InícioDicasEnemO que é o “Lá vem o Enem”?

O que é o “Lá vem o Enem”?

O Lá vem o Enem é um portal criado por redes da Paraíba para ajudar os estudantes do estado. É uma plataforma completa que surgiu pela junção de alguns veículos de comunicação.

A ferramenta fez muito sucesso no estado e tem sido usada por pessoas de todo o país. Por isso, se você é um estudante que deseja prestar a prova, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o item.

Como surgiu o Lá vem o Enem?

O projeto surgiu em 2020 como uma plataforma gratuita de correção de redações. Então, ele iniciou devido a uma iniciativa de várias multiplataformas que se uniram para ajudar os alunos, sendo elas:

  • G1 Paraíba;
  • Tvs Cabo Branco e Paraíba;
  • CBN Paraíba;
  • Jornal da Paraíba.

Com o passar do tempo, suas funções se tornaram bem maiores do que o intuito inicial. Assim, hoje em dia, além da opção em questão, os estudantes têm canais com várias opções, como:

  • Podcasts, Vídeos aulas, Experiências;
  • Programas de TV e Correção de provas;
  • Matérias.

Ao decorrer deste artigo entenda cada uma dessas fontes. Portanto, quem quer preparar para realizar essa prova pode aproveitar as dicas apresentadas a seguir.

Como as redes contribuem para o Lá vem o Enem?

O projeto regional oferece apoio e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio que acontece todo ano. Assim, cada uma das fontes de comunicação contribuem de uma maneira para o projeto e isto está explicado abaixo.

TV

Há um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. Então, ele tem o intuito de tirar dúvidas e dar pequenos conselhos sobre as melhores formas de se preparar.

Internet

Tanto o G1 quanto o Jornal da Paraíba, disponibilizam em seus sites editoriais com informações sobre o Enem. Dessa forma, eles contêm dicas de estudo e vários outros conteúdos relacionados à prova em questão.

O “Lá vem o Enem” também está presente nas redes sociais, tendo um perfil no Instagram. Aliás, isso ajuda a se aproximar do público e oferecer seus conteúdos de uma forma mais didática. Seu perfil também disponibiliza informações sobre sua programação na Rede.

Podcast

A CBN Paraíba tem um programa em que os alunos podem ouvir discussões sobre atualidades e temas que podem cair na prova.

Como funcionam as correções de redação?

Para quem quer tirar 1000 na redação é importante contar com apoio em sua preparação. Assim, essa foi a ideia que motivou o surgimento da plataforma e sua implementação pelas redes de comunicação.

Os estudantes que desejam participar precisam acompanhar o Jornal da Paraíba. Isso porque todas as informações referentes ao processo se encontram nele, explicando aos alunos como conduzir.

Todo mês uma equipe de professores seleciona temas atuais com oportunidades de cair na prova. Então, quem estiver registrado pode conferir a proposta de redação com os seus materiais de apoio.

Passo a passo do processo

Baixe a folha que possui um layout semelhante ao oficial do teste para fazer o seu artigo de opinião. Os textos podem ser redigidos em folhas de caderno tamanho A4 por quem não pode imprimir.

Quando a redação é concluída, os estudantes tiram uma foto de boa qualidade e enviam ao jornal para análise. Aliás, o time de professores da empresa Redação Interativa, cedidos pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), é responsável pelas correções.

Eles corrigem as mil primeiras provas recebidas de cada tema, portanto é importante não se atrasar. Então, após a análise, o estudante receberá um relatório com observações e as pontuações conseguidas no simulado.

Lá vem o Enem” conta com temas variados para estimular ao máximo os estudantes a desenvolver senso crítico. Assim, costumam estar vinculados com os outros programas da rede, para dar mais informações aos estudantes.

Quais as finalidades dos podcasts?

Os podcasts também são lançados semanalmente e podem ser encontrados nos portais ou em streamings. Eles têm sempre alguma relação com a redação do mês, com conteúdos de qualidade sobre os assuntos definidos.

Todos os programas contam com convidados especiais como professores de redação, psiquiatras e especialistas no assunto. A intenção é criar uma forma de contextualizar e criar interlinks sobre o que se retrata.

Os episódios ficam salvos e todos os interessados podem acessá-lo. Então, mesmo quando se perde um tema, você pode escutar uma discussão especializada sobre ela.

Como é o Lá vem o Enem na TV?

Exibido toda a semana, o programa acontece às segundas-feiras junto ao telejornal local. Trata-se de um quadro curto que retrata algumas dicas e reportagens sobre o tema escolhido. Além disso, ele também fornece dicas de redação segundo especialistas.

Próximo à data da prova costuma acontecer uma edição especial que serve como base para os alunos. A exibição é feita nos dois sábados anteriores ao Enem, e é dedicada a dar dicas para quem se prepara para a prova.

O Lá vem o Enem é realizado com a participação de artistas e giro ao vivo com repórteres de todo o país. Assim, se torna uma atração com músicas, entrevistas e várias revisões de conteúdo para acalmar os estudantes.

Sua apresentação é bem divertida e lúdica para que os jovens tenham interesse e se sintam representados. Assim, todo ano novas atrações surgem nesses dias especiais.

Como funcionam as plataformas do Lá vem o Enem?

Para hospedar todo esse conteúdo ao longo dos anos é que o G1 e o Jornal da Paraíba fazem parte do projeto. As plataformas cedem uma área de sua atuação para armazenar suas matérias, podcasts e todos outros conteúdos interessantes.

Isso permite que o público encontre todas as informações de um jeito simples e fácil. Além disso, garante que o acesso seja democrático e confiável, já que são fontes de notícias renomadas na região e no país.

Os portais também aproveitam de seus colaboradores para adicionar materiais que interessem quem vai cursar a prova. Algumas delas envolvem experiências, outras entrevistas com especialistas e assim o conteúdo é muito variado.

Porque usar o Lá vem o Enem

O Lá vem o Enem é um programa pensado para facilitar a vida dos estudantes paraibanos. Mas, a ideia fez tanto sucesso que hoje em dia pessoas de todo o Brasil está usando para agregar conhecimento.

Ele funciona em diversos tipos de canais para ser diplomático e alcançar o maior número de público. Suas dicas são dadas organizadamente e interativo, tornando as matérias atrativas para os alunos. Então, não deixe de conhecer as plataformas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.