InícioCursinhos pré-vestibular4º ano do ensino médio: como fica o vestibular para quem precisa fazer um ano a mais?

4º ano do ensino médio: como fica o vestibular para quem precisa fazer um ano a mais?

O 4º ano do ensino médio surgiu como uma solução diante do cenário da pandemia. Contudo, ainda não existem muitas respostas acerca desse assunto. Uma dúvida comum é em relação aos que vão prestar o vestibular nessa época e é isso que você vê a seguir.

O que é o 4º ano do ensino médio?

A criação do 4º ano do ensino médio tem o objetivo de servir como reforço, ou seja, os alunos que, devido à pandemia, não se sentirem seguros, poderão cursá-lo de novo.

Como surgiu a ideia?

Ela veio em um debate virtual que acontecia em uma live pela FGV. Nesse sentido, os estudantes perguntaram sobre a chance de cursar de novo o 3º ano. Afinal, muitos estavam inseguros por conta dos atrasos causados pela pandemia.

Quem pode cursar o 4º ano do ensino médio?

Para poder cursar o 4º ano do ensino médio, é preciso ter concluído o terceiro. Além disso, basta ter o desejo de continuar os estudos por mais um ano letivo.

Sobre a obrigatoriedade

Caso queira saber se essa medida será obrigatória para os estudantes, ela não será. Em outras palavras, a decisão de realizar esse ano extra é opcional.

Vagas disponíveis

Não há um número definido de vagas que estão disponíveis para o 4º ano. Contudo, estima-se que haverá muitas, apesar de depender da matrícula na rede estadual.

Turmas e o conteúdo das aulas

A criação das turmas terá relação direta com a quantidade de estudantes interessados.

Com a possibilidade desse número ser alto, há chance de serem criadas turmas específicas. Agora, se as pessoas interessadas no 4º ano do ensino médio forem poucas, será preciso adaptar.

Conteúdo das aulas

Em relação ao conteúdo das aulas, o currículo deste ano extra ainda pode ser modificado. No entanto, a ideia é que o foco esteja em disciplinas como:

  • Português e Matemática;
  • Língua Estrangeira (inglês);
  • Projeto de Vida.

A última desta lista é uma aula adicional para preparar o aluno para questões do dia a dia. Não apenas isso, ela possui uma variedade voltada para o mercado de trabalho. Esta, no que lhe concerne, tem a meta de deixar o estudante apto para ser um bom profissional.

Os impactos negativos causados pela pandemia

Cursar o 4º ano do ensino médio surgiu como solução em meio a pandemia. Afinal, a crise impactou diversos setores, entre eles o da educação, que sofreu impactos como:

  • Falta de preparo dos envolvidos;
  • Os familiares distantes das escolas;
  • Pouco acesso às tecnologias necessárias.

Falta de preparo dos envolvidos

Um problema que essa crise deixou evidente foi o despreparo de professores, escolas e alunos. Porém, é natural que todos fossem pegos de surpresa já que a pandemia tomou proporções enormes.

Muitas instituições precisaram ser fechadas, assim como estabelecimentos, foi um efeito que atingiu a todos. Logo, não teria como a educação escapar ilesa com algo dessa proporção. O 4º ano do ensino médio consertará esse e outros pontos.

Os familiares distantes das escolas

Outro problema que a pandemia mostrou foi dos familiares distantes do aprendizado dos alunos. Então, para minimizar isso, tiveram que acompanhar mais de perto os filhos em questões como:

  • Metodologias adotadas;
  • Professores e atividades passadas;
  • Material didático.

Apesar do desgaste causado pela sobrecarga com trabalho em casa e estudo, há um lado bom. Nesse sentido, é o aumento da qualidade no ensino que vem da cobrança desses pais.

Pouco acesso às tecnologias necessárias

Este último ponto tem muito a ver com as tentativas de reduzir os atrasos. Dessa forma, a desigualdade social ficou mais evidente com estudantes sem acesso às tecnologias necessárias.

As metas do 4º ano do ensino médio

Entre os objetivos do 4º ano do ensino médio, está o reforço do terceiro ano, ou seja, é a revisão do conteúdo para quem perdeu ou não o absorveu bem.

Outra meta em relação ao assunto diz respeito aos que vão prestar provas de vestibulares. Assim, o ano letivo extra servirá como preparação para esses exames das faculdades. Portanto, será uma nova oportunidade para intensificar os estudos.

Conclusão e continuidade da ideia

Em São Paulo, onde o conceito já está sendo aplicado, há direito ao certificado. Então, a emissão do documento ocorre com 75% de presença durante as aulas no ano.

A Secretaria da Educação, por fim, tem intenções de continuar a oferta para 2022. Além de São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul também aderiram ao programa.

Para os que planejam fazer vestibular

Os vestibulandos não precisam se preocupar com o 4º ano do ensino médio. Afinal, a adesão ao programa é opcional, então fica a cargo do estudante decidir.

Vale lembrar, entretanto, que essa medida também funciona como preparação para fazer o vestibular. Logo, não chegará a atrapalhar os estudos de quem for prestar o exame.

Dificuldades além do 4º ano do ensino médio

Como dito acima, a área da educação foi muito afetada pela crise causada pela pandemia. Dessa forma, os alunos que se prepararam para o vestibular enfrentaram diversas dificuldades, confira algumas abaixo.

Equipamentos

A realidade de vários estudantes foi a de não poder contar com computador e internet. Ainda mais no Brasil, onde os serviços de rede ainda não são da melhor qualidade.

Os atrasos de 2020

Mesmo que o 4º ano do ensino médio esteja acontecendo, este atraso é inegável. Sobretudo, muitos foram pegos de surpresa com a situação que a pandemia causou.

Trabalhar e estudar

Um desafio bastante comum foi o de conciliar trabalho e estudo para muitos estudantes. A princípio, muitos tiveram que fazer mais serviços para ajudar nas contas de casa. Por vezes, também é preciso dividir os equipamentos com outras pessoas com aulas online.

A questão da saúde mental

Sem poder sair para se divertir ou se distrair, a pauta da saúde mental foi muito debatida. Assim, foi preciso aderir a hobbies que pudessem ser realizados em casa mesmo, como:

  • Prática de exercícios e atividades físicas;
  • Meditação e ioga.

Ano letivo extra apenas para quem quiser

Como você viu neste artigo, o 4º ano do ensino médio não será obrigatório, ou seja, é uma medida que dá ao aluno um poder maior de decisão.

Essa é uma fase para decidir a carreira, então, fazer essa escolha pode ser positivo. Além disso, essa acabou sendo uma das saídas para compensar o tempo perdido com a crise pandêmica. Agora, resta ao estudante avaliar a situação e decidir o que ele deseja fazer.

Para conhecer mais conteúdos sobre vestibular e cursos, é só continuar acessando a Voomp para se manter bem informado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.