Primordialmente, podemos afirmar que Marketing e Propaganda são ferramentas essenciais para o bom desempenho de qualquer negócio. Entender sobre o consumo digital se tornou uma grande necessidade, sobretudo com o aumento exponencial de usuários conectados à internet. Dessa forma, o estudante que optar por cursar Marketing e Propaganda certamente terá um futuro promissor.
Constantemente presenciamos redes sociais surgindo e o número de usuários crescendo. Da mesma forma, o interesse do público aumenta diariamente, e os negócios agora precisam de profissionais qualificados para iniciar campanhas, administrar redes sociais e fazer todo o sistema de funil de marketing da empresa.
O futuro é agora e, analogamente, o Marketing e a Propaganda mudaram para acompanhar essa crescente. É preciso acompanhar as evoluções na forma de fazer negócios, pensar em divulgação e ser visto.
Se você tem interesse pelo assunto, continue lendo este artigo que preparamos. Nele falaremos um pouco mais sobre como o Marketing e a Propaganda podem impactar a jornada do estudante.
O que você verá neste artigo:
Foco do profissional de Marketing e Propaganda
O profissional capacitado e formado para trabalhar na área pode atuar em diversas áreas, como atendimento, planejamento, criação, mídia. Igualmente, tem a possibilidade de gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas.
Confira algumas das principais atribuições:
- Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados na mídia;
- Elaborar publicações para veiculação na imprensa, TV, rádio e outdoors;
- Definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
- Analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.
O curso de Marketing e Propaganda
O curso de Marketing e Propaganda é oferecido em diversas universidades do país em modalidades e formatos distintos. Em algumas, é possível cursar apenas Marketing, enquanto em outras, há o caminho de Publicidade e Propaganda. E há, também, a possibilidade de cursar Marketing e Propaganda como uma única carreira.
O curso de Marketing na modalidade tecnólogo está ganhando destaque no Brasil por conta da sua curta duração e ênfase na atuação profissional. Dessa forma, trata-se de um curso que capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho. Assim, conta com duração de quatro semestres, ou seja, dois anos, e oferece certificado com validade de Ensino Superior.
Por outro lado, o curso de Publicidade e Propaganda, assim como o curso de Marketing e Propaganda, em geral, é oferecido no formato de bacharelado. Possui duração de quatros anos, ou seja, oito semestres.
O estudante que optar por estudar Marketing e Propaganda deve ter em mente que vai mergulhar em assuntos como:
- Atendimento e Planejamento
- Comunicação Integrada em Marketing
- Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda
- Pesquisa de Mercado
- Pesquisa em Propaganda
- Psicologia, Cultura e Consumo
Áreas de atuação do profissional de Marketing e Propaganda
Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação, a procura pelo profissional de marketing e propaganda aumentou consideravelmente nos últimos anos. Após a formação, há a possibilidade de ocupar diversos cargos nos setores de varejo e serviços, assim como na iniciativa pública, privada e organizações não governamentais.
O profissional formado em Marketing e Propaganda pode trabalhar em departamentos de marketing de empresas, produtoras de vídeos, empresas particulares, emissoras de televisão e agências de publicidade. O mercado está em franco desenvolvimento.
Nesse sentido, podemos destacar vários setores como:
Consultorias
O profissional é responsável em dar apoio aos gerentes e diretores nas tomadas de decisões estratégicas. O objetivo é diminuir riscos, explorar novas oportunidades não mapeadas, e maximizar a receita das empresas clientes.
Institutos de pesquisa
O profissional auxilia no planejamento, execução e acompanhamento de pesquisas mercadológicas.
Departamento de marketing
Nessa área de atuação, o profissional terá a chance de auxiliar diretamente no planejamento mercadológico de produtos e serviços. Assim, acompanhará questões de produção, ações de lançamento, planos e comunicação e acompanhamento de indicadores de vendas.
Comunicação corporativa
Atuação na comunicação corporativa, participação no planejamento e execução de ações promocionais, revisão de materiais publicitários. Da mesma forma, atuará no direcionamento da comunicação interna nas organizações.
Como é uma área em constante ascensão, sempre surgem novas funções e especialidades. O profissional, após sua formação, poderá trabalhar no mercado de influenciadores digitais, por exemplo.
Outras possibilidades de atuação são:
- Construção e manutenção de relacionamento com clientes;
- Apoio a vendas de todos os setores, em empresas de diversos portes;
- Coordenação de ações promocionais;
- Execução e acompanhamento de ações;
- Compreensão das diferentes fases do processo de venda;
- Planejamento estratégico de vendas e negócios;
- Planejamento mercadológico de produtos e serviços;
- Construção de autoridade da organização no mercado;
- Comunicação interna.
Perfil do estudante de Marketing e Propaganda
De forma geral, os requisitos básicos para o sucesso profissional são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico. Mas não desista se você não possui todas essas aptidões.
Lembre-se que o ambiente acadêmico foi criado para desenvolver saberes. Em outras palavras, durante o curso o estudante vai aprender, questionar, ter senso crítico e absorver conteúdos enquanto estuda.
Sob o mesmo ponto de vista, é interessante que o estudante interessado em estudar Marketing e Propaganda possua algumas características que vamos listar a seguir:
- Criatividade para aplicar no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, além de estratégias para seus lançamentos;
- Curiosidade para investigar tendências e comportamentos do público;
- Visão ampla para analisar o mercado de maneira efetiva;
- Boa argumentação para defender as estratégias definidas;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Facilidade para absorver novas tecnologias;
- Capacidade de comunicação;
- Facilidade de trabalhar sob pressão.
Como dissemos anteriormente, o mercado de Marketing e Propaganda está aquecido. Tecnologia e inovação já são parte do futuro, que acontece nesse momento. Assim, o estudante que resolver investir na área possui grandes possibilidades de ter um futuro brilhante.
Trata-se de um campo acadêmico com ampla formação. Do mesmo modo, há a necessidade de todas as empresas de realizar alguma forma de propaganda. Dessa forma, o profissional capacitado também pode encontrar mercado de trabalho em produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas de eventos, de promoções e de incentivo à vendas. O céu é o limite!