InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Ciências Econômicas?

Como conseguir um estágio em Ciências Econômicas?

Antes de mais nada, para conseguir um estágio em Ciências Econômicas é necessário escolher um entre os diversos planos de carreira existentes na área. Assim você poderá tirar o máximo de seu programa de estágio para conseguir avançar profissionalmente na área.

A escolha de arrumar um estágio em Ciências Econômicas poderá disponibilizar toda a experiência que você pode vir a precisar no momento de uma contratação. Nesse sentido, sempre haverá uma ótima vaga para um estágio nesse segmento. Afinal, as empresas que atuam nesse tipo de negócio sempre estão em busca de estudantes para ajudar suas operações após a sua contratação.

Dessa forma, em seu estágio de Ciências Econômicas, você ganhará habilidades em trabalho em equipe, organização, responsabilidade e solução de problemas. Logo, as oportunidades de estágio para estudantes de Ciências Econômicas podem promover uma grande exploração do campo.

Além do mais, um estágio é uma experiência inestimável, pois não só ficará bem no currículo do seu futuro. Isso também irá permitir com que você conheça um pouco mais seu campo de carreira em potencial. Além disso, dará a chance fazer contatos no setor e o ajudar a desenvolver habilidades muito relevantes no mercado de trabalho da atualidade.

Portanto, se você está com dificuldades para conseguir um estágio em Ciências Econômicas porque não tem nenhuma experiência na área, separamos algumas dicas para conseguir se tornar um candidato mais desejável.

O que fazer para conseguir um estágio em Ciências Econômicas?

Considerando a quantidade de empresas que precisa de estagiários capazes, os estágios na área poderão te fornecer muitas experiências valiosas. Assim, você se conectará com mentores em potencial, aprenderá segredos comerciais de economia e construirá relacionamentos com colegas de trabalho. Além do mais, também é uma grande vantagem se for um estágio em Ciências Econômicas remunerado.

Nesse sentido, os melhores programas de estágio em Ciências Econômicas normalmente fornecem caminhos valiosos para cartas de recomendação futuras. Além disso, podem até mesmo se transformar em empregos de tempo integral.

Dicas para montar um currículo impressionante

Antes de começar a enviar as inscrições, certifique-se de possuir um currículo atualizado. Assim, com um perfil completo, um estágio em Ciências Econômicas fica mais próximo de se tornar realidade.

Partindo do princípio de que o currículo será a sua primeira impressão, este será o lugar no qual você poderá destacar suas habilidades, experiência, interesses, objetivos, prêmios e elogios. Portanto, um currículo deve ser organizado. O ideal é apresentar entre uma e duas páginas, ter ortografia e gramática adequadas e ser atraente aos olhos dos recrutadores. Isso implica também em, se possível, incluir algumas das atividades mais relevantes praticadas durante o curso.

Outra forma de saber exatamente o que os recrutadores podem querer em algum currículo para estágio em Ciências Econômicas é pesquisar por vagas semelhantes e identificar as competências requeridas para o cargo. Então, se você já possuir, basta incluir no currículo.

Dicas de networking para conseguir um estágio em Ciências Econômicas

Para conseguir um estágio, primeiro você precisa encontrá-lo, e é aí que entra o networking. Seja perguntando ao seu professor favorito ou mesmo a um amigo da família, todo mundo conhece alguém. Dessa forma, nunca subestime o poder do networking, não apenas para encontrar estágios.

As mídias sociais também são uma ótima maneira de entrar nos estágios e de se apresentar. Os empregadores costumam verificar as páginas de mídia social de um candidato. Por isso, é vital manter essas páginas sempre limpas e positivas. Se você ainda não tem uma, crie.

Depois de conseguir um estágio em Ciências Econômicas e se familiarizar com o fluxo da vida cotidiana no escritório, comece a conversar com seus colegas de trabalho esporadicamente. Quer sejam profissionais da indústria ou mesmo estagiários, é importante tratá-los com igual respeito. Você nunca sabe quais ideias eles poderiam oferecer, ou mesmo quem poderá ser uma conexão valiosa no futuro.

Não tenha medo de convidar seus novos colegas para conversas rápidas no café ou solicitar entrevistas informativas de 15 minutos sobre sua trajetória de carreira. Aliás, isso poderá ser feito mesmo se você ainda não tiver conquistado a sua vaga. Basta procurar profissionais do seu segmento no LinkedIn, por exemplo, e fazer perguntas instrutivas sobre sua carreira, ou sobre como arrumou um estágio no segmento. Se sua pergunta for feita com educação, certamente será respondida.

Sempre personalize e se prepare para a entrevista

Por fim, a melhor dica de todas é nunca deixar de personalizar seu currículo ou carta de apresentação de acordo com a empresa ou cargo em que você pretende iniciar o estagiário Ciências Econômicas.

Se você for separar algumas horas de seu dia para enviar currículos e personalizar cada vez mais seus materiais, logo algum recrutador acabará te chamando para a entrevista. Se esse for o caso, mantenha a calma e sempre fale a verdade. Mesmo que não saiba de algo, demonstre sempre sua vontade de aprender.

Desejamos uma boa sorte em sua procura por um estágio em Ciências Econômicas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.