Antes de mais nada, para empreender em Sistemas de Informação com sucesso é necessário pesquisar concorrentes, encontrar fontes de financiamento e se proteger com contratos e seguros de negócios.
De maneira geral, essas são algumas das etapas que você deve seguir ao iniciar um negócio no ramo de serviços de Sistemas da Informação. Hoje em dia, como o cenário de negócios modernos está sendo impulsionado pela tecnologia, empresas de todos os setores precisam da infraestrutura de tecnologia certa para se manterem competitivas. Além do objetivo de reduzir riscos e proteger os dados, os profissionais de serviços de Sistemas de Informação têm uma alta demanda em praticamente todos os setores do mercado.
Nesse sentido, as empresas estão aumentando seus orçamentos de TI para atrair esses profissionais e consultores. Logo, um relatório recente do Gartner mostra que os custos globais em Sistemas de Informação devem crescer 6,2% em 2021. Assim, você pode aproveitar essa necessidade começando a empreender em Sistemas de Informação.
Independentemente de sua área de especialidade, ainda há muito trabalho a ser feito e o mais importante: alto potencial de ganhos financeiros. Neste texto, vamos descrever algumas das etapas que você pode seguir para criar uma empresa de serviços de Sistemas de Informação bem sucedida. Então, se você gosta do mundo acelerado da tecnologia, empreender em Sistemas de Informação poderá ser uma excelente opção.
Desta forma, como o mundo dessa área está em constante mudança, cada dia acaba se tornando desafiador e emocionante. Além disso, abrir uma empresa nesse segmento também poderá significar uma receita muito boa. O ramo de Sistemas de Informação é um dos poucos empreendimentos que você pode lucrar muito rapidamente e continuar ganhando dinheiro.
Pesquise sobre as ofertas de serviços e concorrentes
Felizmente, você não precisa de muitos fundos iniciais para abrir um negócio de Sistemas de Informação. É possível abrir uma empresa com muito pouco capital de giro e crescer organicamente.
Além disso, lembre-se de que seus serviços são o principal ponto de venda para clientes em potencial. Alguns dos serviços de Sistemas de Informação que sua prática pode fornecer são uma combinação de algumas das seguintes tarefas.:
- Projeto e instalação de rede
- Instalação e atualizações de software
- Suporte técnico
- Orçamento de TI e decisões de compras
- Serviços hospedados e armazenamento
- Estratégia de segurança
- Gerenciamento e administração remota
Eventualmente, ao decidir suas ofertas, comprometa-se com aquelas com as quais você tem maior experiência. Pode ser tentador oferecer serviços que estejam fora de seu conjunto de habilidades na esperança de conquistar mais clientes. Porém, assumir um projeto de Sistemas de Informação com o qual você não tem experiência pode acabar saindo pela culatra.
Logo após definir os possíveis serviços ofertados, determine que tipo de cliente você buscará. Aqui, é possível segmentar os clientes pelo tamanho da empresa. Ou você pode se concentrar em empresas em setores nos quais você se destacou. Ocasionalmente, algumas cidades são mais difíceis de iniciar um negócio do que outras em termos de base de clientes, concorrência e pesquisas. Então, faça pesquisas de mercado sobre empresas de Sistemas de Informação concorrentes em sua cidade.
Do mesmo modo, descobrir quais serviços eles oferecem é relativamente fácil, mas vá mais fundo para descobrir o quanto eles cobram. Uma análise competitiva vai te ajudar a identificar oportunidades para preencher lacunas em seu mercado local de serviços de Sistemas de Informação. Lembre-se de que algumas cidades podem ser mais caras que outras, mas você pode cobrar taxas mais altas dependendo da cidade onde está.
Escolha uma estrutura de negócios e obtenha uma licença comercial
Desde já, ao empreender em Sistemas de Informação, não deixe de encontrar a estrutura de negócios certa. De modo que não é suficiente simplesmente ter experiência necessária e dinheiro para começar.
Assim, a maioria das pequenas empresas de Sistemas de informação opta por uma sociedade unipessoal, uma sociedade de responsabilidade limitada um uma empresa de grande porte. A estrutura que você selecionar ao empreender em Sistemas e Informação terá impacto sobre os seus impostos, a quantidade de papelada que você precisará preencher e sua responsabilidade pessoal.
Por exemplo, uma sociedade unipessoal é a estrutura de empresa mais fácil para empresas unipessoais. Você não terá nenhuma papelada para arquivar com seu estado. Mas se um cliente processa você, não há distinção entre ativos pessoais e comerciais.
Logo após você decidir sobre a estrutura da empresa, você pode precisar de uma licença comercial. O processo de obtenção de uma licença comercial varia em cada estado, mas solicitar geralmente é simples. Portanto, o site de licenciamento de negócios do seu estado oferecerá detalhes, mas espere enviar informações básicas sobre sua empresa como:
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
- Nome e tipo da empresa
- Informações de contato e endereço comercial
- Nome do dono da empresa
- Número de funcionários (se houver)
Dependendo de sua localidade, você pode ter que pagar uma taxa de depósito e / ou processamento. Depois que seu aplicativo for aprovado, certifique-se de saber por quanto tempo sua licença é válida. Certos estados pedem que os proprietários de pequenas empresas solicitem novamente sua licença comercial a cada poucos anos.
Escreva um plano de negócios para empreender em Sistemas de Informação
Primordialmente, um plano de negócios é essencialmente um instantâneo do estado atual da sua empresa e um roteiro para seu crescimento futuro. Muitas pequenas empresas não têm um plano de negócios formal quando começam. No entanto, se você deseja obter financiamento para o seu negócio, os investidores e bancos provavelmente precisarão de um.
Como você pode imaginar, os planos de negócios tradicionais são mais longos e demoram mais para serem redigidos, mas você provavelmente vai querer escolher esse formato se quiser um financiamento maior. Assim, os planos de negócios geralmente incluem os seguintes tópicos:
- Um resumo da empresa
- Sua estrutura de negócios
- Ofertas de produtos ou serviços
- Uma análise de mercado competitivo
- Fontes de financiamento
- Despesas
- Projeções financeiras
- Estratégia de marketing
- Estratégia de contratação
Por fim, essas são algumas das etapas essenciais se você pretende começar a empreender em Sistemas de Informação. De forma a criar uma boa estrutura para que seu negócio consiga prosperar, crescer e evoluir continuamente.
Gostou deste artigo? Leia mais sobre o assunto aqui: o que é o curso de Sistemas de Informação?