Fundamental para o trabalho em diversas atividades, a Assessoria de Compras é uma função desconhecida para muitas pessoas.
Porém, esta área tem grande potencial no Brasil, e chances de carreira sólida, até mesmo com viagens internacionais.
Nesse sentido, pode ser interessante se aprofundar na área que envolve gestão estratégica e procurar capacitação.
Abaixo, entenda mais sobre Assessoria de Compras, como se tornar um profissional e as chances que o mercado oferece.
O que você verá neste artigo:
O que é Assessoria de Compras
Atividade que faz parte das rotinas da profissão de Administração, a Assessoria de Compras é responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro de uma organização.
Este serviço é executado de acordo com políticas específicas, e pode ser realizado por uma empresa ou uma única pessoa.
Também pode incluir os cálculos das despesas com estocagem e depreciação, análise de custeio e avaliação das instalações.
O principal objetivo do trabalho de administrar compras é evitar o desperdício e gastos desnecessários, que podem acontecer devido a erros na aquisição de materiais ou mesmo na forma de estocá-los.
Por isso, é importante que o gestor de compras faça um bom planejamento.
Isso envolve comprar no tempo e quantidade certos, além de sempre verificar o recebimento dos materiais e ofertas dos fornecedores.
Diante disto, podemos resumir a função desta forma:
Um bom profissional em compras deve manter uma boa relação entre cliente e fornecedor, diminuindo os custos e mantendo a qualidade.
Ele deve ter uma excelente organização do trabalho e compreender as demandas da empresa.
Diferenças da Assessoria de Compras e Logística
Mas afinal, o trabalho do assessor de compras é idêntico ao dos profissionais em Logística, outra área da Administração?
Enquanto a Logística é focada no armazenamento e transporte de mercadorias, a assessoria de compras lida diretamente com a aquisição dos materiais.
Realizar contato direto com fornecedores, fazer negociações justas e manter relatórios atualizados é função do assessor de compras.
O setor de compras bem organizado facilita em muito o trabalho do departamento logístico da empresa e reduz custos.
É comum dizer que a Logística é um grande auxiliar ao assessor de compras.
Portanto, entender esta disciplina é fundamental para quem quer crescer na área.
Para entender melhor esta relação, recomendamos a leitura do artigo: Como empreender atuando profissionalmente na área de Logística?
Como se tornar um assessor de compras
O ideal é investir em uma capacitação profissional, através da graduação em Administração ou CST em Logística, que ajuda muito a abrir portas.
Um profissional graduado em Administração com especialização em Logística também tem grandes chances de empregos.
Há muitas ofertas de empregos para a área em sites especializados; a maioria tem como principal exigência formação acadêmica.
É possível também encontrar muitas vagas que exigem apenas o Ensino Médio completo, porém possuem salários mais baixos.
Se o objetivo é trabalhar por conta própria, é possível abrir uma empresa de assessoria ou mesmo prestar serviços autônomos para profissionais liberais ou lojas.
Em cidades menores é possível realizar o serviço de assessoria de compras para o comércio local, fazendo contato com fornecedores ou mesmo viajando para adquirir produtos profissionalmente.
São regiões que pela dificuldade de acesso muitas vezes não possuem distribuidoras de produtos ou mesmo cobertura de serviços de algumas empresas de entregas.
Pequenos empreendedores que possuem facilidade de viajar para países estrangeiros também podem realizar serviços autônomos de assessoria de compras para círculos de pessoas.
Nestes casos, é preciso prestar atenção no volume de compras, legislação local e como declarar os produtos adquiridos para a Receita Federal e demais instituições.
Leia também: O que as empresas de Logística querem de você?
Oportunidades de emprego
De acordo com sites especializados, a média salarial da função é em torno de R$ 1519,12 a R$ 8.000,00, dependendo do tamanho da empresa e natureza do trabalho.
É uma função que também pode ser realizada na modalidade home office (trabalho remoto ou realizado em casa).
Essas vagas podem facilitar a vida de quem possui dificuldades de deslocamento.
As competência e habilidades exigidas geralmente são: liderança, habilidade com cálculos e planilhas, lidar com pessoas.
Algumas formações acadêmicas citadas em vagas: Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Logística.
A maioria das atividades realizadas no trabalho são:
- Receber e analisar requisições de compras;
- Selecionar os melhores fornecedores;
- Definir os melhores preços para compras de mercadorias;
- Emitir os pedidos de compras para os estoques;
- Acompanhar e garantir o cumprimento dos prazos dos fornecedores;
- Mapear processos, elaborar procedimentos e formulários de controle;
- Realizar fiscalizações e auditorias;
- Realizar capacitação profissional com equipes de compras;
- Receber e conferir as mercadorias recebidas;
- Aprovar as faturas para os pagamentos dos fornecedores.
Existem diversos tipos de trabalho em assessoria de compras, como por exemplo:
Assessoria de Compras em moda: realizar compras para lojas de roupas, de acordo com as últimas tendências.
Assessoria de Compras em construção: comprar materiais de construção para obras pelo menor preço
Assessoria de Compras para festas e eventos: realizar encomendas de produtos alimentícios e de decoração, convites, lembranças, para eventos festivos.
Algumas variações para a função: Analista de Compras, Assistente de Compras, Auxiliar de Compras, Consultor de Compras, com variações de salário e natureza do trabalho.
Vale a pena ser um assessor de compras no Brasil?
Com uma ampla oferta de vagas em diferentes áreas, ser um assessor de compras no Brasil é uma boa oportunidade para quem procura um emprego dinâmico, com chances de promoção.
Em um país com tantas diferenças geográficas e expansão de atividades, o assessor de compras pode auxiliar muito o crescimento das empresas.
Além disso, a função também permite uma possibilidade de trabalhar de forma autônoma ou empreender.
Ou seja, abrir uma empresa de assessoria de compras e prestar serviços para todos os tipos de empresas.
Diante desta realidade, a dica é prestar atenção em cursos e capacitação profissional.
Uma boa forma se preparar é através de um curso de graduação ou pós graduação.
Quer entender mais sobre Graduação em Administração? Confira algumas matérias interessantes:
Como o curso de Administração pode ajudar a empreender
Conheças as diferenças entre presencial, semipresencial e EaD