Talvez você já tenha ouvido falar que a propaganda é a alma do negócio. Esse ditado representa a importância da Publicidade e Propaganda. Ela é fundamental para que as empresas consigam conectar seus produtos e serviços com os clientes. Mas, para se destacar, é preciso ter uma boa faculdade como base, e continuar sempre se atualizando.
Caso seja do seu desejo seguir na área de Publicidade e Propaganda, continue a leitura deste artigo. Descubra como está o mercado de trabalho e conheça quais são as principais diretrizes para se tornar um excelente publicitário.
O que você verá neste artigo:
Importância da Publicidade e Propaganda
Antes de qualquer tipo de dica você deve saber qual a importância do profissional de Publicidade e Propaganda. Ele é responsável por promover produtos, serviços e ideias para um público. Propaganda vem do termo propagare e significa “propagar” ou “difundir”, sendo mais aplicada a produtos e serviços. Já publicidade significa “tornar público”, do latim publicus, e se relaciona com o compartilhamento de ideias.
Planejamento de campanhas, criação de marcas e materiais impressos e digitais e pesquisa sobre consumidores são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelo publicitário.
Publicidade e Propaganda são imprescindíveis para que as marcas possam fazer com que os consumidores conheçam seus produtos e serviços. Por isso, mesmo tendo passado por algumas mudanças desde seu surgimento, essa carreira ainda representa grande importância para as empresas.
Como Publicidade e Propaganda ajuda empresas a crescer
Muitas marcas cresceram e se consolidaram por causa de ações de Publicidade e Propaganda. A Coca-Cola, por exemplo, criada em 1886, se tornou uma das marcas mais valiosas e conhecidas do mundo por conta de suas campanhas.
As ações de comunicação da empresa, que hoje vai muito além do refrigerante de cola, são ótimas. Elas estão sempre associadas a temas como felicidade, otimismo e prosperidade e já são reconhecidas pelas pessoas no mundo inteiro.
Você provavelmente também conhece o slogan “Red Bull te dá asas”. Ele ficou famoso depois de aparecer em inúmeras campanhas publicitárias da bebida energética que se tornou conhecida no mundo inteiro.
Mudanças e tendências em Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda tiveram suas origens em situações como anúncios de combates de gladiadores e de venda de animais, tanto de forma oral como em tabuletas. De lá para cá, muita coisa surgiu, e a profissão passou por diferentes mudanças.
Atualmente, as pessoas que fazem faculdade de Publicidade devem estar atentas às tendências. Podemos citar anúncios em redes sociais, big data, e até mesmo o uso de robôs para interagir com os clientes, os chamados chatbots.
A área
A área de publicidade é a responsável por criar, avaliar e divulgar as campanhas publicitárias. Essas campanhas podem ser veiculadas em diferentes lugares, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.
O profissional formado também pode atuar dentro de empresas, decidindo quais estratégias de comunicação e marketing tomar ou, ainda, prestar assessoria a marcas e pessoas. Como você pode perceber, a área de atuação é bem ampla, diversa e pode ser bem divertida!