InícioDicasEnemPosso treinar com provas anteriores do ENEM?

Posso treinar com provas anteriores do ENEM?

Você sabia que é possível estudar com as provas anteriores do ENEM? Se você está se preparando e não sabe por onde começar, essa é uma ótima alternativa. Contudo, poucos estudantes sabem como realmente fazer isso.

Focar nos estudos é a melhor forma de garantir que você irá se sair bem nas provas. Quanto mais seguro estiver, menores são as chances de ficar nervoso ou ansioso e não conseguir fazer as provas. Lembrando que são 2 dias de prova, então pode ser bem exaustivo.

Para te ajudar, selecionamos aqui algumas dicas de como estudar com as provas anteriores do ENEM? Veja o que será preciso fazer, onde encontrar essas provas e quais os benefícios de estudar dessa forma. Confira!

Como estudar com provas anteriores do ENEM da maneira certa

Muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena estudar usando as provas anteriores do ENEM. Sim, vale muito a pena. Pois além de se familiarizar com o estilo da prova, você pode criar um plano de estudos.

Você pode observar que muitos cursinhos preparatórios utilizam provas anteriores. Elas são uma das melhores formas de preparar os alunos.

Em primeiro lugar, é preciso entender que nenhuma prova se repete. Ou seja, você não vai encontrar uma prova igualzinha de um ano para o outro. Contudo, é possível encontrar temas semelhantes.

Assim, o aluno já fica preparado com o que pode cair na prova! Então, você deve estudar para se aprimorar e obter mais conhecimentos. Se possível, também utilize provas de amigos que já realizam o ENEM.

Assim, você pode ver os erros e acertos e identificar o que você responderia. 

Dicas de onde baixar as provas anteriores do ENEM

Você sabe por onde você consegue baixar as provas realizadas nos anos anteriores? Existem muitos sites na internet que disponibilizam essas provas, mas o mais confiável é o INEP.

Atualmente, no site do INEP você encontra provas anteriores de 1998 até 2020. Então, não vai faltar conteúdo para você estudar.

Veja o passo a passo de como você pode acessar essas provas:

  • Acesse o site do INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br
  • Vá até o menu e clique em “Áreas de atuação”;
  • Em seguida, clique em “Avaliações e Exames educacionais”;
  • Você deve clicar na opção “ENEM”;
  • O próximo passo é clicar em “Provas e Gabaritos”

Seguindo esses passos, você terá acesso a todas as provas desde 1998 até 2020. Selecione a de sua escolha e o arquivo irá abrir em PDF. Se desejar, basta clicar na opção de “fazer download” para salvar e imprimir.

Erros comuns que você deve evitar

Agora que você já sabe como baixar as provas, é preciso ter alguns cuidados para estudar. Entre os erros mais comuns cometidos pelos alunos é imaginar que a prova será igual todos os anos.

Cuidado! Embora possa acontecer de encontrar algumas perguntas semelhantes, não quer dizer que sejam exatamente iguais. Então, não estude as provas anteriores com o foco de memorizar, ou seja, a famosa “decoreba”.

O segredo dos estudos é você compreender o tema que está por trás do enunciado. Assim, terá maior capacidade de responder às questões, pois você realmente entenderá o que está sendo perguntado.

Ainda mais, outro erro é focar somente nas perguntas, esquecendo-se da redação. Por isso, a dica é que você pesquise na internet exemplos de redações anteriores que foram nota 1.000. Além disso, procure saber também os possíveis temas. Mas não fique apenas nas pesquisas, treine muito também!

Benefícios de estudar com as provas anteriores do ENEM

Bom, agora você não tem desculpas para não estudar, afinal já sabe como ter acesso às provas anteriores do ENEM. Mas você sabe quais são os reais benefícios que esse método de estudo pode te oferecer?

De antemão, esse método é muito eficaz. Você fica mais preparado e confiante para realizar as provas. É como se fosse um simulado, mas neste caso, você pode fazer na sua casa.

Assim, você não precisará ficar gastando com cursinhos preparatórios. Veja, esses tipos de cursinhos são muito importantes, porém nem todos podem pagar. Por isso, estudar com as provas anteriores pode te ajudar bastante.

Nesse sentido, alguns dos benefícios são: 

Treinar o tempo necessário para realizar a prova

Primeiramente, um dos grandes benefícios aqui é o tempo. O ENEM é realizado em dois dias com duração de 5 horas e 30 minutos (cada um dos dias). Pode parecer muito, mas para muitos não é tempo suficiente.

É comum ficar perdido, ansioso e até mesmo esquecer o que responder – aquele famoso “branco”. E aí, quando menos esperam, o tempo passou voando. 

Então, ao fazer as provas dos anos anteriores, utilize também um cronômetro. Sempre faça o teste de quanto tempo você leva para responder uma prova dessas. Bem como quanto tempo você leva para responder àquelas questões ou disciplinas mais difíceis. 

Dessa forma, quando chegar o dia da prova, você poderá distribuir o seu tempo de forma mais produtiva. Além disso, irá garantir que tenha tempo suficiente para solucionar questões que levam mais tempo e que são mais difíceis. 

Criar estratégias para realizar a prova

O que significa criar estratégias para realizar a prova? Neste caso, cada pessoa tem um jeito. Por exemplo, algumas pessoas preferem responder primeiro às questões das matérias que mais dominam.

Já outras, optam por começar a responder às questões que consideram mais difíceis. E, por fim, outras já começam pela redação. Fazendo as provas anteriores, você conseguirá descobrir qual estratégia é melhor para você. 

Desde já, vale ressaltar que não existe o certo e ou errado. O que existe é a forma que você melhor performa e que faz sentido para você. O foco deve ser o seu desempenho. 

Aprofundar-se nos temas certos

Por fim, outro ponto positivo de estudar com as provas anteriores do ENEM é que você consegue se aprofundar nos temas. Em especial naqueles que possuem maior dificuldade. Nesse sentido, não se trata apenas de estudar e entender todas as disciplinas. Mas sim de se aprofundar nos temas certos  e da forma certa – que é a maneira exata como os assuntos são cobrados pelo exame. 

Ainda mais, você pega o ritmo de como a prova é realizada e não fica assustado com tantas questões. Principalmente se essa é a primeira vez que vai realizar o ENEM.

Enfim, esses são só alguns dos muitos benefícios que esse método de estudo possui. Agora, está na hora de você se preparar e conseguir um ótimo resultado. Bons estudos!

Não deixe de conferir 5 dicas simples para se dar bem no ENEM 2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.