InícioGraduaçãoMarketingO que Marketing e Propaganda proporciona ao estudante?

O que Marketing e Propaganda proporciona ao estudante?

Primordialmente, podemos afirmar que Marketing e Propaganda são ferramentas essenciais para o bom desempenho de qualquer negócio. Entender sobre o consumo digital se tornou uma grande necessidade, sobretudo com o aumento exponencial de usuários conectados à internet. Dessa forma, o estudante que optar por cursar Marketing e Propaganda certamente terá um futuro promissor.

Constantemente presenciamos redes sociais surgindo e o número de usuários crescendo. Da mesma forma, o interesse do público aumenta diariamente, e os negócios agora precisam de profissionais qualificados para iniciar campanhas, administrar redes sociais e fazer todo o sistema de funil de marketing da empresa.

O futuro é agora e, analogamente, o Marketing e a Propaganda mudaram para acompanhar essa crescente. É preciso acompanhar as evoluções na forma de fazer negócios, pensar em divulgação e ser visto.

Se você tem interesse pelo assunto, continue lendo este artigo que preparamos. Nele falaremos um pouco mais sobre como o Marketing e a Propaganda podem impactar a jornada do estudante.

Foco do profissional de Marketing e Propaganda

O profissional capacitado e formado para trabalhar na área pode atuar em diversas áreas, como atendimento, planejamento, criação, mídia. Igualmente, tem a possibilidade de gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas.

Confira algumas das principais atribuições:

  • Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados na mídia;
  • Elaborar publicações para veiculação na imprensa, TV, rádio e outdoors;
  • Definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • Analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

O curso de Marketing e Propaganda 

O curso de Marketing e Propaganda é oferecido em diversas universidades do país em modalidades e formatos distintos. Em algumas, é possível cursar apenas Marketing, enquanto em outras, há o caminho de Publicidade e Propaganda. E há, também, a possibilidade de cursar Marketing e Propaganda como uma única carreira.

O curso de Marketing na modalidade tecnólogo está ganhando destaque no Brasil por conta da sua curta duração e ênfase na atuação profissional. Dessa forma, trata-se de um curso que capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho. Assim, conta com duração de quatro semestres, ou seja, dois anos, e oferece certificado com validade de Ensino Superior.

Por outro lado, o curso de Publicidade e Propaganda, assim como o curso de Marketing e Propaganda, em geral, é oferecido no formato de bacharelado. Possui duração de quatros anos, ou seja, oito semestres.

O estudante que optar por estudar Marketing e Propaganda deve ter em mente que vai mergulhar em assuntos como:

  • Atendimento e Planejamento
  • Comunicação Integrada em Marketing
  • Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda
  • Pesquisa de Mercado
  • Pesquisa em Propaganda
  • Psicologia, Cultura e Consumo

Áreas de atuação do profissional de Marketing e Propaganda 

Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação, a procura pelo profissional de marketing e propaganda aumentou consideravelmente nos últimos anos. Após a formação, há a possibilidade de ocupar diversos cargos nos setores de varejo e serviços, assim como na iniciativa pública, privada e organizações não governamentais.

O profissional formado em Marketing e Propaganda pode trabalhar em departamentos de marketing de empresas, produtoras de vídeos, empresas particulares, emissoras de televisão e agências de publicidade. O mercado está em franco desenvolvimento.

Nesse sentido, podemos destacar vários setores como:

Consultorias

O profissional é responsável em dar apoio aos gerentes e diretores nas tomadas de decisões estratégicas. O objetivo é diminuir riscos, explorar novas oportunidades não mapeadas, e maximizar a receita das empresas clientes.

Institutos de pesquisa

O profissional auxilia no planejamento, execução e acompanhamento de pesquisas mercadológicas.

Departamento de marketing

Nessa área de atuação, o profissional terá a chance de auxiliar diretamente no planejamento mercadológico de produtos e serviços. Assim, acompanhará questões de produção, ações de lançamento, planos e comunicação e acompanhamento de indicadores de vendas.

Comunicação corporativa

Atuação na comunicação corporativa, participação no planejamento e execução de ações promocionais, revisão de materiais publicitários. Da mesma forma, atuará no direcionamento da comunicação interna nas organizações.

Como é uma área em constante ascensão, sempre surgem novas funções e especialidades. O profissional, após sua formação, poderá trabalhar no mercado de influenciadores digitais, por exemplo.

Outras possibilidades de atuação são:

  • Construção e manutenção de relacionamento com clientes;
  • Apoio a vendas de todos os setores, em empresas de diversos portes;
  • Coordenação de ações promocionais;
  • Execução e acompanhamento de ações;
  • Compreensão das diferentes fases do processo de venda;
  • Planejamento estratégico de vendas e negócios;
  • Planejamento mercadológico de produtos e serviços;
  • Construção de autoridade da organização no mercado;
  • Comunicação interna.

Perfil do estudante de Marketing e Propaganda 

De forma geral, os requisitos básicos para o sucesso profissional são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico. Mas não desista se você não possui todas essas aptidões.

Lembre-se que o ambiente acadêmico foi criado para desenvolver saberes. Em outras palavras, durante o curso o estudante vai aprender, questionar, ter senso crítico e absorver conteúdos enquanto estuda.

Sob o mesmo ponto de vista, é interessante que o estudante interessado em estudar Marketing e Propaganda possua algumas características que vamos listar a seguir:

  • Criatividade para aplicar no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, além de estratégias para seus lançamentos;
  • Curiosidade para investigar tendências e comportamentos do público;
  • Visão ampla para analisar o mercado de maneira efetiva;
  • Boa argumentação para defender as estratégias definidas;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Facilidade para absorver novas tecnologias;
  • Capacidade de comunicação;
  • Facilidade de trabalhar sob pressão.

Como dissemos anteriormente, o mercado de Marketing e Propaganda está aquecido. Tecnologia e inovação já são parte do futuro, que acontece nesse momento. Assim, o estudante que resolver investir na área possui grandes possibilidades de ter um futuro brilhante.

Trata-se de um campo acadêmico com ampla formação. Do mesmo modo, há a necessidade de todas as empresas de realizar alguma forma de propaganda. Dessa forma, o profissional capacitado também pode encontrar mercado de trabalho em produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas de eventos, de promoções e de incentivo à vendas. O céu é o limite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.