InícioDicasEnemRedação ENEM 2021: papel do esporte no combate ao preconceito

Redação ENEM 2021: papel do esporte no combate ao preconceito

Os possíveis temas da Redação Enem 2021 já estão em discussão. Porque, é importante ter conhecimentos prévios sobre os mesmos para ter argumentos. Por isso, o seguinte texto apresenta fatos sobre o papel do esporte no combate ao preconceito.

Como se preparar para a Redação Enem 2021?

É comum programar os estudos para conseguir pontos altos na prova. Logo, a parte da escrita também é uma grande preocupação. Já que, é responsável por influenciar no resultado final e determinar a entrada do candidato nas universidades.

Sabendo da importância de estar preparado, este tópico mostra táticas. Para que, assim, seja possível se destacar entre os concorrentes. Então, veja a seguir algumas dicas que podem ser precisas na hora de estudar.

Treine redação

O primeiro passo para melhorar a redação é conhecer métodos para realizar os textos. Logo, é interessante treinar a escrita algumas vezes ao longo da semana.

Enriqueça seu vocabulário

A atenção em termos formais é outra tática de peso. Porque, isso faz com que o resultado seja mais enriquecido. Assim, atraindo a atenção dos corretores.

Faça pesquisas constantes

Estar atualizado sobre as notícias faz com que os conhecimentos aumentem. Com isso, a argumentação acaba ocorrendo de forma fácil. Portanto, faça pesquisas sempre que possível e tente se aprofundar nos assuntos.

Tenha o corpo do texto em mente

Mesmo sem saber qual é o tema da Redação Enem 2021, é possível ter uma noção de como será o artigo. Por isso, pode ser bom planejar o corpo do mesmo. Para que, assim, tenha mais tempo para pensar nos argumentos.

Por que se preparar para a Redação Enem 2021?

Treinar a escrita é importante ao pensar em entrar em uma universidade. Então, separamos explicações que podem mostrar o quanto essa ação pode ajudar. Veja a seguir e, com isso, saiba porque é recomendado praticar.

O texto fica cada vez mais rico conforme a pessoa tem experiência. Assim como ocorre com qualquer outra coisa na vida. Portanto, o empenho realmente é preciso, por ser uma boa forma de lidar com o desafio.

Conforme o tempo passa, os resultados das redações ficam mais positivos. Por essa razão, realizar uma determinada quantidade por semana pode ser bom. Já que, confirma a capacidade de escrita.

É importante conhecer os possíveis temas?

Ter contato com os possíveis temas podem deixar o trabalho ainda mais fácil. Porque, faz com que tenha oportunidade de pensar nos melhores argumentos. Logo, é mais fácil conseguir realizar uma redação exemplar durante o vestibular.

O treino, de fato, é o segredo para ter sucesso. Portanto, saber qual pode ser o tema deixa que tenha tempo para pesquisar sobre o assunto. Assim, chegando nos melhores conteúdos para o trabalho.

A Redação Enem 2021 já tem alguns possíveis temas divulgados. Então, basta pesquisar sobre cada um deles para poder entender melhor os assuntos. Por essa razão, o tópico seguinte apresenta uma possibilidade e histórias que podem ajudar na argumentação.

O papel do esporte no combate ao preconceito

É cada vez mais comum notar movimentos contra o preconceito. Assim, a sociedade vem tomando atitudes de mais respeito. Por isso, um dos temas prováveis é o papel do esporte dentro dessa luta.

Uma das pautas mais comuns dentro dessa área é a falta de igualdade entre os gêneros. Porque o salário dos homens costuma ser bem maior que o das mulheres. Logo, esse ponto acaba ganhando atenção entre os mais diversos públicos.

O que mais tem feito o esporte tomar espaço na discussão são acontecimentos recentes. Já que, são eles que permitiram que outros pontos fossem observados. Então, conheça exemplos de momentos marcantes no contexto.

O funk nas Olimpíadas

A ginasta Rebeca Andrade foi a primeira brasileira a ser medalhista olímpica. Mas, o verdadeiro diferencial foi o som do funk “Baile de Favela”. Com isso, levando a cultura e história do Brasil.

Outra parte importante sobre a atleta é o fato de ser uma mulher negra. Além disso, ela nasceu em uma periferia de São Paulo. Assim, mostrando o quanto é uma pessoa forte e mereceu tudo o que ganhou.

Atletas alemãs e a sexualização

Durante o evento esportivo, também, as ginastas alemãs tomaram posição contra a sexualização. Para isso, usando uma roupa que cobria o corpo inteiro, alegando que deveriam poder escolher o que usar.

O mesmo ocorreu em 2017, no Brasil, quando usaram shorts por cima do biquíni para jogar handebol de areia. Assim, ameaçadas de perder a partida por W.O.

Outros casos para a Redação Enem 2021

Existem, também, outros casos que podem ajudar nos argumentos para a Redação Enem 2021. Com isso, aumentando as oportunidades de formar um texto rico e bem estruturado.

Olimpíada e a visibilidade

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, 185 atletas eram da comunidade LGBTQIA+ assumidos. Além disso, a neozelandesa, Laurel Hubbard, foi a primeira transgênero na competição. O mesmo ocorreu com a jogadora de futebol canadense, Quinn.

Redação Enem 2021: combates ao preconceito com o esporte

Existem atitudes que são cada vez mais cobradas pelas pessoas. Por isso, também é interessante falar sobre as mesmas. Veja a seguir:

  • Entidades como a CBF e os clubes divulgarem e condenarem publicamente casos de discriminação;
  • Escolas e Governo desenvolverem ações e campanhas informativas;
  • Entidades esportivas precisam enfatizar a desconstrução de estereótipos.

Prepare-se para a Redação Enem 2021

Como lido no texto, para ter bons resultados, a prática da escrita é importante. Então, manter esse método é preciso quando deseja entrar em uma universidade. Portanto, esse é o primeiro passo para conseguir esse destaque.

Outro ponto que deve estar em mente, é reconhecer os possíveis temas disponíveis. Com isso, o resultado da Redação Enem 2021 acaba sendo positivo. Já que, existem mais oportunidades de conseguir argumentos.

A possibilidade de ser sobre o papel do esporte no combate ao preconceito é grande. Por esse motivo, conhecer os fatos apresentados é bom para elaborar o melhor texto. Logo, manter em mente um texto baseado no conteúdo é uma tática de muita ajuda.

Por fim, a última dica é fazer um artigo sobre o tema para aproveitar tudo o que foi lido. Assim, treinando a escrita e aprendendo a lidar com possíveis desafios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.