InícioDicasComo estudar para o Enem

Como estudar para o Enem

A jornada de preparação para fazer a prova do Enem é longa. Durante meses antes da prova, milhões de candidatos dedicam seus esforços para estudar e garantir uma boa pontuação no exame. 

No entanto, frente à grande quantidade de matérias e ao tempo disponível para estudar, muitas pessoas encontram dificuldade para se preparar para a prova. Neste post, você confere dicas importantes para você se organizar e estudar para o Enem da melhor maneira. Vamos conferir?

Planejamento: o início de tudo!

A primeira etapa de um bom estudo é o planejamento. Trata-se de um momento de reflexão necessário para que você delimite seus objetivos, onde deseja chegar e como você pode fazer para alcançar seus sonhos.

Neste momento, é importante considerar diversos fatores na sua preparação. Por exemplo, qual o prazo que você tem para estudar até o dia da prova? Quantas horas você tem por dia para se dedicar aos estudos para o Enem?

Inicialmente, é importante que você conheça a sua rotina de estudos. Ou seja, em qual turno do dia você consegue render mais, em que tipo de ambiente e em quais matérias você tem mais facilidade ou dificuldade. A seguir, é hora de organizar seus estudos!

Cronograma de estudos: seu Norte rumo à prova

O cronograma de estudos será, do início ao fim da sua preparação, o seu guia. O ideal é que você organize-o semanalmente, avaliando a forma como você está progredindo nas matérias e onde é preciso reforçar. 

Em seu cronograma, priorize assuntos que possuem maior frequência no Enem (mas não deixe de estudar o restante das matérias, ok?). Temas que costumam cair mais podem sinalizar que estarão presentes novamente no Enem, é bom estar preparado!

Outra dica importante é priorizar os assuntos que você tenha maior dificuldade para aprender. Mantenha-os no seu cronograma até que você adquira a devida confiança. Com insistência e repetição, não há obstáculo que você não consiga superar.

Por fim, comece o seu cronograma pelo início das matérias. Estudar em ordem cronológica de conteúdos torna o aprendizado mais fácil e lógico. Isso evita que você fique confuso ao estudar uma matéria que exige conhecimentos prévios de matérias ainda não estudadas. 

Local de estudos adequado

O seu local de estudos é o seu ambiente de trabalho. E para que um bom trabalho seja feito, uma série de fatores devem estar alinhados, não é verdade? Neste caso, o espaço onde você irá estudar deve ser inspirador, bem iluminado, arejado e com o mínimo possível de distrações.

Você pode montar o espaço ideal para seus estudos onde você quiser. Pode ser no seu quarto ou em algum escritório, desde que facilite seu estudo. Uma boa alternativa para quem não consegue encontrar este espaço em casa é frequentar bibliotecas. Em bibliotecas, é muito comum que haja salas de estudo disponíveis para o público.

Pratique o máximo que puder

Além de estudar os conteúdos através de aulas, resumos e livros didáticos, invista um tempo na prática. Resolver questões é uma das maneiras mais desafiadoras de aprender o conteúdo, afinal, você está em uma posição ativa, buscando encontrar respostas e solucionar problemas.

Desta forma, fazer simulados para o Enem é uma ótima ação. Através do simulado, você pratica de forma geral as 45 questões de cada área do conhecimento. Além disso, é importante cronometrar seu tempo. Fazer um simulado com o tempo de prova idêntico ao do Enem é importante para que você adquira ritmo.

Além de aprender os conteúdos fazendo exercícios, você também se prepara mental e fisicamente para encarar a longa bateria de exercícios da prova. 

E claro, não deixe de escrever. A Redação é uma parte importantíssima da prova do Enem e pode fazer toda a diferença na hora de disputar uma vaga. Portanto, procure escrever redações semanalmente!

Conte com o apoio de um pré-vestibular

Pré-vestibulares são instituições especializadas em preparar alunos para a prova do Enem. Você pode contar com o apoio de um cursinho e desfrutar de todas as vantagens que são oferecidas para você se preparar.

No Stoodi, que é um cursinho 100% online, por exemplo, você tem acesso a mais de 6 mil aulas e mais de 30 mil exercícios, o que dá conta de todo o conteúdo necessário para a prova (e muito mais!). 

Além de contar com professores com total experiência na preparação para o Enem, você tem serviços personalizados, como correção de redações e cronograma de estudos. Um cursinho pré-vestibular pode ser um ótimo estímulo para você deslanchar nos estudos!

Estude a estrutura da prova

Tão importante quanto estar preparado para os possíveis conteúdos da prova, é estar preparado para fazê-la. Conteúdos idênticos podem ser cobrados de formas diferentes quando comparamos as questões do Enem com as de outros vestibulares. 

Desta forma, é interessante que você conheça a estrutura das questões, quais as estratégias de eliminação de alternativas, quais habilidades as perguntas da prova buscam testar. Uma das principais características do Enem é o uso de textos e imagens de apoio. Portanto, você deve estar preparado para lidar com eles no momento da prova.

Procure descansar

Descansar durante seu período de preparação para o Enem é essencial! Embora às vezes seja necessário encarar uma jornada mais longa de estudos, o seu dia a dia deve ser equilibrado. Isso implica em fazer pequenas pausas durante o dia e se permitir ter momentos de lazer ao longo da semana.

Aliás, quando você está descansado, seu estudo rende muito mais! Por isso, procure manter hábitos saudáveis e boas noites de sono, seus estudos agradecem!Enfim, agora chegou o momento de você colocar em prática todas as nossas dicas de como estudar para o Enem! Bons estudos são os nossos votos para você. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.