InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Engenharia de Software?

Como conseguir um estágio em Engenharia de Software?

De início, conseguir um estágio em Engenharia de Software é o passo de entrada para o mercado de trabalho do segmento. Aliás, quase todos os produtos e sites que interagimos são alvo da Engenharia de Software. Assim, são inúmeras oportunidades aos estudantes desse curso.

Por trás de produtos, sites e até mesmo de seu smartphone, há equipes de Engenharia de Software que fazem um brainstorming sobre o que há de melhor e mais recente nessa área da tecnologia. Além disso, dependendo da companhia em que você pretende entrar, é possível criar e construir uma variedade de produtos e serviços em muitos setores diferentes. De maneira geral, ao conseguir um estágio em Engenharia de Software, você vai ganhar habilidades que vão desde técnicas interpessoais até a resolução de problemas. Assim, as oportunidades de estágio em Engenharia de Software criam uma compreensão mais aprofundada da teoria e das habilidades necessárias para impulsionar a tecnologia.

Por vezes, seus colegas de faculdade poderão ter uma visão muito limitada sobre a Engenharia de Software, sem saber o que esperar de um estágio. Em outras palavras, o estágio é o ambiente ideal para que os estudantes possam identificar como é realmente a vida de um engenheiro de software. A experiência que você ganhará te ajudará a tomar decisões de carreira mais informadas. E, depois da formatura, também irá fornecer algo que você possa usar para  impressionar seus recrutadores.

Normalmente, os recrutadores possuem alta consideração por quem se gradua em Engenharia de Software com alguma experiência de campo relevante. Assim, um estágio em Engenharia de Software é particularmente valorizado. Além disso, mostra que você tem a experiência prática, juntamente com a base teórica fornecida pelo diploma.

Como você pode conseguir um estágio em Engenharia de Software?

Eventualmente, conseguir um estágio em Engenharia de Software não poderia ser mais emocionante, se considerada a grande quantidade de oportunidades em diferentes negócios. Dessa maneira, os estágios de Engenharia de Software fornecerão muitas experiências valiosas que dão uma verdadeira amostra de como será realizar um trabalho como engenheiro e desenvolvedor de software no futuro.

Isso acontece porque você terá a chance de se conectar com mentores em potencial, aprenderá segredos comerciais da Engenharia de Software e irá construir relacionamentos com colegas de trabalho com uma gama de especialização. Além do mais, se o estágio for remunerado, será ótimo para você, financeiramente falando. A boa notícia é que muitas empresas de tecnologia de todos os tamanhos oferecem experiência de trabalho ou estágios para estudantes de Engenharia de Software. Ê do interesse deles atrair e reter graduados talentosos. Assim, você vai descobrir que muitas empresas fazem um esforço concentrado para alcançar estudantes de Engenharia de Software por meio de publicidades no campus, feiras de carreiras ou mesmo vagas online.

Mas, é claro que se você tomar uma iniciativa, já sairá na frente de muitos colegas de faculdade. Portanto, é uma boa ideia começar pesquisando empresas que estejam alinhadas com seus interesses e experiência acadêmica. Dessa forma, você pode começar sua pesquisa em sites de empregos comuns ou entrar diretamente no site de qualquer empresa que tenha despertado seu interesse. Para realizar uma aplicação forte, leia as dicas a seguir. Principalmente para que seu currículo se destaque e você possa se preparar da melhor forma para as entrevistas de estágio em Engenharia de Software.

Dicas para seu currículo e entrevista de estágio

Primeiramente, certifique-se de manter seu currículo bem atualizado antes de realizar as inscrições. Isso quer dizer atualizar todos os detalhes dos perfis em sites de emprego. Se preferir, você também pode criar e atualizar constantemente seu currículo no LinkedIn. Este que, por sua vez, é um portal no qual todas as empresas e candidatos abrem seus perfis para gerar conexões e encontrar novos colaboradores.

Nesse sentido, com um perfil completo, um estágio de Engenharia de Software ficará muito mais acessível para você. Pois, os recrutadores provavelmente enviarão uma mensagem a um aluno com um perfil completo para Engenharia de Software, ao contrário de um perfil inacabado e desatualizado.

Então, quando você finalmente conseguir sua primeira entrevista, seja ela virtual ou pessoalmente, se certifique de estar preparado e vestido para impressionar. Eventualmente revise seu currículo e carta de apresentação. Portanto, tenha certeza de ter colocado exemplos específicos de sua experiência para compartilhar, sejam cursos, clubes que você frequenta, ou quantidade de horas nas atividades em determinadas linguagens de programação. Geralmente, são exigidas algumas experiências em certas linguagens. Logo, tente exemplificar os tipos de aplicação que você entende ou mesmo exibir a sua compreensão em certos tipos de regras da Engenharia de Software.

Dicas para aproveitar ao máximo quando você conseguir um estágio em Engenharia de Software

Por consequência, após conseguir um estágio em Engenharia de Software e se familiarizar com o fluxo da rotina no escritório, busque conversar com seus colegas de trabalho. Sejam eles profissionais da indústria ou mesmo outros estagiários, é importante sempre tratá-los com respeito. Afinal, você nunca saberá quais tipos de ideias eles podem te oferecer. Ou, ainda, quem poderia ser uma conexão muito valiosa para seu futuro daqui a cinco ou dez anos.

Logo, não tenha medo de convidar seus novos colegas para conversas rápidas na hora do café ou almoço. Além disso, solicite entrevistas informativas de 15 minutos sobre sua trajetória de carreira. Fazer isso com certeza irá te ajudar bastante no plano de carreira. Ainda, outra oportunidade maravilhosa para se aprofundar no crescimento de sua carreira é participar de um ou dois eventos virtuais dos milhares que acontecem todo ano na internet. Desse modo, você não irá aprender apenas sobre sua carreira. Mas, também, terá a oportunidade de se relacionar com empregadores, especialistas do setor e outros alunos que podem compartilhar perspectivas diferentes sobre um estágio em Engenharia de Software.

Por outra perspectiva, você também pode escolher empresas com grandes programas de estágio como a Accenture, Facebook e Microsoft. Essas possuem grande aulas abertas com orientações e dicas para todos que pretendem ingressar na área. Mesmo não conseguindo uma vaga no final, sem dúvidas a experiência será valiosa. Além disso, certas instituições oferecem cursos com certificados gratuitos que poderão cair muito bem ao se candidatar para uma vaga de estágio em Engenharia de Software futuramente.

Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.