InícioGraduaçãoEmpreendedorismoQual a duração do curso de Empreendedorismo?

Qual a duração do curso de Empreendedorismo?

Normalmente, a duração do curso de Empreendedorismo tem uma média de dois a três anos, dependendo da instituição de ensino superior onde é lecionado. Além disso, a graduação do curso de Empreendedorismo também oferece a modalidade EAD (Ensino à Distância). O que aumenta a oportunidade para várias pessoas interessadas.

De modo simples, o curso de Empreendedorismo oferece durante sua duração algumas ferramentas de trabalho para qualquer pessoa que tenha vontade de abrir o próprio negócio. Em outras palavras, se você sonha e almeja ter o seu próprio negócio e gosta de lidar com pessoas, esse é o curso para você. Aliás, o ensino do curso de Empreendedorismo faz parte da grade curricular de dezenas de graduações, e não somente da área da Gestão e Administração. Muitos cursos da Saúde e Engenharia acabam oferecendo esse tipo de conhecimento, por exemplo.

Às vezes, certas pessoas nascem com o dom para empreender. Mas, não é preciso ter talento do berço para conduzir projetos que sejam um verdadeiro sucesso. É possível desenvolver uma forma de pensar alinhada com iniciativas inovadoras por meio do curso de Empreendedorismo. Assim, o empresário que usar os métodos ensinados poderá transformar realidades e conseguir gerar valor em seu negócio.

Por outro lado, conforme o dicionário Michaelis, empreender significa colocar em execução, realizar ou fazer. A mesma publicação ainda cita que isso pode querer dizer colocar em prática uma empreitada difícil e tem relação direta com inovação, persistência e coragem. Já outro artigo da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o especialista em Empreendedorismo, Marcos Hashimoto define essa ação como “ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo novo, diferente e com valor agregado”.

O que se aprende na duração do curso de Empreendedorismo?

De maneira simples, o Sebrae acrescenta que empreender tem a ver com a capacidade de identificar problemas e oportunidades. Além de desenvolver soluções e investir em recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Com essa definição também fica mais claro compreender que empreender pode ser sinônimo de enfrentar uma empreitada ou ‘realizar uma empresa’. Porém, o curso de Empreendedorismo não ensina os alunos a necessariamente administrar uma organização.

Afinal de contas, empreender é um método, uma forma de habilidade e muitas vezes também um dom. E você pode aplicar seus conhecimentos mais do que apenas em um negócio especificamente. É possível colocar em prática um projeto isolado, uma invenção, ou mudança no processo que procure otimizar algo na empresa que você trabalha. Ou mesmo em algum movimento que gere mudanças reais e impacte no cotidiano das pessoas.

Nesse sentido, o curso de Empreendedorismo em sua duração oferece uma nova perspectiva para a formação de quem pretende trabalhar com inovação. De modo a estimular o conhecimento dos mercados de clientes. Ou seja, essa graduação cria motivação na procura constante por conhecimento e compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado.

Eventualmente, estudar empreendedorismo pode ser útil para vários perfis de estudantes. Desde a pessoa que quer abrir uma empresa, passando por pessoas que já possuem um negócio. Até os indivíduos que pretendem desenvolver abordagens únicas e atualizadas. Que de certa maneira sejam eficientes para criar não apenas um valor econômico. Mas também um impacto socioeconômico positivo na comunidade onde se insere. Logo, o curso de Empreendedorismo estimula características como organização, planejamento, visão de futuro, disciplina, autonomia e iniciativa. Com atributos como ousadia e liderança. Que por sua vez, são essenciais na vida de todo empreendedor.

Quais são as matérias do curso de Empreendedorismo?

Como o curso de Empreendedorismo não se trata apenas de conhecimentos que te façam ganhar dinheiro. Em suas matérias são ensinadas técnicas para que os estudantes desenvolvam sua comunicação para serem impactantes e inovadores onde desejam atuar. Por essa razão, o curso de Empreendedorismo reúne matérias dos mais diversos escopos de conhecimento. Mas, é claro que entram nessas matérias, conhecimentos relacionados às áreas de negócios. Como, por exemplo, Gestão de Médias e Pequenas Empresas, Administração Financeira e Orçamentário.

Dito isso, a graduação de Tecnólogo no curso de Empreendedorismo tende a ensinar técnicas e novas formas de empreender no mundo atual. Dessa forma, o aluno sai da faculdade sabendo como potencializar vendas, aumentar produtividade e ampliar a margem de lucro. Seja em sua própria empresa ou na organização em que esteja trabalhando. Podemos dizer com certeza que todas as disciplinas se apoiam em tendências do mercado. Com matérias que exploram novas tecnologias. Algumas delas são as matérias de Negócios Digitais, Negócios Inovadores e Startups.

Além disso, geralmente os cursos do tipo tendem a trabalhar muito mais com a prática, já que sua duração é reduzida para em média dois anos. Nessa perspectiva, acontecem simulações de criação de empresa, de planos de negócios, viabilidade mercadológica e todo o panorama econômico em que o negócio em questão está inserido. Por fim, confira a grade curricular do curso de Empreendedorismo que podemos encontrar na maioria das universidades brasileiras.

Grade curricular do curso

  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Arquitetura Comercial
  • Comportamento do Consumidor
  • Design e Inovação em Produtos e Serviços
  • Direito Empresarial e do Consumidor
  • Fomento Financeiro para Micro e Pequenas Empresas
  • Formação Sociocultural e Ética
  • Fundamentos de Marketing
  • Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda
  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes
  • Gestão de Projetos e Riscos
  • Identificação de Oportunidades
  • Modelos de Negócio e Inovação
  • Negócios Digitais
  • Negócios Inovadores e Startups
  • Oportunidade e Resultados
  • Plano de Negócios e Gerenciamento Organizacional
  • Princípios de Desenvolvimento Sustentável

Se você quiser aprender esses conhecimentos, existem várias universidades brasileiras que disponibilizam o curso na modalidade presencial ou à distância, de modo a permitir que pessoas com ausência de grandes espaços de tempo consigam realizar sua graduação através de um planejamento flexível e periódico. Então, você poderá escolher instituições de renome aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem o suporte necessário para você conseguir o diploma.

Caso você queira outro curso relacionado à área, também existe a graduação em Processos Gerenciais. Outra forma de capacitação ligada ao mundo do empreendedorismo e gestão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.