InícioDicas3 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Exatas

3 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Exatas

Mais uma vez você está fazendo aquele cálculo de matemática ou, quem sabe, tentando lembrar daquela fórmula para as provas de Física, e tudo parece ainda distante de uma solução. Enfim, a sua vida nos estudos continua apresentando dificuldades com essas disciplinas. Afinal, na hora de ter mais conhecimento em Ciências Exatas, sempre surge a necessidade de melhorar o domínio em relação a elas. Em outras palavras, é momento de torná-las familiares ao seu dia a dia.

Definitivamente, é sobre isso que vamos falar hoje. Resumindo, vamos te mostrar 3 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Exatas e, quem sabe, te ajudar na preparação do vestibular, ou até dentro da sua faculdade. Afinal, a quantidade de cursos de ensino superior que exige conhecimento em Exatas é bastante relevante. E esse fator não pode ser deixado de lado.

O que queremos dizer com conhecimento em Ciências Exatas?

Aliás, vale muito à pena falarmos sobre as próprias Ciências Exatas. Na verdade, elas não se apresentam apenas na forma de cálculos, fórmulas e aplicações complexas. Em sua maioria, essas disciplinas exigem um maior domínio sobre tal área do conhecimento humano. Em suma, são aquelas que promovem o raciocínio lógico, a análise e a observação e, consequentemente, uma aplicação prática, com uso de dados concretos.

Logo, podemos superficialmente dizer que o estudante, quando está fazendo um exercício de matemática, física, química ou outra modalidade de raciocínio, baseado em dados, vai sempre chegar em um resultado. Ou seja, algo factual.

Portanto, quando você sente aquela sensação do cérebro em ebulição ou pensamento fervendo é sinal que o raciocínio lógico está trabalhando. E, quando isso acontecer, não tenha medo. As Exatas ajudam a forçar e a comprovar a nossa realidade em todos os momentos, e são responsáveis por grandes descobertas em nossa história.

3 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Exatas 

O Voomp agora vai te mostrar algumas formas de tornar essa área do conhecimento, digamos…mais fácil. Melhor, vamos tornar as Ciências Exatas mais familiares ao seu dia a dia. 

Em alguns casos, pode ser que você precise de ajuda e, quando isso ocorrer, não tenha vergonha. Afinal, feio é deixar suas perguntas sem resposta.

1 – Exercício de Raciocínio Lógico Dedutivo

Um dos métodos mais comuns de ter mais conhecimento em Ciências Exatas é realizar exercícios que envolvam a necessidade de trabalhar o seu raciocínio lógico. 

A lógica em si trabalha com premissas e faz correlações. Como exemplo, veja a premissa que vamos colocar abaixo:

Os leitores da Voomp são vestibulandos. Nem todos os vestibulandos entendem de Ciências Exatas. Logo, nem todos os leitores da Voomp entendem de Ciências Exatas.

Você conseguiu observar como a lógica trabalha nesse exemplo das premissas? O que estamos fazendo acima tem o nome de exercício dedutivo. Baseados em duas proposições (premissas), a última frase acaba sendo uma conclusão.

Por incrível que pareça, é um método para exercitar sua parte lógica, e na internet você encontra inúmeros deles. 

Diversidade de exercícios

Entretanto, existem vários outros exercícios que desenvolvem o seu lado dedutivo e que levam em consideração uma sequência de números, formas geométricas e padrões, etc. 

Esses desafios sempre cobram de você muita atenção e análise, e é sobre um destes pontos que falaremos a seguir.

2 – Ciências Exatas exigem concentração

Em síntese, ao apresentar certa dificuldade com Ciências Exatas, é muito comum perder o ‘fio’ com mais facilidade. 

Quando falamos em fio, estamos querendo ilustrar que o pensamento lógico muitas vezes se apresenta como uma grande linha de costura. Por isso, se você se distrair, vai acabar se perdendo, e terá que começar tudo de novo para encontrar o fio e recomeçar a puxar.

Encontrar o ‘fio’ é preciso

Ao utilizar esta alegoria, queremos mostrar como é importante você dedicar atenção e foco em uma atividade que envolva Exatas. A grande questão aqui está diretamente relacionada ao modo de encontrar este fio para desenvolver o seu raciocínio com mais facilidade. 

O estudante que pretende ter mais conhecimento sobre Ciências Exatas deve ter um bom local para estudar. De preferência, confortável e não movimentado, com certo silêncio e menos ruídos. Contudo, existem pessoas que se concentram fazendo exercícios de respiração, ouvindo uma música, etc.

Em síntese, quando temos dificuldade em algum tipo de conhecimento e conteúdo, é sempre indicado começar a dedicar maior atenção em relação ao mesmo.

3 – Pergunte 

Parece óbvio, mas para alguns estudantes sempre vale à pena dar aquele empurrãozinho. Muitos estudantes apresentam dificuldades com Ciências Exatas, e simplesmente as deixam lá dentro de um cantinho do cérebro, até que algo as tire da zona de esquecimento. Ou seja, as provas, uma pergunta em sala de aula, e até algo mais importante, como um concurso público.

Lembre-se de uma coisa: perguntas não respondidas funcionam como alimentar um monstro. Logo, ele vai crescendo, e lá na frente você terá que enfrentar um dos grandes.

O fato é que perguntar e esclarecer as suas diversas dúvidas sobre conhecimentos, muitas vezes complexos, e que envolvem esta área do conhecimento, é normal. 

Entretanto, é comum as pessoas terem medo de demonstrar suas dúvidas ou passarem a sensação de que não entendem uma coisa ou outra.

Definitivamente, pensar assim é que está errado. Se você tem dúvida e não sabe resolver seus muitos conflitos com as Ciências Exatas, o mais inteligente da sua parte é perguntar. É por isso que existem amigos, colegas, professores e coordenadores. Enfim, organize suas dúvidas e vá logo perguntar.

Não seja uma pessoa solitária em suas dúvidas. O mundo evolui por meio do questionamento, e assim continuará sendo para você, aqui para o HF ou em sua faculdade.

As Ciências Exatas e o ensino superior

O ensino superior está cheio de cursos e opções de diplomas. Porém, muitos deles possuem disciplinas práticas que envolvem as Exatas, como as engenharias, a física, a própria Licenciatura em Matemática, as áreas de Inovação e Tecnologia, etc.

Além disso, existem aqueles cursos que você acha que vão te afastar das Ciências Exatas. Entretanto, elas estão inseridas na análise, raciocínio lógico e questões que envolvem dados e sua interpretação factual. No caso, Medicina, Jornalismo, Enfermagem, História, entre diversas outras. 

Portanto, jamais pense que você não sabe Exatas. Na verdade, todos os dias você está utilizando o seu cérebro em direção a elas. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.