InícioCursinhos pré-vestibularO que são as provas específicas de um vestibular?

O que são as provas específicas de um vestibular?

Alguns vestibulares cobram dos alunos provas específicas para eles poderem cursar uma graduação. Essas avaliações costumam causar muito receio nos estudantes, tendo em vista a sua complexidade.

Contudo, alguns alunos nem sequer sabem como essas provas funcionam. Portanto, é importante ter uma noção completa do assunto para garantir um bom desempenho. Confira a seguir um guia que vai facilitar muito a sua vida.

O que são as provas específicas de um vestibular?

Em geral, os processos seletivos têm uma configuração muito bem montada. Logo, eles são formados por duas grandes etapas em que são cobradas questões de múltipla escolha e questões dissertativas. Mas, nem sempre as coisas acontecem desta maneira.

É aí que surgem as provas específicas. Assim, alguns cursos de graduação costumam cobrar três etapas dos estudantes. Essa última parte é chamada teste de habilidade.

Muitos estudantes ficam confusos com isso. No entanto, o princípio dessa avaliação é focar no curso para qual o aluno está concorrendo. Portanto, o próximo tópico vai te mostrar como tudo funciona.

Como elas funcionam?

O teste cobra assuntos que não são estudados no seu ensino médio. Então, ele avaliará se você tem de fato habilidade para realizar o curso que deseja. Isso é muito comum em graduações como arquitetura, artes, dança e música.

Esta terceira etapa selecionará os estudantes que possuem aptidão para o curso. Assim, ela pode ser otimizada no decorrer da sua formação acadêmica. Então, conheça alguns dos principais cursos que cobram a realização destas provas específicas:

  • Educação física;
  • Artes;
  • Dança;
  • Design;
  • Artes Cênicas.

O curso importa muito nessa avaliação

A exigência nestes testes varia bastante com relação ao curso escolhido. Além disso, a instituição de ensino superior também tem sua influência no grau de dificuldade das provas. Dessa forma, cada graduação tem uma avaliação diferente sendo aplicada.

Como se preparar e ter um bom desempenho nas provas específicas?

Diante disso, muitos alunos não têm ideia de como se preparar para essas provas. Aliás, é comum que haja uma carga de estresse muito maior sobre eles. No entanto, não é preciso ficar com medo.

Com uma boa preparação, os candidatos conseguem se dar bem nas provas específicas. Portanto, a seguir, veja dicas de como ter um bom desempenho nessas avaliações. Então, confira só.

1 – Sempre leia o edital

Primeiro de tudo, saiba que todo processo seletivo que cobra esses testes disponibiliza um edital. Dessa forma, nele contém os tópicos específicos das provas de modo que é possível entender todos os detalhes sobre elas.

A abordagem das perguntas também é descrita. Além disso, caso seja necessário algum material para realização dos testes, isso também é avisado. Sendo assim, a preparação do aluno pode sim, ser completa, mesmo com assuntos que ele não está familiarizado.

Dica importante é nunca deixar de ler esse documento sobre as provas específicas. Afinal, ele pode fazer toda a diferença na aprovação ou não do estudante.

2 – Treine as suas respostas

Esses testes diferem das avaliações convencionais que o aluno está acostumado a fazer. Então, é necessário treinar bem os gabaritos escritos.

Estar preparado para responder perguntas discursivas é fundamental. Portanto, é importante investir um bom tempo neste processo. Nada de ler perguntas e tentar montar as respostas na mente. Isso não ajudará no momento final das avaliações.

3 – Provas específicas: a interpretação é fundamental

Na grande maioria das vezes, essas provas discursivas têm menos questões do que um teste de múltipla escolha. No entanto, nem sempre isso é algo vantajoso. Isso porque essas perguntas tendem a exigir um bom nível de interpretação.

É por essa razão que você precisa ter muita concentração e captar cada detalhe do que está sendo pedido. Ainda, essas provas específicas podem ter imagens de modo que você pode usá-las a seu favor.

O importante é juntar todas as informações nas questões para chegar a uma solução correta.

4 – Foco no que a pergunta pede

O comando da questão é muito importante e infelizmente é onde muitos alunos erram. Então, se um tópico pede para citar, explicar, apresentar, entre outras ações, muito cuidado. Inclusive, no momento da preparação o aluno já deve ficar atento a esses pontos.

Isso ajuda a manter a concentração na hora de executar a prova de fato. O que acontece ao se perder nesses comandos é que muitos alunos acabam fugindo do assunto. Logo, isso pode fazer com que a questão seja perdida.

Nas provas específicas isso é muito comum. Portanto, já é interessante treinar isso desde o começo. Aliás, faça alguns testes passados, para garantir seu sucesso.

5 – Provas específicas: não se perca no tema

Essa dica é um complemento do que foi dito acima. Imagine que a prova pediu para um aluno dissertar sobre a importância de determinado assunto. No entanto, ele fica muito empolgado e acaba escrevendo tudo o que sabe sobre o tema.

Em outra situação isso até poderia ser bem-visto. Mas, esse não é o caso quando se fala desse tipo de prova. Sendo assim, o importante é ser prático e explicar tudo o que a questão pede, nada além disso.

6 – Seja claro e objetivo sempre

A objetividade é muito importante para ter um bom desempenho nessas avaliações. Então, na sua preparação, busque treinar isso de maneira inteligente. Respostas muito curtas ou muito longas nem sempre são bem vistas.

O ideal é que haja um equilíbrio, sempre visando responder o questionamento por completo. As provas específicas precisam que os alunos sejam claros, práticos e objetivos.

7 – Provas específicas: mantenha a calma

Essa não é uma dica fácil de cumprir na maioria das vezes. O nervosismo faz parte do processo, mas é necessário aprender a controlá-lo. Assim, é importante tentar mentalizar isso desde o momento da preparação.

O aluno não pode esquecer que se ele chegou até lá, é porque sabe o que está fazendo. Essa noção é fundamental para ter uma boa colocação nos testes.

Prepare-se

Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre o assunto. Caso for realizar estas provas lembre-se de todas as dicas deste artigo. Ainda, perceba que elas servem para o momento de preparação e execução.

Reserve um bom tempo para treinar. Afinal, isso pode garantir a sua aprovação na faculdade desejada. Então, não perca tempo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.