Você já ouviu falar sobre Terapias Integrativas e Complementares? Caso não conheça a prática, são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Com isso, o objetivo do método é prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, são utilizados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Atualmente, o método de Terapias Integrativas e Complementares é oferecido pelo Sistema Básico de Saúde (SUS) à população brasileira. Desse modo, o tratamento é ofertado em 29 procedimentos realizados pelo setor de Atenção Básica da Saúde e também no atendimento especializado, nas unidades hospitalares e centros especializados.
De acordo com o Ministério da Saúde, estão entre as práticas disponíveis no SUS, por exemplo: yoga, tai chi chuan, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica, termalismo e fitoterapia. Além de biodança, dança circular, musicoterapia, reiki, shantala, quiropraxia e demais práticas.
Portanto, para atender à demanda do mercado de trabalho nessa área, existe o Curso Superior Tecnológico de Terapias Integrativas e Complementares. Caso queira conhecer mais sobre a graduação e a atuação desse profissional, siga neste artigo.
Vamos esclarecer tudo sobre o trabalho do profissional de Terapias Integrativas e Complementares e quais os requisitos importantes para se especializar na área.
O que você verá neste artigo:
O que são as Terapias Integrativas e Complementares?
As Terapias Integrativas e Complementares podem ser explicadas como uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, mente e espírito. Ainda são utilizadas em paralelo ao tratamento indicado pelo médico e seguem as orientações do profissional de Medicina. Um exemplo é o paciente que realiza meditação para auxiliar no tratamento contra a hipertensão ou o uso de florais para melhorar a ansiedade.
Como dito anteriormente, o SUS oferece 29 modelos diferentes de Terapias Integrativas e Complementares aos pacientes da saúde pública. As terapias oferecidas para a população são:
- Apiterapia
- Arteterapia
- Aromaterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança circular
- Geoterapia
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança circular
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Homeopatia
- Imposição de mãos
- Medicina Antroposófica/Antroposofia aplicada à saúde
- Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Ozonioterapia
- Plantas medicinais – Fitoterapia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Terapia de florais
- Termalismo social/crenoterapia
- Yoga
- Arteterapia
Como é o curso de Terapias Integrativas e Complementares?
Como dito anteriormente, a graduação de Terapias Integrativas e Complementares é um tecnólogo na área da Saúde, com duração média para formação de dois anos. Além disso, o curso tem foco no bem-estar do paciente e no ensino de práticas e técnicas para tratamento de diversas doenças, tanto físicas quanto psicológicas.
Assim, a técnica auxilia em várias categorias de doenças, como, por exemplo: depressão, dores, emagrecimento, estresse, hipertensão, traumas e muitas outras. Por isso, durante a formação, o estudante tem contato com materiais básicos da área da Saúde, como, por exemplo, Anatomia, Fisiologia, Biologia e Bioquímica Humana.
Além disso, são ministrados conteúdos voltados especificamente para Terapias Integrativas e Complementares, como Auriculoterapia, Aromaterapia e Cromoterapia Aplicada. Contudo, o curso ainda conta com materiais de Marketing, Empreendedorismo e Psicologia Organizacional.
Dessa forma, durante a formação, o estudante se prepara para compreender as bases das terapias holísticas, dos tratamentos de saúde e de formas de prevenção. Dessa forma, o estudante é preparado para entender de Fisiologia e Anatomia Humana.
Qual a grade curricular do curso de Terapias Integrativas e Complementares?
Como dito anteriormente, o Curso de Terapias Integrativas e Complementares é um tecnólogo e, por isso, é voltado para preparar o estudante para atuar no mercado de trabalho. Além disso, a graduação conta com uma grade curricular ampla dispondo de matérias básicas e especializadas da área de Saúde. Por isso, estão entre as disciplinas do curso:
- Anatomia e Fisiologia;
- Prática Clínica;
- Saúde Básica;
- Biossegurança;
- Biologia e Bioquímica;
- Terapias Ayurvédicas;
- Shiatsu Corporal e Facial;
- Cromoterapia;
- Aromaterapia;
- A Medicina Tradicional Chinesa e seus fundamentos;
- O que são as Práticas Integrativas Complementares e seus fundamentos;
- Terapias Termais;
- Florais e Terapia Quântica;
- Inovações e Tecnologias;
- Bases da Terapia Oriental;
- Fitoterapia e plantas medicinais.
Além disso, são ministradas aulas de Marketing, Empreendedorismo, Psicologia Organizacional, plano de negócios e preparação de oportunidades de mercado. Dessa forma, os conteúdos têm o objetivo de auxiliar o estudante a abrir o próprio negócio.
Assim, as disciplinas ministradas durante o curso tem o intuito de preparar o aluno para atender ao paciente. Além disso, no curso o aluno desenvolve habilidades para a realização de procedimentos, atendimentos de emergência, investigação de causas e sintomas de doenças.
Como é o mercado de trabalho para os profissionais?
Dessa forma, após se formar no curso de Terapias Integrativas e Complementares, o profissional encontra um mercado de trabalho amplo e com oportunidades em setores diversos para atuação.
Então, o tecnólogo pode trabalhar no planejamento, execução, coordenação. Além disso, exerce função na supervisão de ações para a promoção da autonomia e da emancipação de pessoas com problemas de ordem física, mental, educacional ou social.
Ainda vale ressaltar que o profissional pode atuar tanto no setor privado quanto no sistema público, como, por exemplo, no SUS. Dessa forma, para encontrar oportunidade nessa área, é preciso passar por concurso público para vaga.
Além disso, no setor privado é possível encontrar vagas, por exemplo, em clínicas de terapia ou médicas, casas de repouso, empresas de médio e grande porte, SPAs, centros de estética e cosmética.
Onde cursar ?
Caso você tenha ficado com vontade de cursar a graduação de Terapias Integrativas e Complementares, é preciso, antes de qualquer coisa, procurar uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Somente assim, seu diploma terá validade no país e você poderá exercer a profissão de forma legal.
Sendo assim, uma faculdade que oferece o curso de Terapias Integrativas e Complementares em sua grade é a Anhanguera. Os estudantes interessados na área encontram mensalidades a partir de R$352,00 e a modalidade oferecida pela instituição de ensino é a distância (EAD). Vale ressaltar que o formato possibilita que o estudante possa escolher montar sua própria rotina e horários de estudo, sem precisar cumprir turnos estabelecidos de aula pela instituição de ensino.
Por fim, esperamos que você tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a graduação de Terapias Integrativas e Complementares e esteja mais preparado para escolher a sua faculdade preferida. Além disso, não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Hora do Vestibular!