InícioDicasBolsas de estudoQuais os requisitos para conseguir bolsa de estudos?

Quais os requisitos para conseguir bolsa de estudos?

Conseguir uma bolsa de estudos é uma excelente maneira de cursar uma faculdade particular sem pagar nada – ou pouco – por isso. No entanto, apesar de existirem muitos tipos de bolsas, não são todas as pessoas que conseguem esse benefício.

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto neste artigo e saiba quais os requisitos para adquiri uma bolsa de estudos. Além disso, saiba quais são os tipos de bolsa que existem.

O que é bolsa de estudos?

A bolsa de estudos é uma ajuda financeira dada ao aluno para que ele possa pagar as mensalidades de uma graduação particular. Assim, ele consegue concluir o ensino superior com o financiamento de instituições, empresas ou governo.

Tipos de Bolsa

Essa ajuda financeira, custeada por diversos órgãos, pode ocorrer de três formas. Confira a seguir cada uma delas.

  • Integral

Quando é concedida uma bolsa de estudos integral ao aluno, todo o valor do curso é pago pela instituição que o está financiando. Portanto, nesse caso, o estudante não tem de arcar com nenhum custo da sua faculdade.

  • Parcial

Ao contrário do primeiro, neste tipo é custeado apenas parte da graduação. Sendo assim, o aluno arcará com metade das mensalidades (podendo ser menos ou mais a depender da bolsa concedida).

  • Ajuda de custo

Em alguns casos, a universidade concede ao estudante uma ajuda de custo para as despesas com os estudos. Ou seja, os gastos com transporte, alimentação e livros, por exemplo.

Requisitos para conseguir uma bolsa de estudos

Não são todas as pessoas que têm direito a uma bolsa de estudos. Por isso, para conceder a quem realmente precisa (aqueles sem condições de bancar um curso particular), as faculdades desenvolveram requisitos que os alunos têm de se encaixar.

Tais pontos levam em conta diversos fatores de ordem econômica, social e familiar, sempre considerando ajuda a quem realmente precisa. Então, alguns aspectos avaliados para concessão de bolsa são:

  • Renda do estudante e da família;
  • Histórico e desempenho escolar do aluno;
  • Nota do Enem (em alguns casos);
  • Parentesco (para familiares de alunos e funcionários da faculdade);
  • Potencial de desenvolvimento (no caso das empresas que financiam a faculdade de seus funcionários).

Como conseguir uma bolsa de estudos?

O caminho para conseguir uma bolsa exige pesquisa e dedicação. Portanto, procure com atenção as universidades que oferecem algum tipo de ajuda e se empenhe em consegui-la.

De modo geral, os critérios para a concessão de bolsa de estudos variam muito. Entretanto, é possível encontrar também bolsas de mais fácil acesso. Confira a seguir as quatros formas mais fáceis e comuns de consegui-las.

1 – Bolsa de faculdades

Algumas faculdades têm programas de bolsas próprias e concedem a ajuda ou um desconto ao aluno de acordo com os critérios da instituição. Por exemplo, para alunos de baixa renda ou para familiares de estudantes e funcionários da universidade.

O mais comum são descontos a partir do desempenho acadêmico. Então, pesquise para saber mais sobre quais instituições oferecem esse benefício. Depois, é só estudar bastante e conseguir por meio do seu próprio mérito.

Desconto por desempenho no vestibular

Existem instituições que concedem bolsa de estudos a alunos que têm um bom desempenho no vestibular. Assim, se o aluno acertar 75% das questões, por exemplo, ganha um desconto integral até o fim do curso.

Há também outras que premiam os colocados em primeiro e segundo lugar no vestibular com bolsas de 100% e 50%, respectivamente.

Desconto pela nota do Enem

Algumas faculdades particulares oferecem descontos a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, o valor depende da quantidade de pontos obtida na prova, podendo chegar até 100%.

2 – Bolsa de estudos do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que não têm condições de pagar a mensalidade da faculdade particular.

Para participar e ser beneficiado com o programa, que ocorre duas vezes ao ano (1º e 2º semestre), deve-se preencher certos critérios. Portanto, observe quais são:

  • Renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter feito o Enem no ano anterior e obtido, pelo menos, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação;
  • Não possuir diploma de nível superior;
  • Ter cursado o Ensino Médio em escola pública, ou privada com bolsa integral, ou ser pessoa com deficiência ou professor efetivo na rede pública (neste caso, não precisa comprovar renda).

Seleção dos candidatos

O critério para a seleção é a nota do Enem. Assim, quem conseguir a nota maior para o curso selecionado consegue a vaga. Lembrando que isso ocorre depois de aceita a sua inscrição, o que dá a você o direito de concorrer a bolsa de estudos.

Há um tempo determinado para a inscrição, que é feita de forma gratuita no site oficial do programa. Diante disso, dê uma olhada nas datas e veja quando será o próximo. Não perca a oportunidade!

3 – Bolsa de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica pagam uma ajuda de custo aos alunos que dedicam parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor pesquisador.

Existem vários tipos de bolsa de estudos de iniciação científica e, para participar, é preciso já estar matriculado na faculdade. Contudo, os critérios e áreas de conhecimento variam em cada instituição.

Caso esteja interessado, busque mais informações na sua faculdade e analise qual o custo-benefício de participar desses programas. Aliás, vale ressaltar que, além da questão financeira, a pesquisa traz inúmeros benefícios à carreira acadêmica.

4 – Bolsa de estudos de empresas

Algumas empresas oferecem bolsa de estudos para seus funcionários se especializarem no ramo ao qual ela pertence. Assim, garantem maior produtividade na companhia e os empregados têm a chance de crescer na mesma.

Procure saber se a sua empresa oferece tais serviços e converse com o RH (Recursos Humanos) sobre os critérios para entrar em tal programa. Bem como sobre o que é preciso para conseguir uma bolsa.

Não perca a chance de estudar com uma bolsa de estudos

Veja que há muitas formas de conseguir uma bolsa de estudos, seja parcial ou integral. Caso esteja achando difícil encontrar bons cursos que oferecem essa ajuda financeira, entre em contato com as faculdades do Grupo Kroton. Elas mantém, entre seus serviços, bolsas e descontos para os alunos, além de algumas participarem do ProUni.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.