Quer trabalhar com a área comercial? Então conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial, desde objetivo e grade curricular, até mensalidades e bolsas. Além disso, também separamos um pouco sobre mercado de trabalho, carreira e salários.
Confira a seguir tudo sobre essa faculdade, dicas e conselhos, e se decida se irá ou não cursá-la.
O que você verá neste artigo:
Como funciona o curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial capacita o aluno para atuar nas áreas de comércio e serviços, tanto no segmento de varejo, quanto no atacado.
Durante a faculdade, o aluno aprenderá a cuidar do planejamento econômico, financeiro e tributário das empresas, criando e mantendo o relacionamento com os prospects e clientes. Portanto, vai aprender a manter e controlar os padrões de qualidade, além de entender como atuar no fluxo de informações gerenciais e comerciais.
Após se formar na faculdade, o aluno estará apto para realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária, além de também poder elaborar análises comerciais, fazer pesquisas de mercado, gerenciar sistemas de informações comerciais, entre outras funções.
Falaremos, mais ao final do artigo, sobre o mercado de trabalho e as áreas de atuação do profissional. Mas antes, abordaremos mais sobre a grade curricular do curso de Gestão Comercial, para entender exatamente o que é ensinado.
Se você tem interesse em outros cursos de gestão, confira este artigo bastante completo sobre as principais opções: quais são as principais opções de cursos na área da gestão?
Grade curricular da faculdade
A seguir, vamos conferir as principais disciplinas encontradas no curso de Gestão Comercial.
É bom lembrar que cada Universidade possui sua grade curricular, com disciplinas e organização individual. Há matérias mais comuns, que aparecem em todas as grades, mas há outras específicas daquela instituição.
Por isso, é importante analisar as grades curriculares das universidades que estão em sua lista de opções, para ver qual é a melhor para você, a mais completa ou aquela mais diferenciada.
Dito isso, vamos às principais disciplinas do curso:
- Composto Mercadológico
- Ed – Ciência, Tecnologia e Sociedade
- Ed – Desenvolvimento de Carreira
- Ed – Interpretação de Textos
- Ed – Lógica Matemática
- Educação a Distância
- Empreendedorismo
- Estratégia Econômica e Empresarial
- Formação de Preços e Custos
- Gerência de Vendas
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Projetos
- Gestão de Serviços e Varejo
- Homem, Cultura e Sociedade
- Legislação Social e Trabalhista
- Logística e gestão da Qualidade
- Matemática Financeira
- Metodologia Científica
- Modelos de Gestão
- Negociação e Gestão De Conflitos
- Pesquisa Mercadológica
- Planejamento e Inteligência de Marketing
- Planejamento Estratégico
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Sistemas de Informação Gerencial
Como pôde perceber, há muitas disciplinas de planejamento, de gestão – inclusive de pessoas -, de legislação e pesquisa. Apesar de ser um curso mais curto, é bastante amplo, não deixando o aluno defasado de conhecimento.
Falando sobre tempo, abordaremos agora, rapidamente, a duração do curso de Gestão Comercial.
Duração do curso
O curso de Gestão Comercial é tecnólogo, ou seja, é mais curto do que uma graduação tradicional – bacharelado ou licenciatura. Portanto, sua duração é de apenas 2 anos.
Mas, caso você não saiba, cursos tecnólogos oferecem o diploma, mesmo não sendo uma graduação tradicional.
Então, esse modelo de graduação é ótimo para quem prefere um curso mais curto, mas que não deseja prescindir do diploma de ensino superior.
Agora que entendeu sobre a duração, vamos às modalidades deste curso.
Modalidades do curso
Explicando rapidamente, modalidades se referem a como o curso funciona, ou seja, se o aluno irá ou não frequentar presencialmente a Universidade.
Existem 3 modalidades hoje em dia: o ensino presencial, semipresencial e a distância (EAD). Explicaremos como funciona cada uma delas, antes de adentrar no curso de Gestão Comercial especificamente.
Ensino presencial
Esta é a modalidade mais tradicional e a primeira que surgiu. Aqui, o aluno frequenta a Universidade em todas as aulas. Essa opção é ótima para quem precisa do contato frequente com professor para tirar dúvidas ao vivo.
Universidades que oferecem essa modalidade devem ter uma boa infraestrutura, com laboratórios e biblioteca, para o aluno ter o melhor ambiente para estudar.
Ensino à Distância (EAD)
Esta modalidade a distância é recente e começou a pegar ainda mais força após o início da pandemia. Enquanto muitos não gostaram de estudar virtualmente, outros encontraram a melhor forma para se dedicar.
Aqui, o aluno não frequenta a Universidade, somente em ocasiões especiais, como provas. As aulas são 100% online, feitas através de um portal da própria instituição. Podem ser aulas gravadas e/ou ao vivo. Os professores tiram as dúvidas através deste portal, sem deixar o aluno na mão.
Para oferecer o EAD, a Universidade precisa construir um portal estável, de boa qualidade, fluído, para que o aluno não se sinta defasado.
Ensino semipresencial
A modalidade semipresencial une os dois modelos anteriores, presencial e EAD, criando uma mescla. Nesta opção, o aluno tem tanto aulas presenciais, ao vivo, quanto aulas virtuais, através do portal.
Aqui, é possível a Universidade colocar as aulas mais teóricas para serem estudadas em casa, enquanto as aulas práticas e provas continuam presenciais. É um modelo que otimiza e pega o melhor de cada modalidade.
Portanto, a Universidade precisa se preparar em ambos os ambientes, no presencial e no digital, criando infraestruturas agradáveis e funcionais, que ajudem o aluno em sua jornada de estudos.
Modalidade do curso de Gestão Comercial
Falando especificamente do curso de Gestão Comercial, é possível encontrá-lo nas três modalidades: presencial, semipresencial e a distância (EAD).
É um curso que não precisa, necessariamente, do aluno ir presencialmente em todas as aulas, por exemplo. Então, isso vai do gosto da pessoa escolher o modelo que melhor se encaixar com seu jeito de aprender.
Há pessoas que só conseguem aprender quando estão frente a frente com os professores. Já outras se acostumam facilmente com o ambiente virtual. Portanto, neste caso vai do aluno escolher a modalidade.
Outro ponto é que as universidades podem não ter os três modelos disponíveis. Então, caso queira muito estudar em uma específica, aí cabe escolher o que ela oferece. Mas, se não tiver nenhuma em mente, busque as universidades que oferecem as modalidades em que deseja estudar.
Agora entenderemos um pouco do perfil do aluno que frequenta esse curso.
Perfil do aluno de Gestão Comercial
Para estudar Gestão Comercial, é importante que o aluno seja ético, tenha perfil de liderança, facilidade e habilidade para lidar com números, senso de organização e planejamento, se interesse pelo setor comercial, além de outras características.
É possível adquirir ou aprimorar características durante o curso, então não se preocupe de início com isso. O mais importante é ter vontade de atuar na área e ter muita dedicação com os estudos.
Agora, vamos a uma parte extremamente importante do curso: os valores de mensalidade. A seguir, você constatará a estimativa de preços de algumas universidades, umas mais famosas, outras menos.
Valores de mensalidade
Como dito anteriormente, fizemos uma seleção de universidades que possuem o curso de Gestão Comercial, para fazer uma breve comparação.
Há diferentes portes de universidades, além de modalidades distintas também. Colocamos em ordem crescente, portanto, as primeiras são as com melhor custo-benefício e valores mais acessíveis, e as últimas com valores mais altos.
Confira a seguir as mensalidades de 25 universidades:
- Anhanguera – R$ 159,90
- Pitágoras – R$ 159,90
- Unopar – R$ 159,90
- UNISA – R$ 212,00
- UNISUL – R$ 228,98
- Universidade Positivo – R$ 249,98
- Brazcubas – R$ 249,98
- UNICID – R$ 249,98
- UNIFRAN – R$ 249,98
- Universidade Cruzeiro do Sul – R$ 249,98
- Metodista – R$ 262,94
- UNIARAXÁ – R$ 279,00
- UNIFAMMA – R$ 303,10
- ENIAC – R$ 309,00
- UNIFCV – R$ 313,00
- ETEP – R$ 318,00
- UniBTA – R$ 318,00
- UNISANTA – R$ 349,00
- FMU – R$ 436,00
- Anhembi Morumbi – R$ 578,00
- FAM – R$ 765,00
- UniSant’Anna – R$ 758,00
- Faculdade Flamingo – R$ 810,75
- USJT – São Judas Tadeu – R$ 849,00
- UniDrummond – R$ 1.450,00
Após a análise desta lista, é possível perceber haver mensalidades de todos os valores, sendo fácil encaixar em qualquer orçamento.
Mas, é importante analisar também outros aspectos da Universidade, como infraestrutura, modalidades que oferece, se há laboratórios, biblioteca, grade curricular bem estruturada, entre outros.
Analisando tudo isso, sua decisão será muito mais assertiva e segura. Mas, sempre é possível trocar, caso não seja do seu agrado.
Agora, se você não conseguir pagar uma faculdade, há outros meios de entrar no ensino superior. Falaremos sobre as bolsas e programas de financiamento.
Bolsas e programas de financiamento
A seguir, vamos falar de oportunidades excelentes para quem não pode pagar uma faculdade, seja integral ou parcialmente.
Dentre as opções, podemos citar:
- ProUni;
- SiSU;
- FIES;
- Programas de bolsas de iniciativas privadas;
- Programas de bolsas de universidades.
Para quem não conhece algum desses, continue lendo o artigo para entender como funcionam e se eles se encaixam na sua necessidade.
Programa Universidade para Todos (ProUni)
O Programa Universidade para Todos, ou apenas ProUni, é um programa do Governo Brasileiro focado em universidades privadas, dando oportunidade para quem não consegue pagar parcial ou integralmente o valor da mensalidade.
Há milhares de universidades filiadas de todos os estados. A porcentagem varia conforme a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podendo ser de 50% e 100%.
Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
Já o Sistema de Seleção Unificada, conhecido como SiSU, também é um programa do Governo, mas é focado em universidades públicas de todo o país. Tem milhares de universidades filiadas e facilita a entrada do aluno na instituição, também utilizando a nota do ENEM.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
O Fundo de Financiamento Estudantil, abreviado como FIES, é um financiamento e não uma bolsa, como o título já diz. Ou seja, durante a graduação, o aluno consegue um abatimento parcial ou integral da mensalidade. Mas, após formado, o aluno deve pagar de volta o valor coberto, por parcelas.
Além dessas iniciativas do Governo, temos opções privadas para quem busca bolsas universitárias.
Organizações/iniciativas privadas
Agora conheceremos três opções de organizações privadas que podem te fornecer bolsas de diversas porcentagens de desconto. Mesmo que não consiga 100%, já é uma grande ajuda.
Primeiro temos a QueroBolsa. Para utilizar seus serviços, é preciso ter passado por algum processo seletivo, seja o ENEM ou o vestibular da própria Universidade. Feito isso, é possível se cadastrar no site e buscar bolsas do curso que deseja estudar ou especificamente no lugar que deseja frequentar.
Além da QueroBolsa, há outra muito parecida, a Educa Mais Brasil. O processo é o mesmo, de passar por um vestibular e depois se inscrever no site.
A vantagem dessas duas iniciativas privadas é que você encontra bolsas para ensino superior, mas também há opções de pós-graduação, cursos técnicos e até de idiomas. A única diferença é que a Educa Mais Brasil também possui bolsas para ensino básico, como Fundamental e Médio.
Por fim, outra opção válida é encontrar empresas que ofereçam bolsas para seus colaboradores, ou seja, ela custeia parte dos estudos. Caso você esteja trabalhando em uma empresa já, pode conferir se esta oferece esse tipo de benefício.
Para finalizar, falaremos sobre os programas das próprias universidades.
Programa de bolsas da Universidade
Se você está buscando conteúdo, materiais e informações sobre vestibular e ensino superior, já deve saber que as universidades possuem seu próprio vestibular.
Além de utilizar a nota do ENEM para entrar, você pode fazer o vestibular particular e tentar uma boa nota. Ao escolher a segunda opção, terá acesso às bolsas que a própria instituição oferece. Quanto melhor sua nota, melhor será seu desconto.
Então, busque a Universidade que deseja estudar, para ver como funciona seu processo próprio.
Veja a seguir algumas dicas básicas para sobreviver à faculdade.
Dicas para se dar bem na faculdade de Gestão Comercial
Se você tem medo de não conseguir dar conta da faculdade, não se preocupe. Não é um bicho de sete cabeças.
O mais importante é ter foco nos seus estudos e continuar revisando os materiais e disciplinas, mesmo que não haja provas no momento. Lembre-se que esta será sua carreira, ou seja, sua vida na faculdade não deve se basear apenas em passar em provas, mas sim em aprender realmente para atuar futuramente.
Outro ponto é que você pode criar grupos de estudos com seus próprios colegas, para trocar informações úteis. Às vezes, alguém sabe mais de uma questão do que você, enquanto você sabe mais de outra. Troque informações e faça seu networking para o futuro.
Por fim, não dependa apenas do que a faculdade te ensinar. Busque informações por fora, seja por cursos extras, vídeos no YouTube, podcasts, tudo o que puder agregar. A Universidade vai te dar a base, então o resto dependerá apenas de você.
Agora que terminamos a parte do curso de Gestão Comercial, conheceremos um pouco sobre o mercado de trabalho, possíveis áreas e até salário dos profissionais.
Mercado de trabalho e possíveis áreas
Falando especificamente sobre o que um gestor comercial pode realizar, as possibilidades são muito vastas, mesmo sendo um tecnólogo. Isso só mostra que a graduação não é inferior a um bacharelado ou a uma licenciatura.
O tecnólogo em gestão comercial pode atuar como gerente, diretor, gestor ou agente comercial em empresas de diferentes segmentos. Como na faculdade se aprende diversas técnicas, para diversos segmentos, então o aluno sai preparado para atuar em qualquer um.
Agora, abordando as funções que pode desempenhar, podemos citar:
- Planejamento e desenvolvimento de estratégias e projetos;
- Planejamento econômico, financeiro e/ou tributário;
- Gestão e supervisão de vendas;
- Gestão de equipes;
- Análise de resultados;
- Gestão financeira e/ou tributária;
- Assessoria comercial;
- Consultoria de negócios;
- entre outras funções.
Perfil de um gestor comercial
Assim como o perfil do aluno de Gestão Comercial, o profissional da área também precisa de algumas características para se dar bem no seu trabalho.
O principal é conhecimento das operações básicas do varejo e atacado para, então, conseguir atuar e otimizar o que for necessário nessas operações, independentemente do seu cargo.
Precisa de uma visão estratégica e de empreendimento, conseguindo identificar as oportunidades e ameaças do negócio e realmente ver o todo, não só a parte em que atua.
Assim como conhecer bem os concorrentes, analisando suas forças e fraquezas, para conseguir identificar uma forma de superá-los.
Como pode acabar em cargos de liderança, é importante ter boa comunicação, capacidade de desenvolvimento de equipes, habilidades para liderar e de relacionamento com o próximo, boa desenvoltura para lidar com dilemas e problemas.
O gestor comercial também deve estar disposto para trabalhar com metas, planejamento, pois é uma área bastante pautada nesses princípios.
Além disso, se for apaixonado pela profissão e realmente dedicado, é algo que agregará muito não só particularmente, como no todo. Pessoas assim tendem a envolver e a influenciar a equipe com que trabalha.
Agora, vamos falar um pouco sobre o salário de um profissional da área. Se é compensador ou não.
Salário de um profissional de Gestão Comercial
Mas, será que vale a pena investir no curso de Gestão Comercial? Saberemos agora, conferindo os salários.
Em uma pesquisa no Glassdoor, site de vagas e informações sobre empresas, conseguimos coletar algumas estimativas de salários na profissão de gestão comercial.
A média salarial do profissional é de, cerca de, R$ 4.372. Lembrando que não significa que todos receberão esse valor. Pode haver cargos que pagam menos ou pagam mais.
Agora falaremos da estimativa para estagiário, júnior, pleno e sênior. Um estagiário pode ganhar entre R$ 400 a R$ 1 mil. O gestor júnior pode receber entre R$ 1,5 mil a R$ 4 mil. O pleno, no que lhe concerne, pode receber entre R$ 5 mil a R$ 7 mil. Por fim, o sênior pode ganhar entre R$ 8 mil a R$ 11 mil.
É bom reforçar que, dependendo do porte da empresa e da experiência do funcionário, os salários podem variar. Empresas maiores tendem a ter mais condições de pagar salários maiores, por exemplo.
Mas, seus conhecimentos e experiências podem influenciar e muito na sua remuneração. Por isso, se dedique, estude e evolua como profissional, para ter oportunidades cada vez melhores.
Conclusão sobre o curso de Gestão Comercial
Neste artigo, você conheceu tudo sobre o curso de Gestão Comercial. Agora conseguirá decidir mais assertiva, se esta é a faculdade que realmente deseja fazer, se cabe no seu orçamento, opções de bolsas. Também conheceu um pouco do mercado e áreas em que poderá trabalhar, além de salários.
Se vale a pena fazer o curso, depende muito da sua visão particular. Mas, caso se dedique, é possível receber boa remuneração, compensando o investimento.
Para saber mais sobre o curso de Gestão Comercial ou outros que talvez tenha interesse, continue aqui na Voomp para pegar mais dicas e conteúdos como este.