se dá por meio de conteúdos que atendam o respectivo nível do indivíduo no funil de vendas.
Assim, trata-se da área perfeita para indivíduos que possuem interesse por mídias sociais e criação de textos.
Marketing de Influência
Já o Marketing de Influência diz respeito ao desenvolvimento de relações comerciais entre marcas e pessoas influentes. Dessa forma, estes exercem influência no processo de decisão de compra de potenciais clientes da marca. Atualmente, esse mercado ganhou forte destaque por conta da ascensão do mercado de influenciadores digitais.
Assim, o profissional desta área tem a função de mapear e realizar o contato com influenciadores assertivos para a divulgação dos produtos ou serviços da marca. Para isso, deve-se considerar diversos fatores que influenciam no resultado final. Dentre eles, verificar se o público do influenciador é coerente para a marca.
Com isso, trata-se de uma área cada vez mais valorizada. Assim, é ideal para indivíduos que gostam de mídias sociais, novas tecnologias e tenham boas habilidades de comunicação e análise.
Endomarketing
A área de Marketing não realiza esforços direcionados apenas de forma externa, mas também para os colaboradores das organizações. Também chamado de marketing interno, trata-se do conjunto de estratégias que visa o estabelecimento de relacionamento entre a empresa e funcionários.
Dessa forma, o objetivo final é, principalmente, reter os talentos que compõem o quadro de funcionários da organização. Isso acontece porque estes são fidelizados e sentem-se valorizados por meio das iniciativas promovidas pelo setor.
Portanto, é papel do profissional de endomarketing o desenvolvimento de treinamentos e capacitações para os profissionais da organização. Ainda, incentivar diálogos e troca de experiências, além de promover eventos internos e valorizar o desempenho profissional. Com isso, são utilizadas estratégias para melhoria na comunicação interna da organização.
É importante ressaltar que a área de Endomarketing atua em parceria com o setor de Recursos Humanos da organização. Isso porque, atentar-se às necessidades do trabalhador e garantir melhorias no ambiente de trabalho, são algumas das responsabilidades do profissional de RH. Dessa forma, ambos os setores irão atuar em conjunto para gerar maior motivação para os colaboradores da organização. Assim, promovendo o engajamento dos funcionários com a empresa e estreitando este relacionamento.
Trata-se de uma área ideal para profissionais empáticos, com boas habilidades de comunicação e de trabalho em equipe. Em especial pois há este trabalho interdisciplinar junto ao time de Recursos Humanos, conforme mencionado.
Um leque de oportunidades
Indivíduos que optam pelo mercado de Marketing se deparam com um leque de oportunidades para atuação. Além disso, trata-se de um mercado aquecido e cada vez mais necessitado de profissionais capacitados.
Isso acontece porque cada vez mais as tendências pedem por isso e as empresas passaram a reconhecer a importância deste setor. Trata-se de um grande diferencial para o sucesso de uma organização, campanha, produto ou serviço.
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