O marketing digital não se resume apenas às redes sociais. Mas, sem dúvidas elas são a principal ferramenta de atuação desses profissionais, porque permitem que campanhas e estratégias sejam feitas.
Descubra neste artigo com o que mais o profissional de marketing trabalha e entende mais esta carreira. Além disso, saiba quais as redes que estão sendo mais usadas para ficar atualizado.
O que você verá neste artigo:
O que são redes sociais
A internet virou parte do cotidiano e muita gente não se imagina vivendo sem ela. Ainda mais com celulares e outros aparelhos que facilitam o acesso. Aliás, poucos não têm perfil em pelo menos uma das várias redes sociais.
Nem sempre fica claro o que é uma rede social. Ainda que seja fora da internet, trata-se de interações entre pessoas com algo em comum.
No mundo virtual, elas permitem que empresas e seu público tenham uma relação mais próxima. Com isso, sites e aplicativos, como Facebook e Instagram, se tornaram ferramentas de marketing poderosas.
É importante reforçar que nem todas as redes sociais são iguais, porque cada uma tem um objetivo. Por essa razão, existem distintas categorias:
- Relacionamento (Twitter, Facebook, Instagram);
- Entretenimento (YouTube, Pinterest);
- Profissional (LinkedIn);
- Nicho (TripAdvisor, DeviantArt).
Quais são as principais redes sociais?
As redes sociais existem há muito tempo na internet, antes mesmo da década de 2000. No entanto, elas começaram a ter mais impacto nas relações humanas nos últimos anos.
Nesse meio tempo algumas surgiram e logo acabaram, como foi o caso do Orkut. Mas, ao contrário do seu antigo concorrente, o Facebook conseguiu crescer e se manter atual. Assim, é a rede social mais usada do mundo, mas não é a única. Veja a seguir.
Mais da metade das pessoas do mundo inteiro já usa um smartphone. Sendo mirando nesse público que o Instagram é de uso quase exclusivo pelo celular. Ainda que seguir os posts pelo computador seja permitido.
É possível compartilhar fotos e vídeos com filtros em distintos formatos. Embora, no começo, as imagens eram somente quadradas, imitando a aparência de câmeras antigas.
YouTube
A plataforma de vídeos online também é uma rede social que existe desde 2005. Já em 2006, a Google comprou o YouTube. Nele, é possível compartilhar vídeos e interagir com outros através de comentários e curtidas.
Um bom lugar para manter relações, além de dar acesso a vários recursos. Por exemplo, no Facebook é possível até fazer compras.
O que é marketing digital?
Atualmente, para se destacar no ambiente virtual, é preciso inovar. Assim, as estratégias de marketing devem ser rápidas. Então, nada melhor do que usar as redes sociais para isso.
O marketing digital não se resume somente a elas. Afinal, essa área inclui todas as formas de promover marcas ou produtos no meio digital. Portanto, também se usam outros canais, como sites, blogs e email.
Enfim, o foco dessa área de atuação é atrair novos negócios e criar relacionamentos. Além disso, um dos objetivos é desenvolver uma identidade de marca. Para isso, as principais estratégias são:
- SEO;
- Inbound Marketing;
- Marketing de conteúdo.
Como é fazer marketing digital usando redes sociais?
Além de conectar pessoas, as redes sociais aproximam clientes e marcas. Dessa maneira, há muitas vantagens em usá-las no marketing digital. Embora existam muitas formas de chegar ao público, essa é a que mais permite interação.
Por meio delas, é possível expôr, de forma simples, valores e ideais de uma empresa. Assim, nasce uma relação de confiança, quase como se ela fosse uma pessoa também.
Construir uma estratégia para esse ambiente leva algumas etapas. Por exemplo, criar metas, escolher a rede social correta e definir um plano de ação.
Graduação
Para atuar nesta área é importante escolher uma graduação em marketing digital. Afinal, você aprende quais as técnicas e estratégias que são mais usadas no mercado. Além disso, conhecimento nunca é demais.
Outros meios para fazer marketing digital
A internet é um campo vasto e cheio de opções para manter contato com pessoas. Apesar de as redes sociais serem ótimas, não são os únicos meios para isso. Então, confira a seguir outras maneiras de promover um produto ou serviço.
Pode parecer algo do passado, mas o e-mail marketing é uma ferramenta atual e poderosa. Isso porque é um canal direto de comunicação. Então, ele serve para fortalecer a marca e até realizar vendas. Ainda, é uma forma de dialogar com quem já é cliente ou vai se tornar.
Blogs
Grande parte da navegação online acontece através de motores de busca, como o Google. Portanto, existe uma grande competição para aparecer na primeira página. Aí entram os blogs.
Eles são uma forma barata de atrair clientes para empresas de pequeno ou grande porte. Afinal, produzir conteúdos valiosos ajuda a levar os clientes a consumir aquela marca.
Site institucional
Construir uma imagem que transmita confiança é crucial para qualquer empresa. Por isso, é importante ter um site, além do blog e redes sociais. No final das contas, as pessoas precisam ter um canal onde consumir os produtos ou serviços.
Como trabalhar com redes sociais?
Hoje em dia, muitas pessoas pensam em trabalhar com as redes sociais. Mas nem todos conhecem a realidade desse mercado. Embora seja uma boa área de atuação, ela não tem a ver só com “publiposts”.
Aqueles que querem se tornar profissionais de marketing digital, precisam buscar uma formação. Assim, o aspirante a Social Media pode aprender a criar estratégias de qualidade. Veja a seguir algumas noções importantes para a profissão:
- Gestão de crises;
- Criação de textos com linguagem adequada a cada público;
- Produção de conteúdo e campanhas;
- Planejamento.
Como é a faculdade de Marketing Digital?
Os cursos voltados para a comunicação têm aceitação no mercado atual. Por exemplo, Relações Públicas, Comunicação Social e Jornalismo são carreiras relacionadas. Mas, são formações mais amplas e que não tratam só do mundo virtual.
A maneira mais rápida de começar a trabalhar com redes sociais é cursar Marketing Digital. Ao contrário dos bacharelados, essa é uma graduação tecnológica focada nas principais exigências da profissão. Então, algumas disciplinas são:
- Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor;
- CRM;
- Indicadores e Métricas;
- Experiência de Usuário;
- Mídia Online e paga;
- Otimização de Plataformas Online (CRO);
- SEO e Redação para Web.
O estudante precisa estar preparado para atualizar-se constantemente. Isso porque, diariamente surgem novidades capazes de interferir no cotidiano dos “marketeiros digitais”. Portanto, é essencial saber adaptar-se de maneira rápida às mudanças.
Vale a pena trabalhar nessa área?
Como todas as carreiras relacionadas à tecnologia, o Marketing Digital está em expansão. Aliás, uma vantagem de trabalhar com redes sociais é a opção home office. Assim, se você gosta do mundo da internet, essa profissão é para você.