InícioGraduaçãoRelações InternacionaisA importância do poliglotismo para o aluno de Relações Internacionais

A importância do poliglotismo para o aluno de Relações Internacionais

Quem faz ou quer fazer Relações Internacionais já ouviu falar sobre poliglotismo. Afinal, muitos profissionais da área sabem falar dois ou mais idiomas.

Uma dúvida muito presente é se um aluno do curso precisa mesmo falar muitas línguas. Por isso, saiba se é importante e se pode fazer RI com apenas um idioma.

O que é poliglotismo?

A palavra poliglotismo vem de poliglota. Ou seja, é alguém que consegue falar várias línguas diferentes. Por exemplo, português, inglês, francês e italiano.

Existe uma discussão para definir quantas línguas um poliglota deve falar. Porém, a maioria diz ser preciso de quatro ou mais. Antes disso, existem outras denominações, como, por exemplo:

  • Um idioma: monolíngue;
  • Dois idiomas: bilíngue;
  • Três idiomas: trilíngues;
  • Quatro ou mais: poliglotas.

Outra discussão presente é qual o nível de fluência necessário em cada língua. Afinal, alguém que sabe somente o básico de cinco idiomas não pode ser um poliglota. No fim, ele não vai saber se comunicar com um nativo.

Uma curiosidade: você pode ser fluente mesmo se estiver em um curso no nível intermediário. A fluência no idioma é quando você consegue entender e conversar com um nativo. Então, se puder conversar em quatro línguas, você pode se considerar um poliglota.

Porque o poliglotismo é importante em Relações Internacionais?

Um profissional de Relações Internacionais precisa estar em contato com muitos países. Assim, só isso demonstra a importância do poliglotismo para os estudantes. Afinal, quanto mais idiomas dominar, maiores são as oportunidades.

Muitos profissionais precisam negociar com outras regiões. Por isso, é preciso saber não apenas o idioma como a cultura do país. Assim, a negociação fluirá mais fácil.

Algumas línguas podem ser consideradas mais básicas do que outras. Por exemplo, inglês e espanhol é o principal para a maioria. Além disso, é interessante saber uma das línguas oficiais da ONU, sendo:

  • Inglês e espanhol;
  • Francês e russo;
  • Mandarim e árabe.

Inglês nas Relações Internacionais

Você se engana se acredita que lidar com outros idiomas é só após a graduação. Pelo contrário, o próprio curso tem conteúdos em inglês e espanhol. Além disso, às vezes até o francês é usado nas aulas.

Saber pelo menos o inglês já ajudará bastante o estudante de Relações Internacionais. Ainda mais se você pensa em fazer pós-graduação fora do país.

Inglês é um idioma que facilita conseguir um emprego não só em Relações Internacionais. Por isso, é ótimo melhorar sua fluência mesmo que seu desejo não seja fazer RI.

É possível fazer Relações Internacionais sem saber outros idiomas?

Muitos estudantes que querem fazer Relações Internacionais têm medo de não poder fazer o curso. Afinal, é comum pensar que apenas pessoas fluentes em inglês e espanhol podem entrar na faculdade.

Isso não é verdade. Então, você pode prestar o vestibular mesmo sem domínio completo das línguas. Porém, saiba que o caminho na faculdade pode ser mais difícil.

Existem conteúdos em RI que são passados em inglês e espanhol. Então, é importante saber os idiomas. Mas, você não precisa entrar já fluente nos dois.

Você pode entrar na faculdade e, além disso, fazer curso de idiomas em simultâneo. Assim, a fluência cresce enquanto você estuda.

Muitos entram com o básico de inglês e espanhol e aprendem conforme avançam no curso. Ainda mais, tem aqueles que sabem inglês e espanhol. Porém, se deparam também com o francês e precisam aprender outro idioma.

Como alcançar o poliglotismo

Agora você já sabe que não é preciso entrar na faculdade fluente em cinco idiomas. Mas, é importante começar a aprender desde já.

Comece o aprendizado antes do curso se for possível. Então, veja algumas dicas de como treinar os idiomas e chegar no poliglotismo.

Inicie com uma língua que você gosta

Não adianta começar a aprender uma língua que você não tem interesse. Afinal, a motivação para continuar os estudos vai ser muito baixa.

Você precisará estudar por vários meses até conseguir atingir a fluência. Às vezes, isso pode durar anos se não imergir totalmente no idioma.

Aprender uma língua também faz você aprender uma cultura diferente. Então, se não consegue pensar em nenhum idioma que goste, pense na cultura. Por exemplo, se quiser aprender mais sobre o Japão talvez seja legal aprender o japonês.

Você vai começar pelo básico

O começo pode trazer um pouco de tédio. Afinal, você aprenderá as coisas mais básicas como números ou dias da semana. Além disso, a sensação de que não conseguirá sair do lugar é muito grande.

Muitos poliglotas falam sobre assistir séries e filmes ou ler livros no idioma. Porém, fazer isso no básico é muito difícil. Pode ser que você pense que aprender outra língua não é para você.

Continue a estudar o idioma mesmo assim. A fluência não vem do dia para noite. Então, acompanhe o seu ritmo e não se espelhe nos outros.

Assistir filmes e séries com legenda no idioma nesse momento pode não ser bom. Ao invés disso comece a procurar vídeos curtos no YouTube, por exemplo. Assim, pode ser melhor que ver um filme longo sem entender uma palavra.

Erros vão acontecer

Um dos maiores medos dos alunos é cometer um erro. Porém, isso é o mais comum e acontecerá bastante. Por isso, não se sinta mal.

Para ser um poliglota é preciso prática. Então, a prática é baseada em erros e acertos. Na verdade, o professor espera que o aluno erre até conseguir o domínio da língua.

Ser fluente em uma língua também não significa não errar. Afinal, pense no português. Brasileiros cometem erros o tempo inteiro e muitas vezes sem perceber.

O maior medo é conversar com os nativos. Mas, a verdade é que eles não se importam tanto. O máximo que pode acontecer é não entender e pedir para repetir.

Para atingir a fluência é preciso praticar, e praticar exige erros. Então, já esteja preparado para isso.

Faça um amigo que fale o idioma

Essa dica pode ser até ligada com a anterior. Afinal, você precisará perder o medo de errar para conversar com os nativos.

Para ser fluente é preciso treinar a fala e a escrita. O melhor jeito é realizar uma amizade que fale o idioma que você quer aprender. Assim, ele pode te ajudar e corrigir quando precisar.

Ao aprender sozinho é comum focar mais na audição. Além disso, se for em um curso o aprendizado acontece apenas um dia na semana. Com um amigo você pode ter contato por mais tempo e treinar muitas vezes.

Não desista do poliglotismo

Você já sabe qual a importância do poliglotismo para as Relações Internacionais. Ainda mais, recebeu algumas dicas para conseguir atingir a fluência em vários idiomas.

Lembre-se: aprender um idioma novo é um processo demorado. Por isso, não desista caso não aprenda tudo em poucos meses. Continue os estudos que, no futuro, você vai se tornar um poliglota.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.