InícioGraduaçãoAgronegócioO que faz o profissional de agronegócios?

O que faz o profissional de agronegócios?

De início, um profissional de agronegócios faz tarefas desde o planejamento até cumprimentos de obrigações necessárias para o sucesso de um agronegócio em geral.

O profissional de agronegócios trabalha juntamente com indústrias agrícolas e agropecuárias para que sejam produzidos e vendidos produtos de qualidade. O Curso Superior Técnico (CST) em Agronegócio ajuda os profissionais e agricultores a enfrentar com sucesso os desafios. Além disso, a aprenderem a se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e aos gostos dos consumidores.

Uma vez que os agronegócios são fundamentais para qualquer sociedade, a demanda por empregos na área é constante. Isso ocorre porque esses profissionais são fundamentais na sustentação e crescimento de um criadouro ou fazenda. O campo do agronegócio busca oferecer algumas opções de carreira gratificantes. Algumas das quais incluem: administração agrícola e pecuária, comercialização de commodities, política agrícola e rural, comércio exterior e desenvolvimento econômico.

O que é o Agronegócio?

Antes de mais nada, o Agronegócio lida com o gerenciamento, marketing, e financiamento de alimentos e fibras, ou seja ele faz todo o trabalho, do campo até a mesa do consumidor final. Nessa área de conhecimento você estuda princípios de ciências agrícolas, economia, negócios e estatística. Tudo isso serve como preparação para uma carreira no Agronegócio, que pode variar desde agricultura, até setores relacionados ao governo.

No uso comum, o termo “agronegócio” normalmente se refere às grandes empresas agrícolas em comparação com pequenas fazendas independentes. No entanto, as empresas de agronegócio podem ser grandes ou pequenas. Até mesmo corporativas ou independentes. O agronegócio também é muito usado para descrever negócios que estão envolvidos na comercialização e distribuição de produtos agrícolas. Esses negócios incluem depósitos, atacadistas, varejistas e muito mais. Isso quer dizer que, qualquer empresa que esteja envolvida com a produção, comercialização, segurança e distribuição de alimentos, está envolvida de alguma forma no Agronegócio.

Porém, nem todas as empresas que trabalham com um profissional de agronegócios estão envolvidas necessariamente com a produção de alimentos. Certas empresas fabricam equipamentos agrícolas e substâncias de pesticidas. Outros negócios do ramo trabalham na produção de sementes geneticamente modificadas. Ou seja, tudo que envolve algum tipo de produção em massa de alimentos, além das ferramentas e substâncias que envolvem todo esse processo, está atrelado ao Agronegócio.

Não por acaso, o setor movimenta bilhões de reais todos os anos com suas empresas que podem ser nacionais ou multinacionais. Por essa razão, o profissional de agronegócios está envolvido em uma área em que é possível enriquecer. Isso ocorre simplesmente pelo fato de, às vezes, grandes quantias monetárias serem movimentadas pelo agronegócio que ele gerencia.

O que vou aprender para me tornar um profissional de agronegócios?

De maneira geral o curso superior para se tornar um profissional de agronegócios é oferecido em duas modalidades: tecnólogo e bacharelado. Na primeira, o período médio de estudos é de dois anos. Já no bacharelado, a formação é um pouco mais completa e aprofundada. Consequentemente, sua duração também é maior, com quatro anos em média de duração.

O Curso Técnico Superior (CST) em Agronegócios é muito voltado para a área operacional. Além disso, suas atividades e disciplinas são mais ligadas à etapa de produção. Um bom exemplo destas matérias é o Conhecimento e Preparação do Solo e Manejo de Animais. Certos tecnólogos em Agronegócio chegam a durar até três anos, dependendo da instituição.

Para outros alunos que pretendem se especializar em áreas industriais ainda existe o curso de Engenharia de Agronegócios. Esse curso tem como objetivo pegar o conhecimento e as técnicas usadas na Engenharia de Produção e usá-los nas áreas da agricultura e agropecuária.

O curso de Agronegócio prepara os alunos para aplicar os princípios econômicos e empresariais à produção e comercialização de alimentos, além de outros produtos agrícolas e manejo dos recursos naturais. Porém, o profissional do agronegócio se concentra em algumas matérias essenciais para sua formação. Confira algumas das que podem estar na grade curricular:

  • Cálculo
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade
  • Estatística
  • Lógica
  • Economia
  • Noções de Administração e Gestão
  • Direito
  • Marketing
  • Estratégia e Planejamento Agroindustrial
  • Política Agropecuária
  • Irrigação
  • Drenagem
  • Mercado Financeiro
  • Agronegócios
  • Logística

Para completar, você aprende os princípios associados às melhores práticas para o desenvolvimento de produtos, juntamente com a maximização de lucros e planejamento de investimentos. Portanto, isso será mais fácil depois de você se familiarizar com as ferramentas da contabilidade como balanços, declarações de renda e de fluxo de caixa.

Carreiras de interesse do profissional de agronegócios

Podemos dizer que o profissional de agronegócios pode trabalhar desde o controle de funcionários até a definição de plantações. Ele pode ainda realizar o trabalho completo de previsão de colheitas e saber como funcionam os maquinários. Enfim, cabe a ele saber todo o processo de confinamento e tratamento de animais também pode levar a cargos mais relacionados à pecuária.

Dependendo do cargo no qual está inserido, o profissional de agronegócio pode ter uma remuneração elevada. Principalmente na área de venda, devido às altas comissões relacionadas às toneladas de commodities muitas vezes vendidas de uma vez só. Também existem outras áreas novas da carreira, nas quais ainda há muita demanda de trabalhadores do setor. Confira alguns dos melhores cargos que esta carreira pode te oferecer.

Cargos e funções

  • Vendedor de agronomia: este é um cargo que necessita de profundo conhecimentos em negócios e um know-how de processos agrícolas avançados. Em particular, os vendedores de agronomia são empregados como especialistas em culturas (por exemplo, milho ou batata) em uma determinada área ou região.
  • Analista de energia renovável: antigamente, a indústria agrícola era amplamente dependente de combustíveis fósseis. Esse é um recurso não renovável, que contribui para a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Devido a esse fato, agora há um reconhecimento dos crescentes benefícios em tornar o setor agrícola mais sustentável. Enfim, isso aumentou a demanda por profissionais do gênero.
  • Gerente agrícola: sejam autônomos ou empregados em uma instalação industrial maior, os profissionais que escolhem essa carreira se certificam de que o abastecimento da produção está garantido. Seu principal papel é o de se certificar de que os locais de produção agrícola e de alimentos estejam funcionando da melhor maneira.

Por fim, apesar da percepção generalizada de que o profissional de agronegócios trabalha em uma indústria de baixa tecnologia, esta é, na verdade uma indústria próspera, repleta de oportunidades de carreira e estimulantes. Seja qual for sua área de interesse ou especialização, sem dúvidas há uma carreira específica no Agronegócio que pode estar esperando ser explorada por você. Não perca a chance de sua especialização, busque por universidades que oferecem o curso técnico ou bacharelado e comece sua formação!

Leia também esse conteúdo sobre o curso de Ciências Aeronáuticas. Vai que é mais a sua pegada, né?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.