InícioDicasEstágioComo conciliar estágio com a faculdade?

Como conciliar estágio com a faculdade?

Hoje, falaremos sobre um dos dilemas mais comuns aos estudantes do ensino superior: como conciliar estágio com a faculdade. Em certo momento da faculdade, você terá condições de realizar um estágio, mesmo que o seu curso seja em período integral.

À medida que o estudante se habitua ao ambiente acadêmico, naturalmente cria laços e interage cada vez mais com os colegas e veteranos. Da mesma forma, com os professores e coordenadores e, inclusive, com profissionais da área. A isso damos o nome de networking.

Ao mesmo tempo em que isso acontece, chega o momento de colocar em prática os conhecimentos até então adquiridos nos primeiros semestres e anos da sua trajetória na academia. Ou seja, é a hora do estágio.

Como conciliar estágio com a faculdade?

Primeiramente, você precisa saber que não existem equações e nem fórmulas mágicas para o desafio de estagiar e estudar de forma simultânea. Lembre-se que o Voomp não faz recomendações do que você deve fazer. 

O fato é que cada estudante vive seu contexto, dentro e fora da faculdade. Portanto, o que é bom para tal pessoa, não é igual para a outra e vice-versa.

Afinal, existem estudantes que precisam de um estágio para ajudar no sustento de suas famílias enquanto outros estão aplicando seus novos conhecimentos. Todavia, citamos aqui  apenas dois exemplos práticos em um universo de milhares de graduandos. 

Agora, vamos compartilhar algumas formas gerais de organizar essa vida dupla, como estudante e futuro profissional.

Promova o equilíbrio 

Primeiramente, não estamos falando para você sair, meditar e promover o encontro entre corpo e alma. Não é isso!

Em suma, ao começar o seu estágio em meio ao curso superior, você precisa promover o equilíbrio entre um e outro. Não dedique horas extras ao seu estágio ao ponto disso prejudicar as suas aulas na universidade. Afinal, foi através da faculdade que você conseguiu começar um estágio. Seja ganhando dinheiro ou aprimorando suas habilidades “proto-profissionais”, não perca o foco nos estudos. 

Portanto, procure se dedicar da mesma forma em ambas as atividades. As duas são benéficas ao seu crescimento. Mas, neste período, o seu estágio não deve se sobrepor ao seu curso. Definitivamente, sua jornada na graduação está em andamento. 

O HF sabe que você está empolgado para começar ou feliz demais por já ser um universitário com um estágio. Entretanto, você não pode dar lugar à emoção.

Deixe a empolgação em segundo plano

Em segundo lugar, trazemos até você a necessidade de deixar a empolgação para outro momento. Certamente, o estudante está super motivado ao poder estagiar e estudar. Entretanto, é em situações como essas que se deve ter pragmatismo.

A emoção afeta as decisões e pode fazer com que, no futuro breve, você fique com a sensação de que algo está escorrendo pelas suas mãos, já que você se empolgou demais na faculdade com algo novo e esqueceu o estágio. Ou, quem sabe, recebeu seu pagamento do estágio e a remuneração é a solução dos seus problemas imediatos.

Definitivamente, as contas em casa existem, você quer ter mais controle da sua vida, a universidade e suas novidades deixam você com mais determinação para se dedicar. Resumindo, tudo isso é muito bom. Porém, tenha em mente o timing em ser uma pessoa equilibrada. Antes de mais nada, a emoção afeta suas decisões. 

Não estamos dizendo para você se tornar um indivíduo frio e calculista. Longe disso! Comemore, celebre, aproveite e desfrute de cada momento. Mas, saiba que logo ali há mais coisas para se fazer no estágio e nas aulas da faculdade.

Finalizando, você deve ter uma postura prática e objetivos definidos. Este não é um momento de improvisos. 

Chega de improvisos

Terceiro, e não menos importante, é parar de improvisar. O Voomp não está falando com amadores, não é mesmo? A gente imagina que você é uma pessoa com objetivos e, se já está estagiando, isso fica ainda mais sério pro seu lado.

O estagiário deve ter uma organização mínima para conciliar estágio com a faculdade. Isso começa quando você realmente passa a equilibrar as duas rotinas com seus horários e a pensar de forma prática. 

Em seguida, tenha uma noção de sua rotina, o que deve ou não fazer nos dias da semana. Aulas no período da manhã, estágio à tarde. Aulas durante à noite, então, um estágio durante a manhã e algumas horas à tarde.

Fique atento à grade curricular e como a mesma evolui. Isso o ajudará a parar com os improvisos. Estamos falando de estágio, o que significa o primeiro passo da sua prática como profissional. 

Consequentemente, comece a ter mais organização com suas coisas, sejam as demandas do estágio ou as provas do semestre. Tudo isso terá que ser pesado por você.

A bendita rotina

Lá está você acordando cedo para o estágio e, horas depois, correndo para casa ou dentro do ônibus assistindo suas aulas de forma online. Até “dando um gás” e se deslocando para participar da aula presencial.

Independente da sua modalidade de curso superior, remoto, 100% online, semipresencial, EAD e presencial, o esforço será equivalente. A grande diferença ficará por conta da sua organização. Em resumi, como você terá que organizar a bendita rotina. 

O fato é que um cronograma de atividades com horários de início e fim, alarmes, tempo para estudo, conhecimento do transporte público, mudança de hábitos em casa e estudos são suas prioridades vitais a serem conciliadas. 

Neste exato momento, imaginamos que você quer parar só de ler a palavra “rotina”, pois, já dá vontade de sumir e cair fora. Mas, muita calma nessa hora!

Smartphone, um amigo inseparável

Você tem em sua mão um grande aliado que é o seu smartphone. Então, comece organizando uma agenda de avisos. Antecipe sua semana, isso não levará mais que 10 minutos do seu sábado ou domingo. E nunca esqueça das provas durante a faculdade: tenha em mente seus horários de estudo.

Afinal, imaginamos que você compreende o uso de vários aplicativos e, sem dúvida, a agenda ou apps de organização das suas horas de aula e dos horários do estágio serão moleza para uma pessoa tão inteligente.

E para finalizar: comece agora mesmo. Não leia e deixe de lado. Vai pra cima!

Caso este post seja importante para você ou alguém próximo, sempre vale a pena salvar, copiar e compartilhar.
E faça uma visita em nossa home.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.