InícioDicasEnemComo obter uma boa nota no Enem?

Como obter uma boa nota no Enem?

A formação acadêmica tão desejada pode ser conquistada por meio de uma boa nota no Enem. O exame cada ano fica mais concorrido e o número de candidatos é maior.

No entanto, as oportunidades de ingressar com bolsas de estudo ou nas universidades federais são muitas.

Primeiramente, é importante estudar muito, mas também manter uma rotina bem equilibrada. Quer saber mais? Acompanhe esta leitura e tenha mais dicas.

Mantenha uma rotina para ter uma boa nota no Enem

Criar e manter uma rotina de estudos é fundamental para quem deseja conseguir uma boa nota no Enem. Além disso, durante a formação acadêmica, a rotina acompanha o estudante que deseja ingressar no curso superior. Alguns passos contribuem para isso! Confira a seguir!

Sono regulado para uma boa nota no Enem

Certamente uma boa noite de sono faz diferença em uma rotina de estudos. Desse modo, procure dormir 8 horas por dia ou de acordo com o que seu corpo pede de descanso. Uma mente descansada aprende mais!

Alimentação em dia

Isso vale para os dias de provas também. O corpo precisa estar bem nutrido para dar conta da rotina intensa de estudos. Procure ingerir uma alimentação equilibrada juntamente com a ingestão de água. No dia da prova, não esqueça de um levar um pequeno lanche, pois o horário do exame é extenso e a ingestão de alimentos (barrinhas de cereal, chocolates ou frutas) podem ajudá-lo a ter mais energia.

Horários bem definidos

Antes de tudo, verifique quais os melhores horários para você focar nos conteúdos. Eventualmente podem ocorrer imprevistos, mas, se isso ocorrer, retome a rotina estabelecida. Uma dica é trabalhar o aprendizado de um bloco temático por semana. Além disso, reserve um dia específico para treinar redação.

Conteúdos revisados e retomados

Mesmo que você esteja seguro sobre algumas temáticas, sempre é bom retomar. Para conseguir uma boa nota no Enem, é necessário também saber unir conteúdos de um eixo a outro. Em síntese, a prova foca em uma formação acadêmica interdisciplinar, ou seja, é fundamental ter uma visão macro. 

Dicas para fazer uma boa redação

Certamente não é mistério que a nota da redação do Enem tem um peso muito grande na avaliação final. Portanto, o candidato deve ter um cuidado e atenção na hora de redigir o texto.

Primeiramente é importante dominar o máximo possível as regras gramaticais da língua portuguesa. Acentos, orações, concordância, crases, regência verbal, entre outros, são algumas das questões gramaticais para focar. Posteriormente, foque muito em boas leituras pois essas irão ajudá-lo a constituir ideias e o texto em si. Lembre-se que a informação é importante, portanto, leia ao máximo que puder.

Evite generalizar em sua redação para conseguir uma boa nota no Enem. Os avaliadores não vêem com bons olhos quem não é direto e preciso nas ideias. Por exemplo, se for escrever “os brasileiros não lêem livros clássicos”, cuide para não desconsiderar aqueles que são adeptos dessa leitura. Em resumo, seja preciso. Isso vale como dica para sua formação acadêmica, pois o estudante precisa ter embasamento teórico das informações que pontua.

Para ajudá-lo, separamos algumas dicas. Fique atento no que pode te fazer zerar a redação do Enem e fuja dessa armadilha!

As 5 melhores dicas para ter um ótimo desempenho

  • Escolha um local adequado: certamente é um fator chave para ter tranquilidade na rotina de estudos. Isso vale como treino para estudar durante a formação acadêmica. Mantenha um local apropriado para se dedicar aos conteúdos do Enem durante a maratona de estudos. Como resultado, há uma maior concentração e facilidade em adequar os estudos no cotidiano.
  • Se informe: com o intuito de estar por dentro dos assuntos atuais, leia notícias. Além disso, alguns programas de televisão trazem assuntos relevantes. Como resultado, você estará mais por dentro dos prováveis assuntos da redação. O Enem também traz dentro do seu conteúdo assuntos atuais, portanto, estar informado é uma forma de estudar também.
  • Faça simulados online: a fim de aproximar o candidato da realidade, os simulados online são uma boa opção. Crie uma atmosfera como se fosse o dia do exame mesmo. Cuide do tempo, separe os itens que irá utilizar no dia das provas.
  • Faça um plano de estudos: é fundamental para conseguir uma formação acadêmica por meio de uma boa nota no Enem. Um plano de estudos está aliado à disciplina do estudante, algo importante para gerir os conteúdos. Dessa forma, é possível saber quais são os pontos fortes e aquilo que é preciso rever. Diante disso, estabeleça dias específicos para estudar mais um bloco de disciplinas. Certamente facilita muito o gerenciamento da maratona de estudos para o Enem.
  • Pratique a redação: nesse meio tempo entre um eixo de conteúdos e outro, separe um espaço para treinar a redação. Unindo as informações atuais e utilizando algumas técnicas, o treino nunca é demais.
  • Não exagere: a sua formação acadêmica é muito importante sim, porém não esqueça do restante. Nesse meio tempo, separe momentos para relaxar e cuidar da saúde mental. Não se exponha muitas horas seguidas para não chegar ao ponto de ficar exausto.

A nota do Enem e a formação acadêmica

Conquistar uma vaga em um curso superior varia de acordo com o desejo de cada estudante. Certamente uma boa nota no Enem contribui para chegar mais perto.

Diante disso, mesmo que você não atinja os níveis mais elevados, é possível conseguir sua formação acadêmica, sim. A princípio, há universidades e faculdades privadas que oferecem descontos muito bons de acordo com a nota do Enem.

A Anhanguera é uma delas e tem atraído milhares de estudantes que buscam um bom curso superior. No entanto, as bolsas de estudo parciais dependem da nota atingida no Enem. Vale a pena caprichar e se dedicar ao máximo para conseguir um bom desempenho.

Com uma rotina de estudos bem estruturada, esforço e dedicação, sem dúvida a faculdade está mais próxima da sua realidade. Antes de tudo, tenha em mente qual curso superior combina mais com você. Assim será mais fácil traçar a meta de ingresso em uma formação acadêmica.

Pronto para arrasar no Enem? Então aproveite e confira este artigo sobre a nota de corte do curso de Medicina Veterinária.

Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.