Como é o curso de Computação em Nuvem?

Redação Voomp
Colaborador do Voomp

Crédito: Foto de Christina Morillo / Pexels

Antes de mais nada, o curso de Computação em Nuvem se trata do estudo de um serviço de computação que você pode usar pela internet para hospedar e executar seus aplicativos.

Dessa forma, a “nuvem” dentro do curso de Computação em Nuvem se refere simplesmente aos servidores e redes subjacentes. Que por sua vez, executam seus aplicativos na Web, bancos de dados e muitos outros. Claro, o termo “nuvem” não faz alusão àquela coisa branca, inchada e com aparência de algodão no céu.

Assim como, os servidores físicos também não estão pairando acima da terra. Os servidores da Computação em Nuvem estão hospedados em data centers em todo o mundo e possivelmente podem estar situados em um dos prédios da cidade em que você mora.

Em suma, o curso de Computação em Nuvem te ajuda a saber aproveitar os serviços de comunicação pela internet e os provedores de serviços em nuvem. Além de ser o responsável por gerenciar a infraestrutura subjacente que executa os sites.

Logo, a Computação em Nuvem se tornou uma verdadeira “espinha dorsal” em diversas operações de T.I nos últimos anos. E, de acordo com diversas pesquisas, continuará sendo uma função importante para empresas no futuro. Então, se você quer mesmo ser um bom profissional de T.I, fazer um curso de Computação em Nuvem abrirá oportunidades para você.

O que se aprende no curso de Computação em Nuvem?

Como você já deve saber, o mercado de Computação em Nuvem está entre os domínios mais quentes e tendência de curso ideal para trabalho. Além disso, recentemente o assunto se tornou mais brilhante, conforme mais empresas enxergam a importância desse curso.

Porém, antes de começar a aprender Computação em Nuvem, você terá que aprender ou se familiarizar com diversos assuntos. E como esse é um setor avançado, é necessário que você esteja familiarizado com vários assuntos. Principalmente porque está relacionado a muitas tecnologias.

Aqui estão alguns dos principais assuntos que você deve saber e que serão vistos no curso de Computação em Nuvem:

Habilidades de programação

De maneira geral, ao se fazer o curso de Computação em Nuvem você desenvolverá habilidades de programação adequadas. Porque irá trabalhar com várias linguagens de programação ao mesmo tempo. Os profissionais de Computação em Nuvem usam várias linguagens de programação, que incluem: Java, PHP e .NET.

Cada uma dessas linguagens tem suas vantagens distintas, portanto, você deve se concentrar no desenvolvimento de uma compreensão básica de cada uma delas.

Um bom exemplo disso, inclui a linguagem Python, este que torna tarefas de programação específicas mais fáceis e eficientes ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, o PHP é exigido para o desenvolvimento de aplicativos de Computação em Nuvem.

Deste modo, saber como criar um programa e ter habilidades de codificação também o ajudará a se tornar um profissional dessa área. Logo, se você é iniciante em programação, deverá começar com Python, pois tem uma sintaxe mais simplória e não se precisa de experiência.

Aprenderá Bancos de Dados no curso de Computação em Nuvem

Inicialmente, os Bancos de Dados permitem que as empresas acessem e armazenem facilmente uma grande quantidade de informações. Além disso, os profissionais de Computação em Nuvem ajudam suas organizações gerenciando e criando bancos de dados baseados em nuvem. Assim, é crucial entender a funcionalidade dos bancos de dados.

Ademais, os bancos de dados armazenados em nuvem se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos. Porque permitem que uma organização aproveite os benefícios de ter um banco de dados sem o hardware necessário.

Também é importante aprender tecnologias relacionadas a esses conhecimentos. Então, o SQL é a linguagem de programação perfeita para lidar com um sistema de gerenciamento básico de um banco de dados relacional. Além do SQL, outras tecnologias de bancos de dados proeminentes são MongoDB, MySQL e Apache Hadoop.

Então, ter uma compreensão básica dessas tecnologias é suficiente para começar a aprender Computação em Nuvem. Se você não estiver familiarizado com esses assuntos, recomendamos começar aprendendo os fundamentos de bancos de dados e SQL.

Conhecimentos de segurança e privacidade

De certa forma, as preocupações com a segurança digital e a privacidade tornaram-se um problema significativo recentemente. Hoje em dia, os hackers atacam pessoas 2.244 vezes por dia, o que significa que estão atacando a cada 39 segundos.

Nesse sentido, as empresas tendem a precisar garantir seu armazenamento de nuvem e aplicativos de forma protegida. Então, é essencial que tudo seja bem protegido de hackers e outros elementos maliciosos. É por isso que você vai estudar no curso de Ciência de Dados fundamentos de segurança cibernética. Pois elas diminuem os riscos de hackers que se esforçam para serem bem sucedidos.

Pré-requisitos para se dar bem no curso de Computação em Nuvem

Do mesmo modo que a Computação em Nuvem abrange uma ampla área de tecnologia da informação. E dentre estas áreas podemos destacar algumas delas:

  • Estrutura de hardware
  • Estrutura de software
  • Tecnologia de virtualização
  • Instalações do datacenter
  • Terminologias de Engenharia de Software

Todas as áreas mencionadas acima estão completamente interligadas dentro do meio de TI. Naturalmente, não é preciso um diploma no ensino superior para se aprender Computação em Nuvem. Mas fazer um curso de Computação em Nuvem em uma boa instituição é o caminho ideal.

De início, como o curso de Computação em Nuvem é adaptado a todos os lugares do mundo. E assim que se começa a trabalhar em uma infraestrutura em nuvem, aparecerão chances suficientes de aprender a se adaptar ao ambiente de trabalho. Logo, para aprender bem no curso de Computação em Nuvem é preciso ter experiência de trabalho em TI.

Por fim, conhecer o código não é um pré-requisito para aprender no curso de Computação em Nuvem. Os códigos não são necessários para se iniciar recursos em uma nuvem pública ou privada. Logo, se ocorrer um erro, a codificação ajuda na tentativa de encontrar a causa raiz por trás de um problema.

Também existe a questão de que, por ser um assunto novo, praticamente todos estão se adaptando a esta área. Já se preocupar com isso nos dias de hoje já é um grande passo. Busque uma instituição de ensino qualificada e boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.