InícioDicasBolsas de estudoBolsas de estudo em Engenharia Civil: conheça opções

Bolsas de estudo em Engenharia Civil: conheça opções

A Engenharia Civil está constantemente entre os cursos mais procurados em faculdades públicas e privadas em todo o país. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea), a graduação é uma das formações que oferece melhores salários entre profissionais de nível superior. No curso o aluno tem aulas teóricas e muitas disciplinas práticas realizadas em laboratórios específicos. Por isso, a mensalidade pode pesar no bolso. Logo, para ajudar, trouxemos algumas opções de bolsa de estudo para Engenharia Civil.

O curso forma profissionais aptos a trabalharem em diferentes áreas, como por exemplo, elaborar, fiscalizar e executar projetos e obras em casas, prédios, viadutos, barragens e estradas. Podemos dizer, enfim, que essa é uma das funções essenciais para a sociedade, principalmente quando pensamos em infraestrutura e crescimento.

Os estudantes podem se especializar em campos diversos, como transporte, saneamento, gestão de projetos e tecnologia. É uma das graduações queridinhas entre jovens brasileiros de diferentes regiões. Logo, entender como conseguir boas opções de bolsa de estudo para faculdade de Engenharia Civil é um ótimo passo para iniciar a carreira.

Por onde começar a procurar bolsa de estudo?

Antes de buscar bolsas para gradução em Engenharia Civil é importante entender que existem diversos caminhos para garantir uma ajuda nos custos da graduação. Por fim, essas bolsas se dividem em três categorias básicas.

  1. Integrais, que pagam toda a mensalidade.
  2. Parciais, que pagam parte da mensalidade para o aluno.
  3. E ajuda de custo, quando o estudante consegue um valor extra para cobrir custos específicos, como materiais, por exemplo.

Ao iniciar as buscas, você pode dividir as bolsas em dois tipos principais: públicas e privadas. Sendo que, a primeira é oferecida por programas do governo e a seguinte, enfim, por instituições privadas e pelas próprias faculdades.

Os critérios para escolher quem será contemplado variam bastante de acordo com cada programa e instituição. Mas, no geral, eles costumam se basear no desempenho escolar do aluno, nas notas do Enem ou em grau de parentesco. Um ótimo caminho para começar é garantir uma boa nota no Enem, que costuma ser um dos critérios em diversas instituições para oferecer bolsas integrais e parciais.

Bolsas de estudo em faculdades particulares

Para te ajudar nesse momento, separamos algumas opções de faculdade particulares em que você pode tentar uma bolsa para realizar a sua graduação. Além delas, vale à pena pesquisar o passo a passo no site das instituições do seu interesse.

  1. Anhanguera

Na faculdade Anhanguera é possível conseguir bolsas de estudo entre 10% e 100% através da avaliação da nota do Enem. Quanto maior a nota, maior a bolsa. Ela é válida durante todo o curso regular. Existe também a Bolsa Incentivo, destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Entre os critérios estabelecidos está a questão financeira do aluno e de sua família. Existe ainda o desconto pontualidade, para o estudante que paga as mensalidades na data correta, e também o desconto para servidores públicos e militares.

  1. Pitágoras

Bem semelhante aos critérios adotados pela faculdade Anhanguera, a Pitágoras também oferece bolsas entre 10% e 100% para alunos, a partir das notas do Enem, válidas durante todo o curso regular. Além de bolsa incentivo para aqueles que estão com dificuldades para ingressar em um curso superior, por causa da questão financeira. Outra opção é optar pelo crédito estudantil.

  1. Unopar

A Unopar oferece diferentes tipos de bolsas de estudo e, uma delas é a bolsa convênio com órgãos públicos, quando os servidores das instituições conseguem desconto na faculdade de Engenharia Civil. Depois de passar pelo vestibular, o estudante pode tentar também uma bolsa com as notas do Enem, bolsa incentivo ou bolsa para militares, sempre com descontos que variam entre 10% e 100%, a depender de cada caso.

Quais são os tipos de bolsa de estudo para Engenharia Civil?

Quando pensamos em bolsas para estudar em instituições brasileiras existem alguns caminhos:

  1. Iniciação científica
  2. Fundação Estudar
  3. Bolsas de faculdade
  4. Programas estaduais
  5. Educafro

Quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas possibilidade? 

  1. Iniciação Científica

Essas são para os alunos já matriculados em uma faculdade e com interesse por pesquisa científica. Logo, o estudante dedica parte do seu tempo a uma pesquisa, sob orientação de um professor pesquisador, e recebe uma ajuda de custo para pagar seus estudos. Para quem tem interesse, é preciso buscar informações dentro de cada faculdade. Essa é uma ótima opção para quem também quer focar mais nos estudos e começar a garantir boas experiências para o currículo.

  1. Fundação Estudar

Para essa opção de bolsa de estudo o critério mais importante é o mérito acadêmico. Ou seja, além de garantir uma boa nota no Enem, é importante manter o rendimento em dia durante o período escolar. A Fundação busca estudantes para universidades do Brasil e do Exterior e realiza uma seleção com sete etapas diferentes. Existem três iniciativas: Líderes Estudar, Estudar na prática e Estudar Fora. Para se inscrever, basta entrar no site da Fundação e ver se você se encaixa em todos os critérios.

  1. Bolsas de faculdade

Outra ótima opção é fazer um mapeamento das instituições do seu interesse. Logo depois, verifique no site de cada uma delas se existem programas específicos de bolsas de estudo. Geralmente, cada faculdade adota critérios próprios de seleção para bolsas integrais e parciais, de acordo com o curso e a disponibilidade de verba.

Por fim, para essa alternativa, os critérios de mérito acadêmico e impossibilidade financeira de arcar com o valor dos estudos costumam ser os mais importantes para obter as bolsas de estudo. Ter um bom histórico escolar, experiências extracurriculares e garantir uma boa nota no Enem podem ser alguns dos caminhos mais eficientes para os estudantes que querem conseguir bolsas específicas oferecidas pelas instituições.

  1. Programas estaduais

Aqui, vale novamente a regra de pesquisar um pouco mais no local de sua preferência. Uma boa dica para essa opção de bolsa de estudo é entrar em contato direto com as secretarias de Educação e pedir informações sobre bolsas acadêmicas e programas de auxílio para graduação. Em São Paulo, por exemplo, existe o programa Bolsa Universidade. Já no Rio Grande do Sul, o programa mais conhecido é o Procred. Os programas estaduais se espalham de formas diferentes em todas as regiões do país e, por isso, vale à pena fazer uma pesquisa mais profunda para entender quais são as oportunidades disponíveis no seu Estado.

  1. Bônus – Educafro

Nesse caso, as bolsas são oferecidas a estudantes negros de baixa renda, vindos de escolas da rede pública de ensino. O programa é parte da Organização não Governamental (ONG) Educafro e tem parcerias com diferentes instituições. Para se cadastrar, basta conferir o site da ONG e, como contrapartida, os alunos contemplados devem participar de trabalhos comunitários e sociais.

Principais critérios de escolha para bolsas de estudo

Existem critérios bem específicos para ingressar nas instituições. Mas, entre elas, encontramos um critério em comum: o bom desempenho escolar. Além disso, as anotas em avaliações de ensino médio também são levadas em consideração, já que as faculdades costumam considerar todo o histórico escolar dos estudantes envolvidos. Buscar cursos e atividades extracurriculares durante a fase escolar também pode ser um ótimo caminho para sair na frente na hora de conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade de Engenharia Civil.

Por fim, se quiser garantir uma formação fora do país, não se esqueça de se empenhar nos estudos. Faça isso antes de concluir o período escolar. Acima de tudo, uma boa dica para quem planeja tentar bolsas no exterior é participar de atividades extracurriculares e fazer exames de inglês. São dois pontos importantes para garantir um diferencial na hora de tentar uma vaga. Conseguir cartas de recomendação de professores também é uma ótima alternativa.

Agora que você já conhece os principais programas de bolsa de estudo para faculdade de Engenharia Civil e outros cursos no Brasil, basta escolher aquela que combina melhor com a sua realidade. Não se esqueça de estudar bastante, se preparar para os principais exames e entender passo a passo dos critérios utilizados pela faculdade da sua escolha.

Como é o curso de graduação em Engenharia Civil?

De maneira geral, podemos dizer que a graduação em Engenharia Civil capacita os futuros engenheiros para projetar, executar e gerenciar obras em diferentes áreas. Esse trabalho pode ser realizado na construção civil, hidráulica, saneamento e outras áreas essenciais para crescimento e manutenção de boa parte das estruturas que compõem diversos setores. É uma boa escolha de carreira para quem gosta de trabalhar para impactar de forma direta o cotidiano das pessoas.

Vale lembrar que, além da formação acadêmica, é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para trabalhar profissionalmente na área. A graduação tem duração, em média, de cinco anos, divididos em diferentes ciclos e semestres. Quem escolhe esse curso deve gostar ou ter facilidade com números e cálculos. Já que boa parte das disciplinas do curso são da área de exatas.

As disciplinas se alternam entre teóricas, mais no início do curso e, logo em seguida, podem transitar para matérias mais práticas. O objetivo é fornecer uma boa base teórica para o conhecimento básico os alunos, mas sem deixar de prepara-los para o mercado. O curso de Engenharia Civil conta com estágio obrigatório e supervisionado na grade. Para que os alunos tenham um contato mais direto com as rotinas de trabalho. Essa é uma etapa muito importante do curso, que pode abrir portas para os futuros profissionais na hora de entrar para o mercado.

Qual é o perfil de um engenheiro civil?

Espírito de liderança, facilidade para planejar e gerenciar, criatividade, capacidade de solucionar problemas e boa comunicação. Essas são algumas das principais características que o mercado de trabalho valoriza em um bom engenheiro civil. A primeira delas, o espírito de liderança, vai ser importante, principalmente, para profissionais responsáveis pelo andamento de obras.

O engenheiro civil precisa desenvolver o papel de líder para garantir o bom andamento de todos os processos, impulsionando e inspirando sua equipe. A facilidade para planejar e gerenciar também é uma habilidade essencial, já que engenheiros civis atuam em diferentes projetos, com diversas complexidades.

Para isso, o bom profissional deve se familiarizar com diferentes etapas do trabalho para entender como programar tudo da melhor forma. Estudar análise de riscos, custos e finanças também é um grande diferencial.

Além de saber lidar com números, um bom engenheiro civil precisa ser criativo. Essa habilidade se destaca na hora de resolver problemas complexos em grandes projetos e encontrar soluções diferentes para o andamento das obras. Sendo assim, criatividade e capacidade de solucionar problemas são aprendizados que andam e mãos dadas e fazem parte do perfil profissional de um engenheiro civil de destaque.

A boa comunicação também é essencial e, sem ela, todas as características anteriores podem parecer menores. Isso acontece porque é fundamental que um engenheiro civil saiba passar as informações e orientações com clareza para diferentes públicos, desde grandes clientes até operários que lidam com as rotinas práticas de uma construção. Saber se comunicar bem de forma falada e escrita é uma importante ferramenta no cotidiano desse profissional.

Quais as principais matérias em Engenharia Civil?

As disciplinas podem mudar de nome e de ordem de acordo com a instituição, mas algumas delas, obrigatórias pelo Ministério da Educação (MEC) costumam figurar na grade horária de todo os cursos. Pesquisar e entender mais de perto sobre as disciplinas ofertadas por um curso de graduação é um dos principais passos para entender se ele se encaixa nas suas perspectivas de carreira.

É através da grade horária da faculdade que você consegue entender um pouco melhor a dinâmica do curso e se preparar para ele, organizando o aprendizado de cada período, os materiais necessários e que cursos ou matérias extras você pode buscar para complementar o aprendizado. Para te ajudar nesse período, separamos aqui as principais matérias para que você conheça mais de perto o aprendizado oferecido na graduação em engenharia:

  • Desenho
  • Álgebra Linear
  • Probabilidade e Estatística
  • Introdução à Computação
  • Mecânica Geral
  • Sociologia
  • Cálculo
  • Geometria Analítica
  • Física
  • Química Geral
  • Equações Diferenciais Ordinárias
  • Metodologia Científica ou Método Científico
  • Resistência dos Materiais
  • Laboratório de Materiais de Construção
  • Introdução à Geotecnia
  • Análise Estrutural
  • Sistemas Estruturais
  • Hidráulica
  • Mecânica dos Solos
  • Ciências do Ambiente
  • Hidrologia
  • Sistemas Elétricos Prediais
  • Planejamento e Controle de Obras
  • Engenharia de Segurança
  • Administração
  • Economia ou Introdução à Economia
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
  • Topografia e Geodésia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Construção Civil
  • Sistema de Abastecimento de Água
  • Concreto Estrutural
  • Estruturas de Aço
  • Projeto de Estradas
  • Planejamento de Transporte e da Mobilidade Urbana
  • Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
  • Fundações

Quais as principais áreas de atuação em Engenharia Civil?

Além de aquecido, o mercado de trabalho na Engenharia Civil é amplo e diverso, sendo este um dos principais atrativos para estudantes de diferentes regiões do país. Existem especializações e possibilidades de carreira para diferentes perfis profissionais. Entre as principais áreas de trabalho estão engenharia civil, saneamento, infraestrutura e transporte, estruturas e fundação, geotecnia, gestão ambiental e hidráulica.

Vale lembrar que o salário dos profissionais pode variar de acordo com a especialização escolhida. Mas, atualmente, a média salarial para engenheiros civis está em R$ 7,3 mil, de acordo com a agência Catho.

Além da área de especialidade, outros fatores podem interferir nas diferenças salariais, como a região, o tempo de trabalho e a qualificação profissional. Por isso, além da graduação, é importante investir em cursos extracurriculares, pós-graduação, seminários e outras possibilidades que aumentem seu nível de especialização na engenharia civil.

Entender o cotidiano de trabalho de diferentes profissionais é um dos pontos mais importantes na hora de escolher uma carreira. Então, para te ajudar a entender se Engenharia Civil é a graduação certa para você, vamos mostrar um pouco mais do trabalho em algumas das principais áreas de especialização.

Construção Civil

A construção civil é, enfim, a área mais conhecida e movimentada na Engenharia Civil. Nessa área os profissionais lidam com a elaboração completa dos projetos de obras. Elas podem ser de prédios residenciais, rodovias, portos e aeroportos, etc. Esse profissional é responsável por todas as etapas e conjunto de atividades necessárias para a edificação. Por isso, senso de responsabilidade, organização e liderança são habilidades essenciais para quem quer se especializar na construção civil.

Gestão Ambiental

Essa é uma área que tem crescido exponencialmente na Engenharia Civil e também em outras profissões. O crescimento é resultado da preocupação da sociedade com o meio-ambiente e com a necessidade de preservação. Os engenheiros especializados em engenharia ambiental vão trabalhar na busca de materiais mais sustentáveis e soluções para projetos em harmonia com a natureza. Priorizar matérias-primas menos agressivas ao ambiente também é fundamental.

Estradas e transportes

Esse setor trabalha com toda a logística de tráfego, envolvendo atividades como planejamento, construção e implementação de diferentes sistemas de transporte. Com o crescimento constante das cidades, essa é uma área aquecida da engenharia, que demanda muitos profissionais. Os engenheiros devem trabalhar em busca de solucionar problemas de mobilidade e também devem estar atentos para diminuir os impactos sociais e ambientais da atividade.

Geotecnia

Nessa área de especialização os engenheiros devem se aprofundar nos conhecimentos dos solos. Logo, trabalhando em obras como hídricas, barragens e fundações. Nesse campo o profissional trabalha envolvido com escavações e mecânica dos solos. É um campo importante para toda a engenharia civil, já que ele atua diretamente com a base da construção.

Saneamento

Aqui o engenheiro vai atuar com projetos na exploração do uso da água e obras de saneamento básico. Incluindo esgotos, drenagens e resíduos. São atividades que demandam que o profissional estude sobre os sistemas de abastecimento, meio ambiente e saúde pública. Por fim, é uma área em crescimento, já que as políticas públicas por saneamento e descarte de resíduos têm sido uma exigência cada vez maior para governos de diferentes regiões.

Essa é, enfim, uma boa escolha para estudantes que querem trabalhar em melhorias que impactam diretamente o cotidiano das pessoas. Outra dica para se destacar na carreira é estar sempre atualizado em relação a novas tecnologias. Elas podem modernizar projetos e aumentar o conforto e durabilidade das pessoas envolvidas.

Materiais e construção

Essa é uma área que exige um bom conhecimento do engenheiro civil. Além de se preocupar com a escolha dos melhores materiais para a obra, é essencial que o profissional trabalhe pra diminuir os impactos ambientais causados por ela. Além disso, o engenheiro deve aprender sobre clima, solo. E também sbre incidência solar e outros componentes ambientais que possam influenciar na escolha dos materiais. Por fim, o objetivo é que eles sejam mais duráveis e tenham melhor custo-benefício.

O que mais você pode saber sobre a Engenharia Civil?

Depois de se preparar para conseguir uma bolsa na faculdade de Engenharia Civil e entrar na graduação, é importante conhecer mais de perto as áreas de trabalho da carreira escolhida.

Além disso, tire um tempo para realizar uma pesquisa detalhada sobre as disciplinas ofertadas. E também sobre a grade curricular e aprendizados adquiridos ao longo da graduação. Assim fica mais fácil decidir se Engenharia Civil é a escolha certa.

Depois, já dentro do curso, procure encontrar suas áreas de preferência para buscar uma especialização. Profissionais especializados costumam ganhar salários melhores e uma facilidade maior para o mercado de trabalho.

Além disso, outro ponto fundamental para quem quer se destacar na carreira é investir na formação profissional. Busque cursos extracurriculares, grupos de estudo, seminários, workshops e empresas júniores. A faculdade pode ser um ótimo período para preparar da melhor maneira possível o seu início de carreira. É nesse período que você constrói boa parte da sua base teoria para exercer a profissão. E, por fim, escolhe a sua área de especialização. Essas escolhas vão influenciar diretamente na carreira que vem logo a seguir.

Por fim, antes de entrar na faculdade, escolha bem qual é a melhor instituição para você. Além disso, leve em conta alguns critérios. Preste atenção na mobilidade urbana, facilidade de acesso, boas instalações. E também no quadro de professores e de disciplinas, instalações, presença de laboratórios e espaços para aulas práticas. Tudo isso vai influenciar diretamente no seu tempo de estudo e aprendizado. E, logo, na carreira que virá logo a seguir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.