InícioDicasEstágioComo conseguir ser efetivado em um estágio?

Como conseguir ser efetivado em um estágio?

Conseguir ser efetivado em um estágio é o sonho de qualquer estudante que começa a sua carreira como estagiário no ramo de seu interesse. Afinal, todo mundo quer ter a garantia de um emprego, e para isso é preciso focar no trabalho com seriedade e autonomia.

Dicas para ser efetivado em um estágio

Ao estagiar, o aluno ganha experiência na área de sua graduação e ainda tem oportunidades de conseguir ser efetivado em um estágio de seu interesse. Dessa forma, o medo de não conseguir um emprego no ramo de sua formação se dissipa ao trabalhar enquanto estuda.

Caso você seja um estagiário e esteja buscando uma efetivação no cargo, saiba que a concorrência, nesses casos, é grande, por isso, deve se destacar entre os demais e mostrar serviço aos seus superiores.

Somente a vontade de trabalhar não basta, porque o mercado está cheio de profissionais na mesma situação. Portanto, saiba como se destacar na empresa em que trabalha e convencer aos seus patrões por quê você deve ser contratado com as oito dicas abaixo.

1 – Procure um estágio realmente interessante

A primeira dica para conseguir ser efetivado em um estágio é procurar por um que você goste e que se encontre no ramo da sua formação. Afinal, trabalhar com o que se interessa é bem mais prazeroso e servirá de experiência para sua futura carreira.

Buscar oportunidades que tragam aprendizado e créditos ao seu currículo é interessante para sua formação. Contudo, é essencial estagiar onde você se veja atuando durante a sua carreira e te fazer sentir como será a vida profissional.

Qualquer profissional e, principalmente, os estagiários que fazem o que amam conseguem trabalhar bem e encontram motivação para isso. Além disso, se destacam diante do restante e aumentam as suas oportunidades de serem contratados pela empresa.

2 – Demonstre interesse para ser efetivado em um estágio

Ser bom no que faz e atuar com qualidade e comprometimento são fundamentais para garantir uma contratação. Todavia, também é preciso deixar claro para a empresa que você deseja continuar trabalhando ali, mesmo após o fim do contrato, demonstrando interesse.

Além de desempenhar um bom trabalho, você pode conseguir ser efetivado em um estágio, ao mostrar para os seus líderes que quer continuar na empresa através de:

  • Conversas com os diretores para deixar claro a sua vontade de se manter na empresa;
  • Participação em reuniões de avaliação ativamente, expondo seu ponto de vista;
  • Bom relacionamento com os colegas;
  • Aproximação com os diretores;
  • Fortalecer o Networking com os clientes.

3 – Aplique os conhecimentos do seu curso para ser efetivado em um estágio

O estágio é o melhor local para você colocar em prática toda a teoria aprendida durante a sua faculdade. Dessa forma, é possível testar a si próprio sobre o seu progresso no curso e a forma como agirá na sua carreira profissional.

Muitos estudantes não conseguem usar na prática tudo o que aprendem na graduação. Na verdade, não há uma fórmula preestabelecida para isso e o estagiário precisa seguir as orientações dos seus supervisores para descobrir como todo conteúdo pode ser usado.

Além do conhecimento teórico, a experiência prática também é muito valiosa para ser efetivado em um estágio. Por isso, participar dos grupos de pesquisas e das monitorias se mostra tão importante.

4 – Seja proativo sempre

Para que o empregador o leve a sério, você também precisa levar o seu trabalho a sério. Isso não quer dizer que você terá a responsabilidade de um líder. Mas, ainda assim precisa ser proativo e dar o melhor para que as suas contribuições afetem a empresa positivamente.

Não se sobrecarregue!

Tenha cuidado para não transformar a sua vontade de mostrar trabalho em algo negativo e pegue tarefas que não dê conta de cumprir. Então, não se sobrecarregue apenas para impressionar os chefes.

5 – Saiba trabalhar em equipe para conseguir ser efetivado em um estágio

Além dos superiores, os colegas de trabalho também podem se transformar em excelentes mentores para a sua carreira, porque são eles que te ajudarão no dia a dia. Afinal, ninguém ingressa em uma empresa sabendo tudo, ainda mais que será a sua primeira atuação.

Saber trabalhar em equipe é uma ótima forma de aprender mais sobre seu futuro ramo de atuação. Além disso, o bom relacionamento com os colegas, mostra que você sabe ouvir e receber conselhos, e dessa forma, terá mais oportunidades de ser efetivado em um estágio.

6 – Não tenha medo de ser inovador

Para se destacar da concorrência e conquistar clientes, as empresas esperam que seus profissionais tragam sugestões, estejam em contato com novas tendências. Então, não tenha medo de dar sua opinião e buscar por inovações.

Ao ingressar em um trabalho, não se prenda apenas ao básico. Não há nenhum problema em propor inovação, dar sugestões que podem trazer melhorias e uma visão diferenciada para o seu ambiente de trabalho.

Evite apenas se sobrepor às ordens recebidas ou tentar impor a sua visão sem a autorização dos seus supervisores. Diante disso, uma boa forma de não errar, e conseguir ser efetivado em um estágio, é consultar seus superiores antes de tomar qualquer decisão.

7 – Mantenha-se pontual para conseguir ser efetivado em um estágio

Se manter comprometido com o seu trabalho deve ser a qualidade essencial da sua vida profissional. Portanto, não há melhor forma de demonstrar isso do que sendo pontual e responsável com seus horários.

Aos olhos dos líderes, se você é incapaz de cumprir um horário pré estabelecido, não dará conta de demandas importantes para a empresa e honrar os seus prazos.

O atraso também mostra que você não se importa com a sua oportunidade de trabalho e demonstra total desrespeito com aqueles que contam com você. Dessa forma, ser pontual é mais um passo para conseguir ser efetivado em um estágio.

8 – Faça cursos complementares

Estagiar é abrir portas para o sucesso. Por isso, procure se especializar e ir além da graduação, com cursos complementares na sua área. Além de enriquecer o currículo, é uma forma de mostrar engajamento com a empresa em que está fazendo o estágio.

Livros e apostilas da grade curricular são essenciais para ampliar o seu conhecimento e potencializar a capacitação, mas toda profissão requer sempre mais. Então, se destaque entre a concorrência, para ser efetivado em um estágio, com cursos de:

  • Tecnologias;
  • Idiomas;
  • Liderança;
  • Gestão de projetos e pessoas.

Tenha garra e determinação para ser efetivado em um estágio

Ser efetivado em um estágio é o que almeja todos os alunos. Afinal, sair de uma posição de aprendiz e se tornar alguém decisivo na empresa, que toma decisões e apresenta novas estratégias é uma oportunidade diferencial para a carreira de qualquer profissional.

Procure inovar sempre e não se acomode ao conseguir a sua tão sonhada vaga. Porque os líderes sempre buscam por pessoas autônomas e capazes de buscar diferentes soluções. Esteja, então, em constante busca pelo aprendizado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.