InícioGraduaçãoO que o curso de Ciência Política proporciona ao estudante?

O que o curso de Ciência Política proporciona ao estudante?

O curso de Ciência Política abarca uma grande quantidade de disciplinas relacionadas ao campo de humanas. A saber: Filosofia, História, Sociologia, apenas para citar alguns. Isso porque o bacharelado nesta área tem a finalidade de formar profissionais habilitados para a análise dos fenômenos políticos atuais. Com isso, o campo de trabalho adquire bastante valor na atualidade, já que o mercado da política está sempre em pauta na mídia. Além do mais, praticamente todas as atividades cívicas dependem, em alguma medida, do Estado e suas organizações.

Em uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, discute-se o crescente prestígio deste campo de conhecimento na atualidade. Pois, com o a pandemia do Covid-19, reforçou-se a necessidade de estabelecer conexões entre as democracias e a vida das instituições.  Nesse contexto,  demanda-se cientistas políticos que sejam aptos para compreender e interpretar a arena política e seus atores.

Nesse caso, devido à complexidade da ciência política, muitas áreas profissionais podem beneficiar-se destes profissionais. Assim, engana-se quem imagina que os graduados trabalham somente com eleições e partidos políticos. Pois, o curso contempla também os campos de estudo relacionados às Políticas Públicas, Relações Internacionais, movimentos sociais e muito mais.

O curso de Ciência Política

Se você se interessa pela área, precisa compreender melhor qual é a dinâmica do curso. O bacharelado em Ciência Política tem duração média de quatro anos. O estudo da política tem como foco a oferta de material crítico para embasar as análises dos Estados e suas estruturas.

Apesar de ser uma disciplina de objeto “social”, o curso também tem um profundo envolvimento com matérias exatas, como a Estatística, por exemplo. Essa característica se deve ao fato do termo “ciência” remeter a uma série de práticas típicas do conhecimento científico. Desta forma, o curso de Ciência Política exigirá dos seus estudantes uma rigidez metodológica durante a aplicação de qualquer conhecimento.

Contudo, essa é apenas uma das tendências observadas nessa ciência. Há, paralelamente, os profissionais que compreendem a política para além do seu funcionamento prático e institucional. Assim, política também pode ser uma categoria mais ampla e geral, não estando necessariamente relacionada à alguma organização. Essa compreensão é bastante forte no meio acadêmico, no qual se estuda ciência política no âmbito das pesquisas científicas.

De qualquer modo, o estudante que cogita cursar um bacharelado em Ciência Política deve estar preparado para trabalhar com: análises de dados empíricos; opinião pública; teoria política; economia; e ciências sociais aplicadas. De um modo geral, os estudantes interessados no curso devem estar preparados para longas cargas de leitura e também para um acompanhamento diário e consistente de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

As disciplinas mais comuns oferecidas no curso são:

  • Métodos quantitativos e qualitativos
  • Pensamento Político Brasileiro
  • História do Brasil
  • Ciência Política Contemporânea
  • Sistemas Eleitorais e Legislação

Sobre isso, fizemos um artigo explicando as grades curriculares do curso. Para saber mais sobre esse assunto especificamente, clique aqui.

Se você se interesse bastante por estes tópicos, recomendamos que pesquise os portais das universidades Unopar, Pitágoras e Anhanguera. O curso geralmente é ofertado tanto no formato presencial quanto na modalidade a distância (EAD). O ideal é escolher a opção que mais se adeque à sua rotina. Lembrando que o curso de Ciência Política exige bastante concentração. Agora, para saber qual é a relevância do curso para a sociedade, continue a leitura no tópico a seguir.

A importância social do curso de Ciência Política

Muitas pessoas não prestam atenção nisso, mas o cientista político está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos.  Isso porque estes profissionais trabalham para que todos os processos políticos sejam aprimorados. O objetivo é que os mecanismos democráticos tornem-se mais eficientes. Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais contribuições dos cientistas políticos em nossa sociedade atual:

  • Organização de estratégias para movimentos sociais
  • Apontamento de melhorias para o desenvolvimento econômico do país
  • Garantia da importância dos Direitos Humanos e cívicos
  • Ética com relação aos dados da opinião pública
  • Melhoria do sistema político eleitoral
  • Aprimoramento da comunicação política e das relações públicas
  • Aplicabilidade dos direitos constitucionais

Esses são apenas algumas das principais atuações dos profissionais formados na área. Tais benefícios são garantidos porque os estudantes são capacitados para oferecer análises pertinentes . Logo, a profissão tem uma estreita relação com o interesse público. Os estudantes que ingressam no campo desenvolvem uma sensibilidade às demandas sociais e, com isso, tornam-se fundamentais dentro das instituições.

Quais competências profissionais o curso desenvolve?

Primordialmente, o cientista político será capaz de interpretar fenômenos sociais com maestria. Isso porque a formação destes profissionais é completamente direcionada para o campo político, compreendendo seus atores e discursos. Para que isso aconteça, determinadas competências deverão ser estimuladas nos estudantes, já que atuar nos domínios da profissão demanda seriedade, ética e comprometimento.

Contudo, não seria correto pensar que essas competências se desenvolvem sozinhas. Muito pelo contrário, todas as capacidades são adquiridas de modo conjunto. É por isso que podemos chamá-las de “multicompetências”. Tais habilidades são frutos de reflexões interdisciplinares, que na prática são aplicadas para atingir os mais variados fins.

Nesse sentido, o curso de Ciência Política proporciona suporte científico aprofundando a respeito das organizações da sociedade. O estudante que ingressa nesse bacharelado concluirá as disciplinas com senso crítico aguçado. Além disso, suas aptidões lhe permitirão administrar com eficiência os problemas da vida moderna. Os principais diferenciais destes profissionais são: eficiência na tomada de decisão; amplo conhecimento de fatos históricos e atuais; capacidade crítica de interpretação. Portanto,  Estado e sociedade são dois temas que os cientistas políticos não possuem nenhuma dificuldade de abordagem.

Em síntese, os estudantes que formam-se na área podem ser muito úteis à sociedade, já que possuem capacidade ampla de aliar teoria e prática em suas análises críticas. É por isso que o curso de Ciência Política é tão caro às sociedades atuais. Seu valor está, sobretudo, em seu potencial de intervenção benéfica nas organizações políticas da atualidade.

Esperamos que este artigo tenha ampliado seus conhecimentos sobre o curso. Para acessar outros materiais semelhantes, confira nossa página principal clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.