InícioDicasEnem10 personagens históricos que mais caem no Enem

10 personagens históricos que mais caem no Enem

O conteúdo de História nas provas do Enem e vestibulares é extenso e abrange tanto a História do Brasil quanto a História Geral. Apesar disso, há sempre temas recorrentes, que são também os assuntos de preferência da maior parte das bancas. Conhecer esses temas e, inclusive, os 10 personagens históricos que mais caem no Enem e vestibulares, pode, portanto, ajudar os estudantes a direcionar o estudo.

Para começar, consultamos alguns bancos de questões para identificar os principais temas e períodos históricos nos exames. 

A prova de História do Enem, por exemplo, exige do candidato capacidade interpretativa e habilidade para fazer relações com várias disciplinas.

O que você verá neste artigo:

História no Enem e vestibulares

Em primeiro lugar, é fundamental entender como a História se apresenta no Enem.

Estamos falando de uma matéria que está dentro da área de Ciências Humanas. 

No total, são 6 competências e 20 habilidades avaliadas, sendo a prova dividida em: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

De modo geral, os estudantes precisam ser capazes de identificar os fatos marcantes da História Geral e História do Brasil que levaram a transformações.

Tratam-se, acima de tudo, de grandes conflitos, de fatos marcantes na política e do desenvolvimento industrial e tecnológico.

Isso sem falar dos eventos que levaram a alterações significativas na organização social e das mudanças de caráter cultural e econômico.

Nesse sentido, é fundamental que o estudante seja capaz de identificar, antes de tudo, a relacionar esses acontecimentos. 

É fundamental ainda que saiba compreender o modo como esses fatos e seus personagens afetaram a história da humanidade.

Temas recorrentes no Enem 

Em segundo lugar, é importante conhecer quais são os temas mais recorrentes no Enem e vestibulares.

Para se ter uma ideia, de uma lista de 16 questões de História do Enem,o portal Toda Matéria listou os assuntos que mais aparecem.

Confira abaixo a lista:

  • Brasil Colônia
  • Brasil Império
  • Idade Média
  • Nazifascismo
  • Modernismo
  • Diretas Já
  • Roma Antiga
  • Era Vargas
  • Iluminismo
  • Renascimento
  • Revolução Industrial
  • Revolução Francesa

Outro banco de questões que traz questões de História é o Laplace.

O Ensinarhistoria.com.br, inclusive, utilizou os dados do Laplace para analisar a História em dez anos de ENEM (exames de 2010 a 2019)

Assim, constatou que os conteúdos mais recorrentes de História no Enem durante esse período foram:

  • História do Brasil (44% das questões)
  • História Geral (27%)
  • Temas Transversais (18%)
  • História da América (5%)
  • Introdução à História (4%) 
  • História da África (2%)

Além disso, outra observação é digna de destaque: em História do Brasil,  o tema História do Brasil República foi disparado o tema mais presente.

Logo depois, aparecem o Período Colonial, Período Monárquico e Idade Contemporânea.

Quer saber mais? Veja também a quantidade de questões de História por assunto.

Quantidade de questões por assunto (Enem e vestibulares)

Outro portal que também apresenta a proporção com que cada assunto aparece no Enem e vestibulares é o aprovaconcursos.com.br, que possui um banco com 533 exercícios. 

Trata-se de um portal que divide as questões de História  em dois polos: História do Brasil e História Geral.

Além disso, apresenta uma lista com o número de questões em que cada conteúdo aparece.

Ou seja, estamos falando dos temas mais recorrentes e, por isso, com chances maiores de aparecerem novamente.

Atenção: isso não significa que os alunos devem focar apenas nesses assuntos.

Veja abaixo a disposição de questões por assunto:

Personagens históricos

Com isso, podemos facilmente localizar quais os personagens históricos que mais caem nos vestibulares.

Isso porque, conhecer quem são os personagens é fundamental na hora de estudar. Afinal, a História é feita por pessoas. 

Em outras palavras, quando conhecemos tais atores, fica mais fácil compreender o conteúdo. Consequentemente, aumentam, em muito, as chances de acerto das questões. 

Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945 e entre 1951 e 1954. Por isso é, sem dúvida, um dos personagens da História do Brasil que mais caem no Enem e vestibulares. Fique atento e veja algumas questões sobre a Era Vargas.

Juscelino Kubitschek chefiou o Brasil entre  1956 e 1961, tendo sido responsável pela construção de Brasília em um período de grande otimismo. Vale destacar que sua política econômica tinha por lema “50 anos de progresso  em 5 de governo”.

João Goulart foi deposto em 1964 depois de prometer grandes e importantes reformas. Confirma algumas questões sobre o Governo Jango.

Pedro II foi o segundo imperador do Brasil e governou por quase 50 anos até a proclamação da República. Por essa razão, é bastante cobrado nos vestibulares. Conheça alguns exercícios sobre Dom Pedro II.

Zumbi dos Palmares liderou o Quilombo dos Palmares entre 1678 e 1694, atuando na resistência contra os portugueses. É considerado ainda um símbolo dos negros contra a escravidão no Brasil.  

Quer saber mais? Confira esses exercícios resolvidos sobre a escravidão no Brasil e conheça 10 questões sobre escravidão e resistência no Brasil colonial.

Robespierre foi um político que liderou a Revolução Francesa, vindo a implantar um regime conhecido como “Grande Terror”.  Por fim, acabou morto na guilhotina em 1794.

Oliver Cromwell foi um ditador e líder da Revolução Puritana que ocorreu na Inglaterra e substituiu a Monarquia por uma República. Conheça 4 Exercícios sobre Cromwell e a Revolução Puritana Inglesa.

Montesquieu (1669-1755)  foi um importante filósofo do Iluminismo, responsável pela teoria que, mais tarde, culminou no sistema tripartite de separação dos poderes.

Benito Mussolini (1883-1945) liderou o Partido Fascista, cuja ideologia se caracterizava pelo totalitarismo, ultranacionalismo, perseguição à oposição e atuação contra as liberdades individuais. 

Foi uma forte influência e aliado de Adolf Hitler, que, com sua política anticomunista e antissemita, marcou a história de forma negativa, sendo responsável por um dos maiores genocídios da humanidade.

Quer aprender mais? Descubra 10 filmes para assistir antes do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.