Se você quer se tornar um profissional de marketing e propaganda, precisa conhecer mais a fundo as funções dessa carreira. Para isso, preparamos um material exclusivo para você ter mais informações.
Se você ainda está em dúvida e quer saber mais sobre o curso de marketing e propaganda, confira o material que preparamos para você. Agora, vamos focar nas possibilidades de atuação profissional de quem decide atuar nessa área.
O que você verá neste artigo:
Diferença entre Marketing e Propaganda
Antes de falarmos das possíveis áreas de atuação do profissional de marketing e propaganda, é importante alinharmos a diferença entre as duas áreas. Para isso, trouxemos um pouco do objetivo profissional de cada carreira.
Além disso, é sempre bom lembrar que o aluno não precisa decidir definitivamente sua carreira. Ou seja, mesmo que inicialmente, ele atue na área de marketing, eventualmente, poderá seguir para a propaganda.
O mesmo vale para o inverso, quando o aluno começa se dedicando ao caminho da propaganda, mas temporalmente, decide por se especializar na área do marketing. Sendo assim, é importante conhecer todas as possibilidades.
Por fim, antes de entrarmos nas diferenças mais nítidas, gostamos de ressaltar mais um ponto. O aluno pode cursar pós-graduação, MBA ou cursos livres que o permitam transitar entre as duas áreas.
Agora, veremos detalhadamente as diferenças entre o profissional de marketing e propaganda.
Marketing
Segundo o dicionário, a definição de marketing é:
“a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”
A partir dessa definição, conseguimos destrinchar em várias áreas de atuação possíveis. Porém, como estamos focando em algumas características únicas, vamos focar no segmento que defende a atuação desse profissional junto aos consumidores.
A verdade é que a área de marketing, possui habilidade para trabalhar desde a criação de um novo produto ou serviço até a ponta final, ou seja, a divulgação deste produto ou serviço para o público consumidor.
Portanto, fica claro que o profissional de marketing irá trabalhar com outras áreas. Algumas delas são:
- Administração
- Gestão
- Design de produto
- Economia
Essa conexão com outros segmentos se dá devido ao caráter empresarial visto na área de marketing. Caráter esse que é conferido ao profissional responsável por planejar, executar e avaliar a presença de um produto, serviço ou marca no mercado.
Propaganda
Por outro lado, a propaganda é um dos meios que o marketing utiliza para levar seu produto, serviço ou marca até o consumidor final. Pode parecer, portanto, que essa área está dentro da de marketing. Porém, devido a sua importância e relevância, ela já possui um enorme potencial por si só.
O profissional de propaganda terá que lidar com a área mais criativa que envolve a publicidade como um todo. Assim como o marketing pode desenvolver uma estratégia, a propaganda irá executar, o melhor possível, tal planejamento.
Para exemplificar essa relação, vamos pensar que uma empresa quer lançar uma nova bebida. É de responsabilidade do marketing, avaliar qual segmento do mercado tem mais espaço, qual o principal concorrente e qual a melhor estratégia para anunciar esse lançamento.
Por outro lado, a equipe de propaganda terá acesso à estratégia de marketing de lançamento e irá propor a melhor forma de levar tal conteúdo ao público. É de sua responsabilidade a criação de peças gráficas, vídeos, eventos e slogans.
Em uma frase, a propaganda é responsável por decidir a melhor forma de comunicar ao público a estratégia pensada pelo marketing.
O que faz o profissional de Marketing e Propaganda?
Agora que já apresentamos, aprofundadamente, a diferença entre a área de marketing e propaganda, chegou a hora de falarmos sobre a atuação profissional dessas duas carreiras. Isso porque, há diferença entre as atuações profissionais, mas também há semelhanças.
Inicialmente, lembramos que essas duas profissões possuem a mesma base de formação. Base essa que tem conteúdo de comunicação, análise de mercado, softwares de desenvolvimento e muitas outras semelhanças.
Profissional de Marketing
Como apresentamos anteriormente, o profissional de marketing será responsável por um grande processo. Este começa no desenvolvimento de produtos ou serviços e pode ir até, a análise de relatórios sobre a recepção do público quanto ao produto ou serviço.
Portanto, este profissional poderá atuar em diferentes momentos desse processo. Em uma ponta, temos pessoas que desenvolvem novas soluções para o que o público está pedindo. Por exemplo: caso seja identificada a necessidade de um serviço de locação de carro em qualquer lugar, o marketing pode planejar um novo aplicativo.
Após esse início, há outras áreas que terão importante participação, entre elas, desenvolvimento do projeto, análise do mercado, concorrência e muito mais. Culminando na execução do planejamento e testagem no mercado.
Dentre as possibilidades de atuação, temos:
- Setor de marketing de empresas
- Agência de publicidade
- Campanhas políticas
- Empreendedorismo
Profissional de Propaganda
O profissional de propaganda, por outro lado, terá sua atuação mais focada na etapa de divulgação ao público do produto ou serviço. Portanto, neste caso, esse profissional terá outras possibilidades de atuação.
Atualmente, destacamos uma particularidade dessa área de atuação: o foco do trabalho na área digital. Com o forte crescimento — em importância e relevância – do ambiente de redes sociais, é essencial que esse profissional esteja pronto para esse novo mundo.
Isso porque, atualmente, ao pensar em divulgar um produto ou serviço para o público, é impossível deixar de fora do planejamento a internet. Portanto, o profissional de propaganda poderá atuar desde a criação de peças gráficas para revistas e jornais, criação de roteiros para TV e criação de conteúdo para a internet.
Dessa forma, este atuará a partir da estratégia criada para o posicionamento do produto no mercado e pensa na melhor forma de comunicar tal marca ao consumidor final. Dentre as áreas citadas, é nessa que encontramos os profissionais mais criativos.
Este profissional poderá atuar em:
- agências de comunicação
- freelancer
- empreendedorismo
O profissional de marketing e propaganda
Como ficou claro no texto, é possível atuar em diversas frentes, conforme o objetivo profissional do estudante. Portanto, se você está no processo de se tornar um profissional de marketing e propaganda, já sabe as possibilidades de caminho.
Lembrando sempre que nenhuma decisão é definitiva, e é sempre possível, alterar a carreira profissional ao longo do processo. Isso é importante, pois permite que o colaborador tenha acesso, na prática, ao que ele mais se identifica.