InícioGraduaçãoComo é a faculdade de Segurança da Informação?

Como é a faculdade de Segurança da Informação?

Com o avanço da tecnologia, a utilização de ferramentas virtuais para realizar tarefas do cotidiano cresceu significativamente. Atualmente, é possível fazer uma graduação online e até mesmo as compras do mês. 

Contudo, as movimentações no ambiente virtual demandam bastante cuidado para que tudo ocorra com segurança. É neste contexto que surge a faculdade de Segurança da Informação. Que tal descobrir como funciona esta graduação? Acompanhe o conteúdo que a Voomp preparou para você! 

Faculdade de Segurança da Informação: como é o curso?

A faculdade de Segurança da Informação pode ser considerada recente, afinal, a demanda por profissionais que cuidam da segurança de dados e informações virtuais aumentou nas últimas duas décadas com a popularização da internet. O curso é situado na área das Ciências Tecnológicas e normalmente em caráter de tecnólogo, com duração reduzida em relação aos cursos de bacharelado. 

A faculdade de Segurança da Informação, também chamada de Cibersegurança, tem por objetivo formar profissionais capacitados para desenvolver sistemas de segurança na internet, identificar vulnerabilidades e garantir a proteção de dados, armazenados tanto por empresas como por usuários. 

Neste curso, além do trabalho tecnológico envolvendo programação, algoritmos e computação, é necessário que os alunos conheçam leis e decretos que regulamentam a segurança nos ambientes virtuais. 

Armazenar dados com segurança é, sem dúvidas, um dos maiores desafios na internet. Tanto para empresas como para pessoas físicas, ter sua privacidade garantida nas redes evita com que golpes e fraudes sejam aplicados neste meio. Por esta razão, a formação em Segurança da Informação tem sido cada vez mais valorizada.

O curso pode ser realizado em 3 modalidades. Na modalidade presencial, quando o curso é 100% realizado na instituição de ensino, semipresencial, quando o aluno frequenta a faculdade eventualmente, ou EaD, quando o curso é totalmente remoto.

Como é o curso EAD de Segurança da Informação?

O curso de Segurança da Informação encaixa perfeitamente com a modalidade de ensino à distância. Afinal, boa parte do trabalho é realizada no próprio computador, que é onde os alunos acessam as aulas. 

Nesta modalidade, você pode cursar a faculdade com maior flexibilidade para estudar em horários alternativos. Isso ocorre, pois, muitas atividades são realizadas de maneira assíncrona. Neste caso, há a possibilidade de fazer as atividades no seu melhor horário.

Contudo, essa flexibilidade não significa que você estuda sozinho. Você ainda pode compartilhar ideias e estudos com seus colegas através de fórum na plataforma da sua instituição de ensino e tirar dúvidas com professores e tutores da faculdade. 

Quanto tempo dura a faculdade de Segurança da Informação?

Uma característica das faculdades de tecnologia é que elas possuem menor duração em relação às faculdades de bacharelado. São cursos mais dinâmicos, voltados à atuação profissional e que permitem que você se insira rapidamente no mercado.

Desta forma, o curso tecnólogo de Segurança da Informação tem uma duração média de 2 anos a 2 anos e meio. Vale destacar que, embora haja um certo padrão no tempo de estudos, as faculdades podem ter diferenças nos currículos ofertados. Essa diferença torna os cursos levemente mais curtos ou mais longos. 

Quanto custa a faculdade de Segurança da Informação?

O valor de uma faculdade sempre depende de alguns fatores como a modalidade de ensino e a estrutura da instituição que oferece o curso. No entanto, temos uma boa notícia: a faculdade de Segurança da Informação não é das mais caras do mercado. 

Certamente, na modalidade presencial o valor é um pouco maior. Neste caso, o preço mensal pode chegar à faixa dos R$ 700. Na modalidade de ensino a distância, no entanto, a mensalidade é mais econômica. Instituições com boa reputação no mercado oferecem o curso com todos os recursos do ensino a distância e o preço fica em torno de R$ 200 mensais.

De qualquer modo, ainda existem algumas formas de obter descontos nas mensalidades. Uma boa nota no ENEM pode garantir – além de uma bolsa direto com a faculdade – a possibilidade de participar de programas como PROUNI e FIES, permitindo que você tenha descontos e possa financiar seus estudos, pagando somente após a formatura. 

O que é estudado no curso de Segurança da Informação?

O principal objeto de estudo nesta faculdade são as vulnerabilidades nos sistemas de segurança no ambiente virtual, de modo que se possa fortalecê-lo. Neste curso, os alunos cursam matérias como estrutura de dados, arquitetura de segurança e administração de sistemas operacionais.

Com o crescimento da conectividade, muitos dados percorrem o mundo inteiro em poucos segundos. Sendo assim, o envio e recebimento de informações precisa ser protegido. Temas como criptografia, computação em nuvem e redes de computadores são parte fundamental dos estudos nesta faculdade.

Confira algumas matérias presentes na grade curricular de Segurança da Informação na Faculdade Pitágoras

  • Administração De Sistemas Operacionais
  • Algoritmos E Programação Estruturada
  • Arquitetura E Organização De Computadores
  • Governança De Segurança
  • Linguagem De Programação
  • Lógica Computacional
  • Modelagem De Dados
  • Perícia Forense Em Segurança Da Informação
  • Privacidade E Proteção De Dados
  • Programação E Desenvolvimento De Banco De Dados

Segurança da Informação: como está o mercado nesta área?

O mercado da Segurança da Informação está em franco crescimento, o que é um ótimo incentivo para fazer esta faculdade! A todo momento, usuários e empresas estão criando dados, informações e deixando rastros na web. Mantê-los em segurança tem sido algo cada vez mais valorizado, garantindo o direito à privacidade e evitando golpes.

Desta forma, as possibilidades têm se mostrado cada vez mais amplas. Tanto na prevenção de ataques cibernéticos quanto na solução de eventuais problemas, os profissionais desta área podem atuar no e-commerce, por exemplo, ou então em empresas diversas, realizando o gerenciamento dos dados da corporação. 

Em empresas de tecnologia, os profissionais também são contratados para desenvolver softwares de defesa, de modo que eles possam monitorar, detectar e combater ameaças.

Alguns levantamentos apontam para um déficit de profissionais na área. Ou seja, há bastante procura e pouca disponibilidade de tecnólogos em Segurança da Informação no mercado. Isso significa que a tendência é que a profissão continue sendo valorizada e ofereça uma boa remuneração. Um futuro interessante, não é mesmo?E aí, o que você achou? A gente espera que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre Segurança da Informação. Conte conosco para dar um salto na sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.