InícioDicasCurrículoTrabalho voluntário: como incluir no currículo?

Trabalho voluntário: como incluir no currículo?

O espaço no currículo para o trabalho voluntário é uma dúvida de muitos profissionais e estudantes. Afinal, qual o espaço ideal para apresentar aos possíveis contratantes as atividades voluntárias desenvolvidas?

Muitos ainda têm dúvidas a respeito da inserção do voluntariado em um currículo destinado ao mercado de trabalho. Se você é uma dessas pessoas, que se questiona sobre o espaço do trabalho voluntário, saiba de antemão que a ideia é acertada! Hoje em dia, diante da intensa competitividade no mercado, algumas atividades para além de cursos e habilidades técnicas estão chamando a atenção de gestores e contratantes. Assim, em meio a tantas opções, o voluntariado se torna uma opção que beneficia tanto a causa escolhida quanto o seu futuro profissional.

Se você está concluindo a graduação e procura por uma oportunidade, ou se está pensando em trocar de emprego, considere o trabalho voluntário. Com isso, vamos ajudá-lo a aprender a inserir as informações do voluntariado no currículo. Vamos lá?

A importância do trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade que pode ajudar muito além da causa atendida. O próprio voluntário pode ser transformado pela experiência da atividade. Em muitos casos, além das qualidades morais, o trabalho voluntário pode se tornar um diferencial no currículo, como já dissemos.

Diante do cenário concorrido do mercado de trabalho, habilidades e capacidades comprovadas podem fazer a diferença no momento da contratação. Por isso, considere a experiência de um voluntariado. Assim, além das experiência engrandecedora, você adquirirá habilidades capazes de ajudá-lo em sua profissão.

Portanto, ao realizar um trabalho voluntário, você adquirirá experiências, conhecimentos e habilidades que o desenvolverão pessoal e profissionalmente. Desse modo, você estará em contato direto com outras realidades, com diferentes culturas e situações de vida, e isso desenvolverá em você a tolerância, a empatia e a compreensão. Logo, todas essas habilidades, apesar de serem primeiramente vistas no campo pessoal, também serão ligadas ao seu trabalho. Você estará mais tolerante à opinião e experiência de seus colegas, se comunicará melhor, terá novas ideias e será capaz de solucionar problemas com mais eficácia.

O trabalho voluntário e a sua carreira

Além disso, com todo o desenvolvimento das suas habilidades interpessoais, você sabia que pode fazer trabalho voluntário na área em que escolheu estudar? Sim, isso mesmo! Em muitos casos você conseguirá aliar trabalho voluntário com experiência profissional, atuando diretamente com a realidade da profissão que escolheu.

Dessa forma, se você estuda para se formar uma professora licenciada em Letras, você pode dar aulas de Redação e Português para cursinhos populares. Assim, você ajudará pessoas que não podem pagar por seus estudos a conquistarem uma vaga em uma universidade (pública ou particular com bolsa de estudos). Muito bacana, certo?

Tipos de trabalho voluntário mais comuns

  • Ajudar idosos e casas geriátricas;
  • Auxiliar crianças enfermas com brincadeiras e momentos lúdicos;
  • Preparar e distribuir alimentos para população em situação de rua;
  • Promover campanhas de agasalho e doação de roupas;
  • Amparar animais abandonados e auxiliar no processo de adoção;
  • Elaborar campanhas nas mídias sociais que ajudem organizações necessitadas;
  • Praticar esportes em projetos com jovens em comunidades carentes;
  • Ensinar trabalhos manuais para pessoas que necessitam de renda;
  • Ajudar na limpeza de parques, praças, rios, lagos, mares e regiões poluídas;
  • Participar de projetos jurídicos de apoio às causas sociais e coletivas;
  • Dar aulas em cursinhos populares gratuitos.

Portanto, diante desses exemplos, é evidente que você pode atuar no voluntariado enquanto estuda e se profissionaliza na área escolhida. Um publicitário pode trabalhar com mídias sociais e campanhas para causas. Também, uma veterinária pode auxiliar animais abandonados, uma assistente social pode alimentar moradores de rua, uma advogada pode atuar em defesa de causas coletivas. Porém, nada disso é uma regra. Conheça as possibilidades de atuação e saiba que, para ajudar, tenha disposição para aprender e separe um tempo para se dedicar.

Além dos exemplos citados acima, há ainda muitas outras opções. Nesse sentido, organizações de trabalho voluntário, entidades beneficentes ou muitas outras instituições (públicas e privadas) dispõem de programas de voluntariado. Assim, o importante é conhecer os programas e projetos disponíveis e procurar um que se alie ao seu propósito (pessoal, profissional e social). Ah, mas não esqueça! Você estará lidando com pessoas, é importante sempre ficar atento às questões éticas, sem explorar ninguém em benefício próprio. Ainda que conte pontos no seu currículo, o objetivo final de um trabalho voluntário é auxiliar as outras pessoas através de seu papel social.

Como inserir o trabalho voluntário no currículo?

Chegamos até esse momento: você decidiu atuar em uma determinada causa, ou já atua como voluntário, e quer saber como inserir essa ação em seu currículo. Assim, o objetivo principal de expor o voluntariado em seu currículo é demonstrar pró-atividade e habilidades interpessoais. Você se diferencia diante da atuação social.

Ademais, tenha em mente que você aprende habilidades o tempo todo: nas aulas, no estágio, no seu tempo livre, no trabalho voluntário. O ponto principal do currículo é aprender a colocar suas habilidades nas palavras certas, de forma objetiva.

Primeiramente, saiba que não há uma regra geral. Mas, escolha bem o tipo de currículo que você deseja apresentar. Vamos exemplificar:

Currículo tradicional

Aqui, a ordem seguida será cronológica. Nesse sentido, estarão expostas em seu currículo as informações na ordem cronológica de experiência e estudo. Onde você se formou ou onde estuda, em quais estágios atuou, quais vagas de emprego já teve. Nesses casos, sugerimos duas opções:

  • Informações adicionais: aqui, você pode adicionar, ao final do seu currículo, informações sobre capacidades, práticas, habilidades e preferências. Caso você tenha pouca experiência com voluntariado, é uma opção.
  • Campo “Trabalho Voluntário”: esse caso é para quem possui algumas experiências com voluntariado. Se for em mais de um lugar, você adiciona os campos e as funções desenvolvidas em cada tópico.

Currículo funcional

Aqui, as habilidades são as grandes estrelas. Portanto, além de expor informações sobre suas formações acadêmica e profissional, você também contará com um espaço para citar quais são suas principais habilidades e competências.

  • Habilidades: para preencher esse campo, faça uma lista das suas habilidades. Através do trabalho voluntário, identifique quais habilidades você desenvolveu nesse período e que vale a pena serem citadas. No caso desse tipo de currículo, as informações básicas estão indicadas, mas você demonstra o que aprendeu com uma lista de habilidades.

 

Por fim, lembre-se que, ao enviar um currículo (tradicional ou funcional), você precisa focar na vaga pretendida. Nesses casos, é importante dar mais atenção às habilidades ou às experiências que se alinhem com o propósito da vaga.

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.