InícioGraduaçãoDireitoCursos mais exigidos para fazer uma carreira internacional?

Cursos mais exigidos para fazer uma carreira internacional?

Caso você pretenda seguir carreira internacional há alguns pontos de atenção. Por exemplo, aprender uma nova língua, investir em uma graduação flexível no mercado e conhecer outra cultura. Tudo isso é essencial na sua jornada.

Neste artigo você irá descobrir o que precisa para começar fuma profissão fora do país. Bem como, as graduações que ajudam no processo e dicas para se destacar.

Como construir uma carreira internacional?

As novas relações de trabalho, tecnologias, globalização, bem como, o acesso a novas línguas permitem a construção de uma nova profissão fora do país. Então, confira a seguir algumas dicas para quem quer começar a sua carreira internacional.

Formação acadêmica para carreira internacional

O primeiro passo é concluir um curso que permita atuar em uma profissão que possa ser exercida em qualquer país. Isso porque, você precisa ser flexível na carreira e uma faculdade aumenta as suas oportunidades no mercado.

Veja a seguir alguns exemplos de carreiras que você pode seguir e se destacar no exterior na sua nova jornada.

Relações Internacionais

Caso seja comunicativo e se veja na mediação de negociações entre diferentes culturas esse é o seu curso. Por isso, trabalhar em multinacionais ou ingressar na carreira pública em órgãos do governo são boas opções para sua carreira internacional.

Sistemas para a internet

Atuar em TI, permite trabalhar em qualquer lugar do mundo. Isso porque, a Internet está presente em todos os países. Portanto, ser criativo e estratégico te dará destaque no mercado.

Letras

Escrever e ler devem ser as paixões de quem opta pelo curso de Letras. Tanto em sua língua mãe quanto em outro idioma. Nesse sentido, você pode atuar como intérprete ou tradutor.

Direito

O Direito também permite uma carreira internacional. Assim, você pode atuar em um setor jurídico de empresas multinacionais ou em um escritório de Direito. Portanto, você deve se ambientar com as leis vigentes no novo país.

Engenharia

Engenheiros podem atuar em diversas áreas. Aliás, veja a seguir as mais conhecidas no mercado. São elas:

  • Elétrica;
  • Química;
  • Ambiental;
  • Mecânica.

Essas são áreas que têm vagas em qualquer lugar do mundo. Por isso, devido à falta de mão de obra, esses profissionais são muito procurados no mercado, mesmo em países mais exigentes.

Marketing

Para quem ama vendas e se comunica bem, o Marketing é uma ótima opção de carreira internacional. Ainda mais com o crescimento do digital que oferece liberdade geográfica de atuação no setor.

Lembre que você não deve seguir o que a maioria escolhe, como uma espécie de “efeito manada”. Nesse sentido, deve identificar e atuar no setor que retrate o seu jeito de trabalho e que destaque suas qualidades e aptidões.

Confira a seguir, outras dicas importantes para você que começará uma nova profissão no exterior.

Aprenda outro idioma para sua carreira internacional

Aprender outro idioma é obrigatório para quem quer morar e trabalhar fora do país. Nesse sentido, o inglês ainda é visto como uma língua universal devido à facilidade da gramática e estrutura da língua. Mesmo que não seja a língua dominante, pode ser um bom começo.

Carreira internacional: entenda suas pretensões

Ter autoconhecimento é muito importante em diversas áreas da vida e na profissional não podia ser diferente. Portanto, se você decidiu por uma carreira internacional alguns pontos devem ser considerados para a sua escolha:

  • Que países devo considerar?
  • Quanto tempo passarei no exterior?
  • Quais os principais objetivos com essa mudança?

Com base nas suas respostas você poderá organizar com mais precisão o seu plano pessoal e profissional fora do país.

Faça networking sobre carreira internacional

Converse com quem já passou ou está passando pela experiência e peça indicações. Tanto sobre o mercado, quanto sobre cursos e dicas para a sua nova carreira internacional. A troca de informações irá agregar o seu plano.

Pense na equivalência

Opte por atividades não muito específicas quando atuar no exterior. Isso porque, se você deseja retornar ao seu país de origem nessa condição, pode dar um passo atrás na sua carreira.

Carreira internacional: mantenha a mente aberta

Considere pensar em destinos menos óbvios e mantenha a mente aberta para as novas possibilidades. Por isso, os mercados emergentes têm menos competição e mais vagas profissionais. Além da oportunidade de conhecer novas culturas.

Não tenha medo de se candidatar

Caso tenha alguma afinidade com a vaga, mesmo que não atenda a todos os pré-requisitos, se arrisque. Pode ser que a empresa tenha outra posição que você possa se encaixar no futuro para a sua carreira internacional.

O processo não é fácil na carreira internacional

Você irá receber muitos nãos no processo, mas não desista do sim. Ninguém disse que seria fácil. Então, praticar a resiliência será necessário durante o processo. Seja persistente e não desista no primeiro obstáculo.

Nem tudo depende de você

Alguns problemas como crise no setor ou no país que você escolheu atuar podem atrasar um pouco o seu sonho de começar a sua nova profissão no exterior. Bem como, leis, documentos e outros fatores. Então, esteja pronto para imprevistos.

Áreas com maior demanda na carreira internacional

Confira a seguir as áreas com maior demanda de trabalho, independente do curso de graduação na sua carreira internacional. Assim sendo:

  • Turismo e Serviços;
  • Auxiliar e Atendimento;
  • Assistente.

São áreas gerais e podem ser praticadas em diversos tipos de mercado. Descubra agora quais são os países que mais contratam no momento:

  • Irlanda;
  • Estados Unidos;
  • Portugal;
  • Canadá;
  • Nova Zelândia;
  • Austrália.

Então, o primeiro passo é identificar os idiomas da região que atuará e depois disso, checar como pode construir a sua vida profissional nesses países.

Carreira internacional x home office

Com a pandemia e aumento das vendas no e-commerce, a tecnologia evoluiu para acompanhar o mercado. Conforme pesquisa do IBGE 8,2 milhões de brasileiros atuam no regime home office desde o início da Covid-19.

E com o aumento do modelo home office cresce também as oportunidades de carreira internacional. Ainda mais para quem atua na área de TI, criando e desenvolvendo programas, por exemplo.

42% das empresas brasileiras vão investir em tecnologia em 2021. Enquanto as empresas internacionais também buscam profissionais qualificados. Nesse sentido, o home office permite a liberdade geográfica necessária para a atuação no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.