Nos últimos anos, novas práticas e conceitos de marketing foram surgindo, visando atender às novas tendências do mercado. Muito mais do que promover a propaganda de um produto ou um serviço, as empresas têm investido na construção de estratégias de médio e longo prazo, prezando pela fidelização de clientes e construção de relações com seus consumidores.
É justamente sobre essa estratégia que falaremos aqui neste post. Você já ouviu falar em growth marketing? Se ainda não sabe o que significa o termo e quais são suas aplicações, você está no lugar certo para descobrir!
Acompanhe o conteúdo que preparamos para expandir seus horizontes!
O que você verá neste artigo:
O que é growth marketing?
Growth marketing é uma estratégia de publicidade de caráter amplo, que busca por diversas iniciativas estabelecer relações entre marcas e seus públicos, sejam eles já consolidados ou em potencial.
Como ocorre em algumas estratégias, o growth marketing possui uma série de princípios que são seguidos pelos profissionais da área. Eles são representados através da sigla CAARRRR, que faz alusão às práticas de conscientização, aquisição, ativação, receita, retenção e referência.
São ações que buscam chamar a atenção de clientes, estabelecer relações de fidelidade, comunicação e interação. Consequentemente, o objetivo desse esforço é proporcionar um aumento na quantidade e na qualidade dos consumidores, o que também acaba sendo revertido em crescimento de receitas e faturamento.
A estratégia de growth marketing pode ser considerada tipicamente digital. Afinal, boa parte das ações desenvolvidas ocorrem por meio de plataformas como redes sociais, portais de conteúdo, e-mails e blogs.
Como atuar com growth marketing?
Nos últimos anos, as áreas do marketing e da publicidade passaram por verdadeiras transformações, acompanhando a evolução das ferramentas tecnológicas e digitais. Esse processo ocasionou na reinvenção e no surgimento de novas práticas de marketing, tornando-o ainda mais essencial para que empresas possam atuar de forma competitiva.
Com o boom na área, as oportunidades de trabalho cresceram de maneira significativa, e por outro lado, a exigência de competências e habilidades entre os profissionais também acompanhou esse crescimento. Portanto, o profissional que se interessa por growth marketing deve buscar capacitação à altura dos desafios do mercado de trabalho.
De forma geral, a implementação das estratégias de growth marketing requer uma série de profissionais. Especialistas em mídias sociais, produtores de conteúdo, designers, analistas de dados e especialistas em atendimento ao cliente são algumas das possibilidades de atuação nessa área.
Entre as principais formações realizadas pelos profissionais do ramo, podemos citar cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração e Relações Públicas. Embora essas graduações abordem as práticas de growth marketing, muitas pessoas têm optado pela realização de cursos de especialização, onde o foco é totalmente destinado para o aprendizado de técnicas e conceitos da área.
Como é o curso de growth marketing?
Como mencionamos, os cursos de growth marketing têm sido uma opção muito interessante para quem deseja construir uma boa base de conhecimentos aplicados à área. O curso, que costuma ser oferecido como uma pós-graduação lato sensu, busca capacitar os profissionais de forma prática e rápida, a partir de tópicos recorrentes nas estratégias de growth marketing.
De forma geral, o curso é direcionado para o estudo do marketing focado na promoção de experiências para clientes, consumidores e público-alvo. Desta forma, o profissional da área buscará desenvolver estratégias que promovam a percepção digital de marcas, negócios e e-commerces, por exemplo.
Para que isso seja realizado da forma mais eficiente, o curso oferece uma visão ampla sobre construção de estratégias, projetos e campanhas no ambiente digital. Dominar ferramentas de comunicação e interação nas redes é parte essencial do trabalho com growth marketing.
E claro, vale mencionar que o curso promove o estudo e a reflexão sobre situações práticas da rotina profissional. Inquietação e busca por metas e resultados são algumas das práticas trabalhadas desde o curso de especialização.
O que se estuda no curso de growth marketing?
O curso de especialização em growth marketing oferece uma série de matérias que visam enriquecer a bagagem de profissionais da área do marketing digital. Desta forma, os alunos encontram no curso disciplinas e módulos sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e publicidade.
São matérias que versam sobre assuntos como análise de dados, pesquisa de mercado, mídias sociais, além de abordar conceitos práticos, como growth hacking e branding. Estratégias de como construir percepções, como captar o público-alvo e proporcionar uma relação estreita entre ele e a marca são algumas das técnicas estudadas no curso.
Conheça as matérias que fazem parte de cursos de especialização em Growth Marketing para e-commerce:
- Gestão estratégica da marca e percepção digital
- Branding e pesquisa de mercado
- Mídia e sociedade contemporânea
- OKRs (objectives and key results)
- E-commerce
- Direito empresarial e direito aplicado ao comércio
- Evolução do ambiente virtual nos negócios
- Empreendedorismo e growth hacking
- Organizações exponenciais
Qual a importância do growth marketing nas empresas?
Embora ainda traga resultados, investir um monte de dinheiro na divulgação de produtos e serviços deixou de ser a única opção para quem deseja crescimento. Hoje em dia, estratégias como growth marketing têm mudado esse paradigma, proporcionando uma série de benefícios para quem o adota.
Através das práticas de growth marketing, é possível construir crescimento de forma regular e com saúde financeira. Afinal, as estratégias costumam ser bastante práticas e não exigem investimentos elevados para converter clientes.
Outro desdobramento importante é o melhor conhecimento do público-alvo de uma empresa. Através de análises de mercado, utilização de dados e muita pesquisa, a empresa passa a compreender melhor quais são as expectativas de seus consumidores, podendo melhor atender suas demandas.
Por fim, o trabalho sobre a imagem do negócio pode trazer resultados muito positivos. Atualmente, estratégias de posicionamento de marca têm permitido que empresas agreguem bastante valor ao negócio. Enfim, a gente vai ficando por aqui, mas esperamos ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre growth marketing, a atuação na área e a sua importância no mercado atual. Fique ligado no nosso conteúdo e até a próxima!