InícioPós-graduaçãoAudiovisual12 livros essenciais para alunos de Produção Audiovisual

12 livros essenciais para alunos de Produção Audiovisual

Se você pretende estudar Audiovisual ou já se inscreveu no curso, confira agora 12 livros essenciais de Produção Audiovisual e Cinema que todo aluno deveria ler. Se você gosta de ler, então melhor ainda. 

Selecionamos títulos que agregam tanto nos estudos, quanto na bagagem cultural que todo aluno deveria ter. Vão te ajudar a entender história, técnicas, termos, áreas e muito mais além disso. 

E se ainda não conhece o poder dos livros, confira este artigo: Como o hábito de leitura pode ajudar o universitário

12 livros essenciais de Produção Audiovisual e Cinema 

A seguir, conversaremos sobre alguns livros essenciais de Produção Audiovisual, cinema, rádio, TV e tudo o que isso aborda. Além de encontrar livros sobre a história e termos do Audiovisual, também encontrará guias com dicas para colocar as mãos na massa, seja no roteiro, na produção ou até locução de programas de rádio. 

Alguns desses livros são extremamente famosos, considerados os favoritos e as referências de muitos nomes importantes do Audiovisual. 

Portanto, confira a seguir, 12 livros essenciais de Produção Audiovisual. 

1. Story, de Robert McKee

Robert McKee, em Story, usa uma filosofia para identificar e entender os elementos de uma história, com diversos exemplos de filmes. Explica estrutura de histórias, termos, gêneros e até cenas específicas de longas-metragens, por exemplo. 

2. Os Cinco Cs da Cinematografia, de Joseph V. Mascelli

O livro mostra conceitos, técnicas, dicas de edição e até erros mais comuns do cinema. Os Cinco Cs da Cinematografia aborda corte, composição, close-up, continuidade e câmera. Além disso, é ilustrado com mais de 500 fotografias. 

3. O Guia do Produtor Audiovisual, de OAB-RJ

O Guia do Produtor Audiovisual é uma cartilha gratuita de 80 páginas, que a OAB-RJ publicou em seu site. Ela explica as principais leis que regulam o setor audiovisual, por exemplo, se o argumento e roteiro foram registrados, se fala de alguma marca ou produto, como funciona autorizações para o uso de imagens, além de outras questões. Por mais que seja uma cartilha, é um livro essencial sobre Produção Audiovisual. 

4. Manual do Roteiro, de Syd Field

Syd Field é um consagrado roteirista norte-americano. Publicou um dos principais livros sobre roteiro, o Manual do Roteiro, referência para muitos roteiristas. Aborda questões desde a ideia inicial até o texto finalizado, mas também há desenvolvimento de personagens e cenas. 

5. O Cinema e a Produção, de Chris Rodrigues

Em O Cinema e a Produção, Chris Rodrigues comenta tudo sobre a produção de um filme, seja ele um curta ou longa-metragem. Além de apresentar um breve histórico dos principais movimentos do cinema, ainda fornece uma seleção de planilhas, formulários e legislação essencial. 

6. Tudo Sobre Cinema, DE Christopher Frayling e Philip Kemp

Tudo Sobre Cinema explora personagens, diretores e roteiros de mais de cem filmes já feitos, inclusive grandes obras da sétima arte. Além disso, também conta com pôsteres, infográficos e imagens icônicas. Entrega um bom material, dando novas perspectivas sobre filmes famosos e não tão famosos assim. 

7. A Odisseia do Cinema Brasileiro, de Laurent Desbois

Para trabalhar com cinema no Brasil, é importante conhecer a nossa história. Laurent Desbois entrega em A Odisseia do Cinema Brasileiro, um verdadeiro mergulho pela história da sétima arte no país. Passa por todas as fases do cinema daqui, falando sobre histórias dos filmes e esforço para consolidar o mercado ao longo dos anos. 

8. Num Piscar de Olhos, de Walter Murch

O editor Walter Murch escreveu Num Piscar de Olhos para compartilhar com o mundo sua experiência de mais de 30 anos no cinema. Uma verdadeira enciclopédia para editores de vídeo/filme, pois trata sobre cortes, continuidade e descontinuidade. É um dos livros favoritos de grandes nomes do cinema, como Daniel Filho. 

9. A Linguagem Secreta do Cinema, de Jean-Claude Carrière

Se você quer entender sobre termos e elementos do audiovisual, como ângulo, iluminação, cenário, entre outros, A Linguagem Secreta do Cinema, de Jean-Claude Carrière, é para você. Além de abordar essas questões, ainda traz reflexões sobre o cinema e grandes nomes que trabalharam com isso. 

10. The Technique of Film and Video Editing: History, Theory, and Practice, de Ken Dancyger

Se o seu inglês está afiado, então leia The Technique of Film and Video Editing: History, Theory, and Practice, de Ken Dancyger. Este livro trata dos princípios da estética e da prática da edição, tanto de imagem, quanto de som. Além disso, também trabalha uma questão mais tática da edição, falando sobre escolhas que o editor terá que fazer dependendo do gênero, história e outros elementos do filme. 

11. Séries – O livro: De onde vieram e como são feitas, de Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva

O mundo das séries é e não difere do cinema. Obviamente possui semelhanças, mas, devido ao seu contexto, há suas peculiaridades. Neste livro Séries – O livro: de onde vieram e como são feitas, Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva, trazem um guia útil para quem quer trabalhar com séries, além de também abordar a história e evolução da produção de séries, tanto no Brasil, quanto no exterior. 

12. Rádio: Teoria e Prática, de Luiz Artur Ferraretto

Quem acredita que o rádio está morto, está errado. Essa mídia foi extremamente importante ao longo da história da comunicação e hoje ainda desempenha um papel fundamental. Em Rádio: Teoria e Prática, de Luiz Artur Ferraretto, entenderemos sobre a linguagem do meio, planejamento da programação e até a produção de conteúdo. Além disso, também aborda temas como apresentação, locução, sonoplastia e muito mais. 

E como menção honrosa, podemos citar 1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer, de Steven Jay Schneider. Pelo nome, já é possível entender sobre o que se trata. O livro conta com várias obras-primeiras da sétima arte, que ensinam muito sobre o que é e como fazer cinema. 

Conclusão sobre os livros essenciais de Produção Audiovisual

Se você não gosta de ler, essa pode ser uma boa forma de iniciar o hábito de leitura. Esses livros citados acima, como tantos outros, são essenciais para te ajudar na sua formação em Audiovisual. As obras vão te preparar para seu período na Universidade, mas também para o dia a dia, quando começar a atuar.

Portanto, agora que conhece alguns livros essenciais de Produção Audiovisual, está na hora de colocar a mão na massa e buscar os livros da lista que mais te chamaram atenção para ler. É possível encontrar todos na Amazon e o da OAB-RJ em seu próprio site. E não deixe de continuar visitando o Voomp para mais dicas como essa. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.