Finalmente, falta pouco tempo para o vestibular. Como anda a última revisão antes da prova? Tudo sob controle ou nem tanto? Hummmm… É algo a se pensar, independentemente da sua resposta.
O Voomp se preocupa com os seus estudos, mas, acima de tudo, com o seu bem-estar. Portanto, comece tendo bastante calma quanto à revisão. Ou seja, sem pânico.
Confusão e estresse não são características de quem deseja realizar um vestibular com tranquilidade. Pelo contrário, essas sensações e sentimentos acabam minando a sua mente e, consequentemente, a sua saúde.
O que você verá neste artigo:
Por que revisar os conteúdos antes do vestibular?
De fundamental importância, a revisão antes das provas do vestibular deve ser uma das práticas mais comuns aos estudantes. Antes de mais nada, a revisão de conteúdo é um hábito comum e presente em todo o nível de educação, desde a básica chegando até aos estudantes de pós-doutorado. Portanto, revisar conteúdos não é coisa de nerd. É coisa de quem leva a sério o resultado final.
Talvez, o grande porquê da revisão está na sensação de maior segurança que ela propicia para quem a realiza. Sem falar que ela pode ajudar a esclarecer as últimas dúvidas que podem surgir à medida que você vai relendo suas anotações.
Mas lembre-se: nada de exageros. Você tem que organizar a sua revisão da mesma forma que fez com os seus estudos ao longo do ano ou semestre. Lembre-se, a revisão é para dar aquele ‘tapa’ nos conteúdos que você já sabe ou ainda mantém dúvidas. Não se trata de pegar um monte de livros, vídeo aulas, apostilas e estudar tudo do zero. Contudo, ela vai lhe dar mais calma para enfrentar este desafio.
Entretanto, se você acha que uma revisão pode mostrar ainda mais o que você não estudou, é melhor dosar e não despertar alguns conteúdos que sempre lhe dão medo. Afinal, todo estudante tem uma que outra coisa que lhe assusta.
Como realizar a última revisão antes do vestibular?
Uma coisa é certa: estudar é se preparar com dedicação e foco. E, depois de tudo isso, fazer aquela revisão bacana e leve, apenas para dar uma conferida no que ficou para trás ou completar lacunas ainda presentes. Logo, quem deixa para estudar quando é véspera de prova, não deve ter organizado os estudos de forma a facilitar a sua própria vida.
Formas de como revisar o conteúdo
Enfim, revisar os conteúdos ajuda em uma melhor absorção dos conhecimentos que estão lá dentro da sua mente, mas que precisam ser despertados novamente. Ou, ainda melhor, é o momento de rever tudo o que você leu, anotou e organizou de forma a fazer aquele overview. Em outras palavras, é um bom momento de criar aquele mapa mental na sua cabeça.
Resumos
Formas bastante comuns de revisar os conteúdos surgem durante o período de estudos são os resumos. Feitos em dispositivos eletrônicos ou a mão, com caneta e papel, vêm com as marcações mais importantes e detalhes que surgiram em períodos anteriores.
Alguns resumos são divididos entre as próprias disciplinas, tais como: um resumo de matemática, um resumo de biologia, continuando com as outras matérias que vão cair na prova.
Enfim, o resumo deve ser de fácil entendimento, já que pode remeter às anotações passadas, e você deve ter um registro legível para consultar posteriormente. Afinal, estamos falando de muitos conteúdos, e ninguém é uma máquina de pensar ou salvar arquivos.
Estudando em grupo
Certamente, estudar em um grupo de amigos, colegas e até com a presença de um monitor ou professor, se trata de um método muito eficiente de revisão. Caso não existam pessoas para te ajudar, a Voomp recomenda que você comece a trocar dúvidas com colegas próximos para, quem sabe, consolidarem uma relação e criarem um grupo de estudos.
Em suma, os integrantes do grupo terão dúvidas diversas e, quem sabe, semelhantes. Por meio desse método, o processo de revisão se torna uma ferramenta bastante eficiente. Aliás, para os estudantes com dificuldades de aprendizado, é uma boa solução.
Além de tudo isso, os grupos consolidam amizades, e fazem com que os alunos com dificuldades diferentes realizem o suporte mútuo. Assim, cada pessoa pode ajudar no processo de ensino da outra. Logo, uma troca de conhecimentos.
Sobretudo, todo estudante tende a reconhecer no outro as suas próprias dificuldades e medos – o que em uma revisão mais solidária fica ainda mais fácil de ser resolvida.
Definitivamente, um vai acabar ensinando e esclarecendo as dúvidas dos demais. E vice-versa.
Ensinando se aprende
Umas das formas mais prazerosas de revisar qualquer tipo de conteúdo é ensinando sobre aquele determinado assunto. Mais precisamente, quando aquele estudante vira um professor da pessoa dentro de um mesmo grupo de estudos.
Aliás, existe algo bastante interessante neste fenômeno. Ao assumir o papel de quem entende e domina determinada matéria, cada estudante vai explorando ainda mais as suas capacidades cognitivas. Sem falar que começa a repassar a matéria com uma outra visão.
Resumindo: o aluno que ensina está aprendendo duas vezes mais rápido. Consequentemente, revisando em uma proporção quatro vezes maior quando comparado ao método individual.
Sem falar que isso trabalha a autoestima do vestibulando, além de motivar os envolvidos e consolidar um conhecimento que ainda não era tão estruturado dentro de cada um.
Ao contrário do que muitos pensam, ensinar é um ato de respeito e deve ser sempre incentivado, já que abre portas no mundo do conhecimento.
Considerações finais
As nossas sugestões de revisão colocadas acima servem para todos os tipos de níveis de ensino. Caso você já seja um universitário, também pode levar em consideração cada uma das informações então colocadas em nosso post.
Definitivamente, graduação, faculdade e ensino superior, vão exigir sempre boas e profundas revisões. Afinal, ali você estará dando passos firmes para sua vida profissional. e todo conhecimento será um diferencial na sua vida.