InícioDicasAs 10 profissões mais sustentáveis do momento

As 10 profissões mais sustentáveis do momento

A preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais constante entre as pessoas. Afinal, os meios de produção das últimas décadas lançaram quantidades enormes de poluentes no solo, água e atmosfera. Agora, cientes de que essas atitudes provocam a escassez de recursos necessários para manter nosso modo de vida, tornou-se urgente a necessidade de ações que minimizem os impactos ao meio ambiente.

Nesse sentido, praticamente todas as profissões possuem algum modo de ser exercida sustentavelmente. Algumas, porém, se destacam pelas suas ações diretamente ligadas à preservação. São as chamadas profissões sustentáveis.

Conheça, a seguir, algumas delas:

Engenheiro ambiental

A função do engenheiro ambiental está ligada à elaboração do Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), sem os quais as empresas de grande porte não podem iniciar suas atividades. Além disso, ele também projeta redes de tratamento de água e esgoto e desenvolve programas para minimizar os impactos ambientais. Tais programas estão relacionados à gestão de resíduos e outras ações de preservação.

Mais cedo ou mais tarde, todas as empresas de médio e grande porte serão obrigadas a contratar um engenheiro ambiental. Por isso, além de ser sustentável, essa é considerada uma profissão do futuro.

Gestor ambiental

O trabalho do gestor ambiental é focado no gerenciamento dos recursos naturais de uma empresa. Trabalha também na elaboração e implementação de projetos que visam a redução dos impactos ambientais da indústria ou empresa.

Ainda mais, outra função recorrente é propor ações para reduzir resíduos e efluentes, além da recuperação de áreas degradadas. Comumente, o gestor ambiental é o responsável por adquirir e manter as certificações ambientais da empresa, como LEED, WELL e Procel. Suas ações são pautadas nas exigências da certificação que a empresa almeja adquirir ou manter.

Técnico em meio ambiente

De antemão, o técnico em meio ambiente trabalha junto ao gestor ambiental da empresa. Ele é o responsável por fazer as análises laboratoriais, estudos técnicos e zelar para o correto desenvolvimento dos projetos idealizados pelo gestor.

Nesse ínterim, tanto o técnico em meio ambiente quanto o gestor ambiental são também considerados empregos do futuro. Isso porque as empresas estão cada vez mais despertando para a necessidade de operar sustentavelmente.

Advogado ambiental

Antecipadamente, este profissional nada mais é do que um advogado que se especializou nas leis ambientais de uma determinada cidade ou estado. Por isso, para empresas com potencial poluente, é essencial contratar advogados ambientais que as assessorem, evitando sanções governamentais.

O advogado especialista em meio ambiente também pode atuar nas auditorias ambientais. São operações que analisam fusões de empresas, evitando que a empresa compradora adquira passivos ambientais e consequentes multas.

Ainda mais, essa profissão cresce na mesma medida em que as leis ambientais se tornam mais abrangentes e rígidas. São essenciais para empresas que queiram ser sustentáveis.

Ciências biológicas

O profissional formado em ciências biológicas tem conhecimento profundo sobre o funcionamento dos seres vivos e dos ecossistemas em que vivem. Dessa forma, conseguem compreender os impactos das ações do homem no meio ambiente.

Diferente do que muitos pensam, ser professor não é a única carreira para o biólogo. Seus conhecimentos não se limitam às interações entre os seres vivos, mas também à legislação ambiental. Além disso, é capaz de fazer estudos de impactos ambientais e desenvolver tecnologias sustentáveis.

O biólogo tem um papel fundamental na manutenção da vida no planeta, e é disso que se trata a sustentabilidade. Assim, pode implementar projetos e ações ou mesmo implementar alterações na cadeia produtiva de modo a reduzir os impactos ambientais. Também existe a possibilidade de trabalhar como pesquisador, contribuindo para o desenvolvimento científico do país.

Oceanógrafo

A área de estudo e trabalho dos oceanógrafos é muito parecida com a dos biólogos, porém restrita aos seres vivos aquáticos. Não apenas dos oceanos, como também de outros corpos d’água, como rios e lagos. Os oceanógrafos também estudam as relações entre esses corpos d’água.

Além disso, podem atuar em projetos de proteção ambiental para empreendimentos costeiros ou de extração marítima. Dessa forma, qualquer empresa que atue no mar ou próximo a ele, com os serviços de um oceanógrafo, pode operar evitando a degradação das vidas aquáticas.

Os oceanógrafos também podem atuar na recuperação de áreas marítimas degradadas, promovendo alterações nas tecnologias para a sustentabilidade da cadeia produtiva. Para completar, eles têm conhecimentos para simular os movimentos das marés e fazer o mapeamento do fundo dos oceanos, além de colaborar com o saneamento local.

Biotecnologia

Esta é uma profissão muito nova, por isso também pode ser considerada uma profissão do futuro. O biotecnólogo trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias ou no aprimoramento das atuais para se tornarem mais sustentáveis. 

Sua atuação pode ser em vários setores da indústria, tais como alimentação, saúde, química e meio ambiente. As possibilidades são vastas, geralmente no setor de pesquisa e desenvolvimento das indústrias. As tecnologias desenvolvidas visam a redução no uso de recursos naturais, redução de poluentes, uso de biodegradáveis, entre outros.

Engenheiro de energia

A escassez de recursos naturais no Brasil, e em boa parte do mundo, está causando também uma deficiência no fornecimento de energia. Isso num momento da história em que a necessidade de energia é cada vez maior.

Por isso, o engenheiro de energia é também um profissional sustentável, já que é capaz de atuar no uso consciente e eficiente dos recursos para geração de energia. Suas ações podem ser tanto no desenvolvimento de tecnologias que utilizem menos energia para funcionar quanto na implementação de fontes renováveis de energia.

Arquiteto e urbanista

O arquiteto e urbanista é responsável por pensar a infraestrutura das cidades para colaborar com a sustentabilidade. Seus projetos determinam a construção e a ocupação dos espaços urbanos menos agressivos ao meio ambiente.

Trata-se de uma profissão bem tradicional e que foi repensada nos últimos anos para atender a demanda de sustentabilidade da sociedade.

E quando se trata de projetos de casas e prédios, o arquiteto também tem maneiras de tornar sustentável. Seja na escolha dos materiais ou na utilização de luz natural para reduzir o consumo de energia.

Designer de produtos sustentáveis

A consciência ambiental chegou aos consumidores primeiro, e foram eles que passaram a cobrar atitudes sustentáveis das empresas. É por isso que muitas empresas hoje apostam no que chamam de produtos verdes, para atender às exigências dos consumidores e continuar lucrando.

Por isso o trabalho do designer de produtos sustentáveis está em alta e vai continuar assim por muito tempo. Eles criam embalagens biodegradáveis ou que duram mais, desenvolvem produtos que utilizam menos recursos naturais para serem fabricados, entre outras ações.

Ainda mais, há outras profissões relacionadas às citadas acima, como o Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal. Até mesmo profissionais da contabilidade e do relacionamento com outras empresas podem fazer sua contribuição para a sustentabilidade. O mais importante é que o profissional, seja qual for sua área de atuação, tenha consciência ambiental e busque diariamente aperfeiçoar suas práticas sustentáveis.

Confira também: 11 dicas para aproveitar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.