InícioDicasComo ir bem no Enem? Confira nossas dicas

Como ir bem no Enem? Confira nossas dicas

Ir bem no Enem é o sonho de milhões de candidatos que todos os anos se inscrevem no exame. A preparação para realizar a prova é importante do primeiro ao último dia na busca por uma boa nota. 

No entanto, como o Enem é uma prova extensa e que engloba todas as matérias do ensino médio, é comum que muitos candidatos tenham dúvidas sobre como estudar e quais estratégias adotar para ir bem no exame.

Para ajudar, preparamos um conteúdo com algumas dicas para que você mande bem na sua prova e fique mais perto de realizar seus sonhos. Que tal conferir?

Planeje seus estudos!

O sucesso no dia da prova do Enem começa muito antes. Aliás, antes de você pegar seus materiais de estudo. O primeiro passo para você ir bem no Enem é ter um bom planejamento de como você irá estudar, em quanto tempo e de que forma. É um momento em que você deve estipular objetivos e analisar o que precisa fazer para alcançá-los.

Avalie a sua rotina e considere tudo o que pode influenciar na sua rotina. Identifique quantas horas por dia você tem para estudar, em quais conteúdos você encontra mais dificuldade de compreensão, se você possui muitos compromissos paralelos, enfim. É um momento seu! 

Esta é uma etapa muito importante, pois você planejará um ano inteiro de esforços. Fazer um planejamento com calma e evitar acumular matérias no final do ano farão muito bem para você.  

Faça cronogramas mensais ou semanais 

O planejamento de longo prazo é importante, sem dúvidas. Mas fazer cronogramas de menor prazo permite que você visualize pequenas metas e possa atingi-las, o que é bastante motivador. Com um cronograma semanal, quinzenal ou mensal, você observa o seu progresso nas matérias e não deixa nada para trás! 

Algumas dicas para quando você for montar seu cronograma são: dê prioridade aos assuntos que possuem maior frequência nas provas do Enem. A tendência é que eles sigam aparecendo novamente, desta forma, você estará preparado! Mas claro, não deixe de dar atenção aos temas menos frequentes. Eles também são muito importantes!

Outra dica é estudar com mais regularidade os conteúdos que você sente mais dificuldade de aprender. Não há nada que você não consiga aprender. No entanto, em alguns casos, é necessário um pouquinho mais de esforço.

Considere também no seu cronograma a cronologia dos assuntos. Comece pelas matérias básicas do primeiro ano do ensino médio e siga a progressão recomendada. Desta forma, você estuda os conteúdos de uma maneira lógica e o seu entendimento fica mais descomplicado. 

Invista em simulados

Apenas estudar o conteúdo com leituras, aulas e materiais didáticos pode não ser o melhor caminho para ir bem no Enem. Conforme você for concluindo o estudo das matérias, é muito importante que você teste o seu aprendizado através de exercícios. Ao resolver questões, você estimula seu raciocínio e recapitula conceitos.

Fazer exercícios com frequência é ótimo. Contudo, é interessante que, periodicamente, você dedique um turno para fazer simulados do Enem. O grande diferencial do simulado é que você acaba estudando todas as matérias que caem na prova de uma só vez. Assim, é possível avaliar em quais matérias você está indo bem e em quais é preciso reforçar os estudos. 

E vale reforçar: realiza simulados com tempo cronometrado. Desta forma, sua preparação fica completa. Você aprende a manejar o tempo para resolver todas as questões e ainda se prepara para a longa duração da prova. 

Inclua a redação no seu simulado

A prova de redação é tão importante quanto qualquer outra área. Contudo, para aperfeiçoá-la, é preciso bastante prática. Você pode sortear temas e escrever textos dissertativo-argumentativos sobre eles. Quanto mais você escreve, mais natural será fazer uma boa redação no dia da prova. 

Participe de um curso pré-vestibular

Ao fazer parte de um curso pré-vestibular, você tem acesso a diversas vantagens e ferramentas que auxiliam na sua preparação. Não é à toa que bons cursos pré-vestibulares apresentam um bom índice de aprovação entre seus alunos. Este é o caso do Stoodi, pré-vestibular 100% online. 

Em um curso como o Stoodi, você tem acesso a milhares de aulas e exercícios. Para que você tenha ideia, o Stoodi possui em sua plataforma mais de 6 mil aulas gravadas e mais de 30 mil exercícios. Ou seja, você tem todos os conteúdos ao alcance da sua mão, podendo acessar através do computador, tablet ou celular.

Outro ponto positivo é que o Stoodi fornece uma ferramenta indispensável para um bom preparo, que é o cronograma de estudos. Neste caso, você não precisa se preocupar e fazer contas para cumprir com todo o conteúdo. De forma personalizada, a plataforma sugere para você os estudos necessários da semana. 

Isso sem falar no serviço de correção de redações e nas monitorias para tirar dúvidas. Diz aí, não vale a pena investir em um curso pré-vestibular?

Domine a estrutura da prova

A prova do Enem é composta por 4 áreas do conhecimento e 45 questões sobre cada uma. Normalmente, as questões costumam ser longas, pois contam com diversos recursos como textos de apoio, imagens e gráficos. Ainda há a redação, onde o candidato deve demonstrar sua capacidade crítica e propor uma solução frente a um problema social presente no tema.

Essas são informações que você deve ter em mente no momento de realizar a prova. Você pode se familiarizar com a estrutura da prova consultando edições anteriores do Enem.

Preparação no dia da prova

Quando chega a prova, o momento é de ficar tranquilo e confiante, pronto para ir em busca dos seus objetivos! Por isso, evite fazer estudos no dia da prova, descanse no dia anterior e se alimente bem. Sua saúde é muito importante para obter um bom desempenho!

Com essas dicas, você já tem condições o suficiente para fazer uma boa prova e ir super bem no Enem. Agora é com você, foco nos estudos

Siga acompanhando os posts da Voomp e fique por dentro de todas as dicas para o Enem. Até breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.