InícioDicasEnemQuais as vantagens de se fazer o Enem?

Quais as vantagens de se fazer o Enem?

As vantagens de se fazer o Enem vão além de autoavaliar o seu desempenho no ensino médio. Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, a ideia era mais singela. O objetivo era o de avaliar o desempenho do aluno ao final desse ciclo.

Mas a prova foi ganhando importância ao longo dos anos, até o ponto de servir como exame admissional em várias universidades brasileiras. Funciona assim: você faz a prova e ela serve como vestibular para ingresso em diversas instituições de ensino superior.

Há casos nos quais algumas faculdades não usam a totalidade do Enem, mas, ainda assim, a nota da prova entra na somatória junto com o vestibular que as instituições organizam. Há também universidades em Portugal que aceitam a nota do Enem como vestibular.

Veremos agora outras vantagens de se fazer o Enem. Você perceberá que é uma boa ideia prestar a prova!

  1. Usar o Enem como vestibular

Falamos disso há pouco, e essa é uma das principais vantagens de se fazer o Enem. Como a prova tem a estrutura de um vestibular, é natural que sirva como tal. Assim, várias instituições usam a nota do Enem na inscrição. Dessa forma, o aluno não precisa fazer outro vestibular.

Para isso, o candidato deve fazer seu cadastro informando alguns dados adicionais. Assim, a instituição de ensino superior consegue acessar o ‘boletim’ do aluno no Enem para validar sua inscrição.

  1. Aplicar a nota como um bônus no vestibular

Caso a universidade não use a nota do Enem como um todo, ela ainda pode utilizá-la para dar um bônus na classificação geral do aluno. Contudo, o aluno ainda precisa prestar a avaliação na instituição de ensino. Assim, contará com a nota do Enem como um plus na hora de inscrição.

Isso varia de instituição para instituição. Há as que usam como nota na primeira fase do vestibular para dar um gás no processo seletivo e até para vagas remanescentes. Vale ficar de olho para ver se a faculdade que você deseja aceita essa forma de ingresso.

  1. Ingressar em instituições superiores públicas via Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (o famoso Sisu) é uma forma de o aluno conseguir entrar em faculdades e universidades públicas via Enem. Assim, ele não precisa fazer o vestibular daquela instituição em questão. A nota do Enem serve como um exame de admissão. É uma das boas vantagens de se fazer o Enem.

Para isso, o aluno deve ficar atento à abertura de inscrições para o Sisu. O sistema é informatizado e interligado com o do Enem. Dessa forma, o estudante pode se candidatar para as instituições e cursos que deseja fazer. Aqui vale a máxima: notas maiores garantem uma melhor classificação geral. Assim, as chances de ingressar na instituição escolhida aumentam consideravelmente.

  1. Entrar em instituições privadas via Prouni

Por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), instituições privadas de ensino superior oferecem bolsas de 50% e 100% aos alunos com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio. De novo, é uma das vantagens de se fazer o Enem, e super vale a pena ficar de olho na abertura das inscrições. Além, claro, de se preparar para garantir aquela nota boa.

Mas há alguns critérios que devem ser levados em conta. Para conseguir a bolsa integral, o aluno deve comprovar que sua renda familiar bruta mensal é de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (de 50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Outros detalhes importantes: o candidato não deve ter outro diploma de curso superior e ter participado do Enem mais recente. E tem mais: a nota mínima para poder participar do Prouni é de 450 pontos.

  1. Conseguir financiamento pelo Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é oferecido pelo governo federal, mas é diferente do Prouni e do Sisu. Aqui, o aluno entra com um pedido para que o governo financie seus estudos, e esse financiamento pode ser de 10% a 100% do valor da mensalidade. É uma das boas vantagens de se fazer o Enem.

Funciona quase como um empréstimo, mas sem juros. O valor financiado é pago em parcelas durante o curso, e serão liquidadas depois que o aluno se formar. Para ter acesso, o aluno deve obter nota mínima de 450 pontos no Enem, além da renda familiar bruta máxima de até cinco salários mínimos.

  1. Conseguir bolsas de estudo direto na faculdade

Há instituições de ensino superior privadas que têm seu próprio sistema de bolsas de estudo. Aí as regras variam bastante de faculdade para faculdade.  Algumas oferecem bolsas parciais, dependendo da nota no Enem, e outras dão até 100% de bolsa para quem tiver um desempenho muito bom na prova. Vendo assim, é também uma das boas vantagens de se fazer o Enem.

  1. Estudar em Portugal

Caso sua vontade seja de cruzar o oceano Atlântico e estudar em Portugal, a nota na prova é um ótimo passo e uma das melhores vantagens de se fazer o Enem. O governo brasileiro tem convênio com quase 50 instituições de ensino superior portuguesas. Algumas delas são a Universidade de Coimbra, a de Algarve, a de Lisboa e a do Porto.

Além de ter uma boa performance, o candidato deve prestar atenção à abertura das inscrições nas instituições lusitanas, bem como ver como funciona o processo seletivo. O único curso que não entra neste convênio é o de Medicina. Para ingressar, é necessário prestar o vestibular tradicional em Portugal.

 

As vantagens de se fazer o Enem são muitas e incentivam os alunos, cada vez mais, a fazerem a prova. Mas é fundamental se preparar para a prova durante o ano todo. Vale fazer planilha de estudos para reforçar o conhecimento do que costuma cair. Tire dúvidas com os professores, assista às aulas na internet, use e abuse das dicas de quem foi bem no ano anterior.

Assim, você consegue se organizar, dar conta dos temas mais difíceis e obter um bom resultado na prova!

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre quais são as expectativas e previsões para o Enem 2021!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.