InícioGraduaçãoGestão FinanceiraQual a duração do curso de Gestão Financeira?

Qual a duração do curso de Gestão Financeira?

O profissional que vai planejar, executar e colocar em prática métodos de Gestão Financeira pode fazer um curso tecnólogo, que dura dois anos.

Quem gosta de ficar de olho nas finanças, tem habilidade com matemática e acompanha o mercado financeiro, tem no curso de Gestão Financeira uma boa opção para entrar no mercado de trabalho. Como é um curso superior tecnológico, tem dois anos de duração, e sua formação é bem voltada para o dia a dia.

Afinal, o profissional vai participar do gerenciamento das finanças de uma empresa. Ele pode fazer parte do planejamento, controle e execução de políticas financeiras. É uma profissão que vem adquirindo uma importância maior, visto que o profissional tem uma abordagem mais prática desses assuntos. Sem contar que o departamento financeiro é essencial para que as organizações possam controlar a entrada e saída de recursos, bem como fazer investimentos.

Vamos ver com detalhes como é o curso, quais são as disciplinas e o mercado de trabalho para quem quer trabalhar com Gestão Financeira.

O curso de Gestão Financeira

Ele é oferecido na modalidade superior tecnológico, que tem duração de dois anos, em média. Os cursos desse estilo são mais rápidos, e têm uma formação mais prática. Diferentemente dos de bacharelado, que costumam ser mais longos, mas com estudos mais abrangentes a respeito de uma carreira.

No final, se o aluno quiser, pode fazer especializações em nível de pós-graduação. Assim, ele pode seguir um caminho mais voltado para uma área da profissão, caso ele se identifique mais com ela.

O curso de Gestão Financeira traz disciplinas que abordam o mundo financeiro de forma bastante interessante. O aluno terá conhecimentos sobre orçamento, análise de desempenho, crédito e o funcionamento do departamento financeiro das empresas.

Como é a grade curricular?

O profissional de Gestão Financeira vai lidar com áreas diferentes dentro do controle do dinheiro. Por isso, ele tem aulas de Contabilidade. Ele não poderá atuar como contador (essa é uma atribuição exclusiva do bacharel em Ciências Contábeis), mas pode acompanhar o controle das finanças e do patrimônio.

Mercado de capitais entra na lista, e por um motivo importante. Como o gestor pode atuar em instituições financeiras diversas, pode trabalhar no aconselhamento de investimentos, como os da Bolsa de Valores.

Análises de Crédito, Custos, Cobrança e Risco fazem parte da grade. O profissional de Gestão Financeira precisa ter em mente como determinados investimentos podem afetar a saúde financeira da empresa. Esse conhecimento ajuda muito para quem pretende trabalhar em bancos e instituições de crédito.

Modelos de gestão vão ajudar o profissional a gerenciar o departamento financeiro da organização. São métodos que vão trazer benefícios na administração, bem como para o caixa da empresa.

Investimentos, Análise e Planejamento

Como o curso forma gestores, é importante que eles saibam como lidar com fontes de financiamento e investimentos. Afinal, se for para trazer vantagens para a empresa, investir em treinamento e equipamentos pode ser uma boa ideia. A mesma coisa vale para financiar determinadas obras. Tudo deve ser analisado de forma a trazer benefícios no futuro.

Planejamento Estratégico posiciona a instituição perante o mercado, os clientes e concorrentes. O profissional de Gestão Financeira vai trabalhar em conjunto com outros departamentos para elaborar a visão, missão e valores que a organização tem para hoje e o futuro.

Aulas de Análise de Demonstrações Financeiras e Capital de Giro complementam as de Contabilidade. O aluno vai entender como interpretar as demonstrações anuais das finanças da empresa, e como o capital de giro, que é o que será investido, funciona. Isso é fundamental para o profissional de Gestão Financeira.

O perfil do aluno de Gestão Financeira

Se você tem pensamento analítico, e gosta de acompanhar as novidades da administração, bem como as inovações tecnológicas, essa pode ser uma boa opção de curso para seguir. É importante gostar de fazer contas, já que é uma área que vai exigir bastante o uso da Matemática em cálculos financeiros.

Mas nem só de números vive o profissional de Gestão Financeira. Ter habilidades interpessoais conta muito. Isso significa lidar com pessoas de várias formações, e que trabalham em setores diferentes. Assim, conversar com os colegas e ter um bom relacionamento ajuda muito a entender a empresa como um todo. Sem contar que deixa o ambiente mais agradável e leve.

Isso diz respeito também a saber trabalhar em equipe. Ainda mais porque estamos falando de um departamento que, geralmente, abriga mais pessoas. Assim, cada um tendo uma função específica, mas atuando em conjunto, contribui para o sucesso.

Mercado de trabalho

As oportunidades para quem está na área de Gestão Financeira são promissoras. O controle financeiro das instituições está ficando cada vez mais profissional e, para isso, precisa de especialistas na área. Uma delas que está crescendo é na controladoria. Ela é uma das áreas da Contabilidade, mas atua de forma mais global.

Assim, o controller (que é o nome desse profissional) analisa as contas da empresa para ter informações importantes para a tomada de decisões. Acredite: sem esses dados, a tendência é que as empresas passem por dificuldades para sobreviver. Assim, quando um controller está de olho no dinheiro e vê possibilidades de crescimento, as possibilidades de sucesso são maiores.

A auditoria financeira é outro campo que está crescendo bastante. Fazer auditoria é analisar se os procedimentos estão sendo feitos da forma correta. Podem aparecer erros ou inconformidades, o que não necessariamente é algo ruim. É o auditor que aponta o que precisa ser melhorado, para que a empresa possa decolar se tornar referência na sua área. Todo mundo sai ganhando.

Os clientes que querem diversificar seus investimentos podem contar com a expertise de um analista. Ele vai ver o perfil de investidor e indicar quais são os melhores lugares para colocar seu dinheiro e fazê-lo render.

E investimentos há aos montes: em Tesouro Direto, Renda Fixa, Títulos do governo, e também os no mercado de capitais. É o analista de investimentos que vai orientá-lo para que ele faça uma boa escolha. É também uma área promissora para o profissional de Gestão Financeira. Aproveite essa onda!

Se esse curso não te interessou, talvez sua futura profissão esteja nesse outro conteúdo: confira os cursos mais buscados de 2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.