Os laticínios são o grupo de bebidas e alimentos fabricados a partir do leite. A partir deste ingrediente, são produzidos diversos itens populares da mesa dos brasileiros, como queijos, manteigas e iogurtes.
No entanto, antes de chegar à mesa para o consumidor, esses produtos passam por rigorosos processos de controle e manejo, sejam eles industriais ou artesanais. Agora, o blog da Voomp irá te mostrar como é a faculdade que forma os profissionais que atuam nesses processos. Vamos conferir juntos?
O que você verá neste artigo:
Tecnólogo em Laticínios: como é o curso?
O curso tecnólogo tem como propósito capacitar profissionais para atuarem com as diversas funções da cadeia produtiva de laticínios, desde o manejo de máquinas até o planejamento da produção.
A faculdade de Laticínios é considerada um tecnólogo. Isso significa que o projeto pedagógico do curso é voltado para a capacitação prático-profissional dos alunos. É comum que muitas pessoas confundam com curso técnico, no entanto, existem algumas diferenças.
O tecnólogo em Laticínios é considerado um curso superior, com emissão de diploma e que permite que o aluno possa fazer pós-graduação.
No curso de tecnologia em Laticínios, os alunos entram em contato com toda a complexidade da produção de laticínios. Entre os principais assuntos do curso, estão a composição química e biológica dos ingredientes, os processos de fabricação industrial e a gestão de qualidade.
Se você tem interesse em trabalhar com alimentos, gestão, técnicas de processamento e inovação, o curso superior de Laticínios pode ter tudo a ver com você!
Como é o curso tecnólogo em Laticínios a distância?
Você sabia que muitos cursos de tecnólogo em Laticínios são ofertados a distância (modalidade EAD)? Embora essa seja uma realidade, muitas pessoas ainda não sabem como funciona a faculdade nessa modalidade. Sem problemas, a gente explica agora!
No tecnólogo em Laticínios a distância, você irá acompanhar todas as aulas com ajuda da tecnologia e da conectividade. Para isso, você só precisa ter um dispositivo (celular ou computador) e acesso à internet. Nesta modalidade, as suas obrigações com o curso são todas online!
Por ser online, é possível acessar as aulas onde e quando quiser, o que garante maior autonomia e flexibilidade para você desenvolver seus estudos. E vale lembrar: o curso EAD tem o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais, no entanto, ele precisa ser certificado pelo MEC.
Aqui na Voomp, você acessa diversos cursos superiores de Laticínios. Confira!
O que se estuda na curso tecnólogo em Laticínios?
No tecnólogo em Laticínios, você estudará matérias que garantirão atuação nas mais diversas etapas da cadeia produtiva dos laticínios, começando pela produção do leite, conhecendo os diferentes tipos, seus nutrientes e componentes orgânicos.
O curso ainda oferece matérias sobre elementos químicos e biológicos no tratamento do leite e seus derivados. São conhecimentos fundamentais para que você domine processos de fermentação, pasteurização e conheça a composição de proteínas, gorduras e carboidratos dos alimentos.
Por fim, o curso também possibilita aos alunos estudos sobre questões mercadológicas aplicadas à indústria dos laticínios. Desta forma, assuntos como economia, gestão de recursos e planejamento de produção também compõem a grade de matérias.
Confira algumas das principais matérias presentes no curso tecnólogo em Laticínios!
- Bioquímica de Alimentos
- Biotecnologia
- Conservação de Alimentos
- Embalagens de Alimentos
- Higiene e Sanitização Industrial
- Matéria-prima Láctea
- Microbiologia do Leite e Derivados
- Processamento de Leite
- Sistemas de Resfriamento
Quantos anos dura o tecnólogo em Laticínios?
Dependendo da instituição, o curso tecnólogo em Laticínios pode durar entre cinco e seis semestres. Ou seja, você inicia a sua graduação e em até três anos está formado e pronto para entrar com tudo no mercado de trabalho no ramo dos laticínios!
A duração relativamente curta das formações tecnólogas tem sido um grande atrativo para muitos profissionais que procuram por cursos mais dinâmicos. Trata-se de um ótimo caminho para quem quer se especializar em uma área ou então trocar seu campo de atuação.
Quanto custa o tecnólogo em Laticínios?
O curso tecnólogo em Laticínios não possui um valor fixo e pode variar bastante de acordo com vários fatores. Em todo Brasil, existem diversas instituições que oferecem o curso, com diferentes modalidades de ensino, duração e, consequentemente, diferentes valores.
No entanto, nós temos uma boa notícia para você que deseja se tornar um tecnólogo em Laticínios. Você pode fazer a sua graduação com valores bem acessíveis em ótimas faculdades.
Em instituições de ensino reconhecidas, como Anhanguera, Unime, Unopar, Pitágoras e Unic, a faculdade de Laticínios custa menos de R$ 200 mensais e você ainda tem a primeira mensalidade reduzida.
Além de contar com mensalidades que cabem no seu bolso, no ensino EAD você está livre de gastos extras que são muito comuns, como transporte e alimentação. Vale a pena, não?
Quais são as oportunidades profissionais para tecnólogos em Laticínios?
Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo? Pois é! Consequentemente, o país também se destaca na produção de derivados, como manteigas, iogurtes e queijos. Não à toa, boa parte desses alimentos possuem uma relação especial com a cozinha brasileira, não é verdade?
Esse cenário apresenta um mercado muito interessante para tecnólogos em Laticínios, uma vez que a produção é significativa e o número de pessoas com capacitação na área não é tão grande.
Nas diversas etapas de produção de laticínios, os tecnólogos têm espaço para atuar com controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, inovação tecnológica, gestão de logística e administração de agroindústrias.
Ou seja, desde a produção leiteira nas fazendas até o produto chegar à mesa, o profissional tecnólogo em Laticínios está totalmente envolvido.
Quem sabe a grande oportunidade da sua carreira não está nesta área? Agora que você já conhece como é o curso de Laticínios, é com você! Aqui na Voomp, a gente acredita no seu crescimento pessoal. Obrigado por acompanhar nosso conteúdo até aqui, até a próxima!