InícioCursinhos pré-vestibularQuais as literaturas podem ser exigidas no vestibular 2021/2022?

Quais as literaturas podem ser exigidas no vestibular 2021/2022?

Muitas literaturas costumam ser cobradas nos vestibulares de 2021/2022. Mas, a maioria dos estudantes não sabe nem como começar seus estudos. Então, confira aqui um guia com 13 obras famosas por aparecem nessas avaliações.

Cada obra citada remete muito ao que é cobrado nos vestibulares. Portanto, perceba que elas discorrem sobre os mais diversos temas. Assim, você tem uma noção mais completa do que é cobrado. Entre as principais temos:

  1. Quincas Borba, Machado de Assis;
  2. Angústia, Graciliano Ramos;
  3. A Relíquia, Eça de Queiroz;
  4. Poemas escolhidos, Gregório de Matos;
  5. Mensagem, Fernando Pessoa;
  6. Campo Geral, Guimarães Rosa;
  7. Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto;
  8. Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade;
  9. Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles;
  10. Lucíola, José de Alencar;
  11. Terra Sonâmbula, Mia Couto;
  12. Seminário dos Ratos, Lygia Fagundes Telles;
  13. Nove Noites, Bernardo Carvalho.

A seguir, saiba sobre o que se trata cada uma. Dessa forma, pode ter mais referências para o vestibular.

1 – Literaturas: Quincas Borba, Machado de Assis

Essa é uma obra que tem sua base no romantismo. Mas, ela usa muito do pessimismo e da ironia para dar à narrativa um ar interessante. Neste livro, Quincas Borba conta a história de Rubião e como ele foi traído pelo amigo e pela mulher que era apaixonado.

O autor discute muito sobre as teorias do humanismo, uma vertente da filosofia. Por isso, torna-se uma das literaturas mais cobradas em vestibulares.

2 – Angústia, Graciliano Ramos

Um livro todo narrado em primeira pessoa que conta como os personagens lidam com seus conflitos. Assim, a obra trata de muita frustração e tristeza, de modo que o título condiz bastante com a leitura.

O protagonista Luís da Silva é tomado pelo pessimismo. Aliás, essa é uma característica do autor. Portanto, torna-se uma leitura recomendada para o vestibular.

3 – Literaturas: A Relíquia, Eça de Queiroz

Um clássico do Realismo, A Relíquia fala muito sobre a burguesia por meio do protagonista Teodorico. Logo, esse livro é uma dura crítica a hipocrisia, futilidade e valores falsos desse grupo de pessoas.

É uma obra que discute a realidade das coisas da forma mais crítica possível. Então, não é à toa que ela costuma ser uma das literaturas mais famosas nos vestibulares.

4 – Poemas escolhidos, Gregório de Matos

Esse é um compilado das obras de Gregório que traz todos os tipos de poesia que ele escreveu. Assim, nesta obra você se depara com satírica, encomiástica, a lírica amorosa e a religiosa.

Boca do Inferno

O autor em questão é bem polêmico e conhecido como Boca do Inferno. Isso se deve às críticas que ele fez sobre os padres e seus hábitos.

5 – Literaturas: Mensagem, Fernando Pessoa

O legal de Mensagem é que esse livro mostra uma visão muito particular de Fernando Pessoa. Portanto, nele o autor exalta o seu país de origem, Portugal, contando uma série de histórias importantes.

A obra estrutura-se em versos, o que faz a leitura ficar ainda mais interessante. Sem falar que ela é uma das literaturas compostas de vários símbolos místicos.

6 – Literaturas: Campo Geral, Guimarães Rosa

O protagonista dessa obra é o pequeno Miguilim e esse é um livro com uma narrativa lírica e toda a história provoca um conjunto de emoções. Além disso, outros personagens vão aparecendo durante a leitura, todos conectados com as reflexões da criança.

Esse livro é famoso por aparecer em uma série de vestibulares. Assim, torna-se interessante ter noção do que a obra remete.

7 – Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

Ele é um romance pós-modernista e é considerado por muitos a principal obra do movimento. Aliás, o protagonista Policarpo é tido como um anti-herói com características de Dom Quixote.

O livro fala muito sobre ser quem se é ao mesmo tempo, em que faz uma sátira sobre o Brasil. Portanto, torna-se uma das literaturas mais requisitadas nos vestibulares.

8 – Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade

Uma obra composta de 49 poemas e que se encontra entre as primeiras gerações do Modernismo. O interessante é que nela o autor faz um grande desabafo sobre o fato de ser muito tímido.

É um compilado de reflexões sobre amor, morte e outra série de elementos. Ainda, tudo dentro de um teor irônico.

9 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles

O livro é composto por mais de 80 romances e outros poemas, e sua principal narrativa é a lírica. Assim, com um caráter bem nacionalista, a obra fala sobre a Inconfidência Mineira. Ainda, conta sobre a luta de Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes.

Esse é outro romance modernista que faz muito sucesso nos vestibulares. Portanto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele e também, sobre outras literaturas da autora.

10 – Literaturas: Lucíola, José de Alencar

O romance pelo qual o autor começa a sua jornada de análise dos perfis de mulher. Assim, Lucíola é uma obra cheia de antagonismos psicológicos que deixam o leitor vidrado. Aliás, até hoje é um dos livros mais famosos de José de Alencar.

11 – Literaturas: Terra Sonâmbula, Mia Couto

Como o nome já entrega um pouco, essa literatura une a realidade ao sonho. Assim, o livro é de um autor moçambicano, em que une as histórias com base na jornada de vários personagens.

As tragédias de uma guerra

No surrealismo, Mia conta mais sobre Moçambique e as consequências da Guerra Civil. Então, a obra fala sobre sobrevivência de uma maneira muito forte.

12 – Seminário dos Ratos, Lygia Fagundes Telles

O livro combina 14 contos da autora que discute mais sobre os comportamentos humanos. Assim, essa torna-se mais uma das literaturas que mesclam realismo com ficção de modo a deixar o leitor intrigado.

Por ser uma obra cheia de embasamentos, o Seminário dos Ratos é bem presente em diversos vestibulares até hoje.

13 – Literaturas: Nove Noites, Bernardo Carvalho

Essa obra é um misto de ficção, realidade e narrativa jornalística. Assim, ela conta a história da morte de Bell Quain, um antropólogo que cometeu suicídio após uma temporada em uma aldeia indígena no Tocantins.

Todo o contexto dessa narrativa deixa o leitor muito curioso para saber o desenrolar dos eventos. Então, certamente vai gostar dessa obra.

Leia mais

Por fim, essas foram as 13 obras mais famosas quando se fala de vestibulares. Para os anos de 2021 e 2022 há grandes oportunidades de elas se manterem presentes. Dessa forma, não deixe de estudar mais a fundo sobre essas literaturas.

Acesse mais conteúdos sobre vestibular aqui na Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.