InícioDicasEnemO que é o Enem Digital?

O que é o Enem Digital?

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece entre os dias 21 e 28 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de optar por realizar o Enem Digital. Sendo assim, a avaliação acontece em dois formatos neste ano: o exame tradicional e a versão digital da principal prova da educação brasileira. 

Por isso, alguns estudantes podem ter dúvidas sobre a diferença entre os formatos da avaliação e como vai funcionar a aplicação do Enem no formato digital. Então, preparamos um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o Enem Digital.

Dessa forma, você chegará mais preparado para a prova e terá mais chances de conseguir a tão sonhada vaga na universidade ou ingressar em um programa do Governo Federal. Como, por exemplo, o  Programa Universidade para Todos (ProUni) 

Por isso, continue a leitura do texto e esclareça todas as dúvidas sobre o Enem Digital. Então, vem com a gente! 

Como funciona o Enem Digital? 

A versão digital da avaliação do Ensino Médio foi anunciada pelo Governo Federal em 2019 e teve a primeira edição no Enem 2020. O exame foi aplicado somente em janeiro de 2021 por conta da pandemia do coronavírus. 

Então, a aplicação do Enem Digital em novembro será a segunda oportunidade dos estudantes brasileiros de optarem pelo formato de avaliação. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de que, até o ano de 2026, toda a aplicação do exame seja digital no país. Assim,  segundo o MEC, a intenção é reduzir os custos com a impressão do exame.

Dessa forma, o primeiro Enem Digital contou com algumas restrições aos estudantes. Como, por exemplo, o limite de inscrições para participação da versão digital da prova. O MEC liberou que 101.100 alunos participassem da 1.ª edição do Enem Digital. 

Além disso, a primeira edição da prova não contou com recursos de acessibilidade. Por isso, estudantes que tenham alguma deficiência não tiveram a oportunidade de participar da primeira versão digital da avaliação. 

Contudo, na segunda edição do Enem Digital, o MEC realizou as alterações necessárias. Então, os participantes que necessitam de atendimento especializado e recursos de acessibilidade tiveram a oportunidade de optar pela versão digital. Dessa forma, o Enem Digital passou a oferecer prova ampliada, superampliada e com contraste.

O processo de inscrição do Enem Digital seguiu o mesmo formato da versão impressa. Dessa forma, a única diferença foi que a versão digital teve limite de participantes e as inscrições foram encerradas após todas as vagas serem preenchidas. Assim, os estudantes que optaram pela versão digital também pagaram a taxa de R$ 85.

Além disso, os participantes que escolheram o Enem Digital precisaram fazer o upload de uma foto no sistema do MEC para identificação nos dias de prova.

Quem pode participar do Enem Digital? 

Como dito anteriormente, uma das principais diferenças entre a versão digital e a tradicional do Enem é que a primeira opção conta com limite de participantes. Por isso, o MEC estipulou regras para os estudantes que têm como escolha o Enem Digital.

Dessa forma, a participação na versão digital é exclusiva para alunos que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o final do ano da aplicação do exame. Então, os estudantes do ensino médio que fazem o exame como treineiros só podem optar pela versão tradicional da prova. 

Além disso, vale ressaltar que não é possível participar das duas versões do Enem na mesma edição. Por isso, o estudante, no momento da inscrição, deve escolher o formato que deseja entre o impresso e digital. 

Como é a aplicação da prova digital?

Então, a versão digital do Enem segue o mesmo formato da versão tradicional do exame. Sendo assim, as avaliações serão aplicadas em locais definidos pelo MEC, sob as mesmas condições de segurança e sigilo da versão imprensa.

Por isso, os estudantes que optaram pela versão digital devem comparecer nos locais indicados pelo Cartão de Confirmação de Inscrição. Dessa forma, os participantes da prova digital não vão poder realizar o exame por meio de computadores pessoais ou em casa.

Além disso, as duas versões do exame serão aplicadas no mesmo momento, entre os dias 21 e 28 de novembro. Desse modo, a prova do Enem Digital tem o mesmo formato da imprensa, com 180 questões e a redação. As questões também são as mesmas, assim como o tempo de resolução da prova. No caso da redação, a prova continua sendo feita de forma manuscrita.

Nos computadores de realização das provas, os participantes têm acesso apenas ao sistema de prova.  Sendo assim, as duas versões também terão quatro Cadernos de Questões e cada prova terá 45 questões de múltipla escolha.  No Enem Virtual, as opções serão apresentadas na tela do computador. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias do exame.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.  No segundo dia, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. 

Além disso, na versão digital o estudante receberá chave de acesso para realizar a prova. Dessa forma, a chave será fornecida pelo chefe de sala para o participante ter acesso à plataforma de prova. A chave é utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.

Onde será aplicado o Enem Digital? 

A aplicação do Enem Digital será realizada em todos os estados e no Distrito Federal. Contudo, a versão digital será realizada em menos cidades do que a versão tradicional. Dessa forma, no total 99 municípios brasileiros receberão o Enem Virtual.

Então, os locais da prova na versão digital são escolhidos pelo MEC em conjunto com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por isso, se você se inscreveu no Enem Digital, fique atento ao Cartão de Confirmação de Inscrição e veja com antecedência qual local terá que comparecer para realizar a prova. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.