InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Eventos?

Como conseguir um estágio em Eventos?

O estágio é parte fundamental (e às vezes obrigatória) da graduação. Hoje, vamos entender como consegui-lo em uma das áreas que mais crescem no país. Saiba como conseguir um estágio em Eventos!

A área de Eventos

De antemão, já podemos adiantar que, mesmo durante a pandemia, o setor de festas e eventos se manteve firme e continuou em expansão no país.

Segundo o portal Terra, em uma matéria publicada em junho de 2020, as expectativas e adequações para o momento que estamos vivendo, já eram altas.

Em outras palavras, nem mesmo o Covid-19 pode parar os profissionais dessa área. Logo, as oportunidades de estágio em Eventos continuam altas.

A importância do Estágio

Antes de mais nada, precisamos ter em mente que o estágio pode ser obrigatório ou não, isso é definido pela faculdade e sua grade curricular. Mesmo com a não-obrigatoriedade, é de extrema importância para o estudante e futuro profissional da área estagiar.

Entenda mais a respeito do estágio obrigatório.

O estágio em Eventos garante que o aluno adquira experiência e conhecimento do mercado, antes mesmo de sair da faculdade, fazendo assim, com que se torne um profissional ainda mais capacitado após a conclusão do curso, afinal, já terá sentido na pele como as coisas funcionam na prática.

Como funciona o Estágio?

O estágio é regido por lei, nº 11.788, de 2008, logo, todos os termos são seguidos à risca pela empresa e pelo estagiário.

Todos os estágios devem ser supervisionados, por alguém que já seja formado na área e exerça a profissão. Tudo é definido por meio de um contrato, seja de meses ou até um ano. Nesse período, o aluno exercerá funções definidas pela empresa, mas também terá vivência e aprenderá outras atividades.

Onde posso conseguir um estágio em Eventos?

A área de Eventos, justamente pelo seu crescimento exponencial, abre a possibilidade de o estudante estagiar em diversos setores ou empresas.

Desde órgãos públicos a empresas privadas, o profissional de Eventos está presente em muitos setores, ou seja, tem espaço para estagiar também!

Confira algumas áreas para conseguir um estágio em Eventos:

  • Empresas de organização de eventos e cerimonial;
  • Empresas e centros culturais;
  • Órgãos públicos de turismo e cultura;
  • Empresas de hospedagem e hotelaria.

Essas são só algumas das áreas em que o profissional de Eventos pode atuar. Contudo, diversas empresas privadas, de ramos completamente diferentes, apostam no especialista em Eventos para gerir suas solenidades.

Meios de conseguir um estágio em Eventos

O processo para conseguir um estágio em sua futura área de atuação pode ser diverso, pois existem muitas formas de adentrar no mercado já durante a graduação.

Vamos conhecer alguns dos meios para se conseguir um estágio em Eventos?

  1. Divulgação própria da empresa

Diversas empresas utilizam suas redes sociais ou portais de notícias para divulgação de vagas de emprego, dentre elas, as vagas de estágio. Esteja por dentro das principais empresas da área e acompanhe periodicamente suas movimentações.

  1. Plataformas de estágio

Existem plataformas especializadas na conexão do aluno e empresa para o estágio. O CIEE é uma delas. Por meio do portal, você faz seu cadastro, preenche seu currículo e escolhe a área de atuação.

As empresas procuram essas plataformas para facilitar a contratação do estagiário!

  1. A faculdade pode auxiliar!

Geralmente, a própria faculdade possui programas internos de divulgação de vagas de estágio. Procure sua instituição de ensino e tire dúvidas quanto a isso.

As empresas, assim como nas plataformas, podem ir direto ao “pote de ouro”. Onde encontrar estudantes de áreas específicas, prontos para adentrar no mercado profissional? Em uma faculdade!

Converse também com professores e coordenadores de curso, afinal, muitos podem ter indicações de vagas e locais! Faça networking!

  1. Rede de contatos

Falando em networking, é de extrema importância que, já durante a graduação, sua rede de contatos esteja sempre atualizada e em expansão. Ou seja: faça amizades, deixe claro que está procurando um estágio e peça indicações!

Como conseguir um estágio em Eventos?

Agora que você já sabe qual a importância e como funciona perante a lei, e formas para se conseguir um estágio, apresentaremos algumas dicas para conseguir um estágio em Eventos

  1. Escolha uma área de interesse

Durante a graduação, somos apresentados a muitas áreas de atuação. Portanto, é natural que ao longo do curso você se identifique mais com algumas e menos com outras.

Escolha a área que mais te agrada e te dê vontade de aprender, e foque para conseguir algo dentro disso.

Ter em mente o que estamos procurando, torna a busca mais fácil e rápida.

  1. Um bom português

Os processos seletivos de estágio podem ser diferentes de uma vaga integral. Algumas das etapas podem ser feitas de forma remota ou por meio de testes escritos.

Pratique sua leitura e escrita e tenha um bom português! Isso contará muito durante a seleção.

  1. Não minta no currículo

A empresa que está contratando um estagiário sabe de antemão que não estará lidando com um profissional experiente. Não invente ou aumente seu currículo.

Lembre-se! Um bom estagiário não é aquele que sabe de tudo, mas o que está sempre disposto a aprender!

  1. Estude a empresa de antemão

Quando a oportunidade de entrevista surgir, vá preparado! Estude a respeito da empresa, o que faz e quais seus clientes.

Esteja organizado em caso de perguntas a respeito do ambiente. Isso demonstra interesse de sua parte, que se disponibilizou a procurar saber a respeito do local antes mesmo da entrevista.

  1. Preparação para dinâmicas em grupo

Em alguns processos seletivos, as últimas etapas podem incluir dinâmicas entre o grupo selecionado para a vaga. Esteja preparado para lidar com pessoas diferentes e coloque em prática todo o conhecimento adquirido durante a faculdade.

Lembre-se de que um bom profissional de eventos é sempre dinâmico, proativo e sabe como se portar em situações inesperadas.

  1. Mantenha a calma

Por último, mantenha a calma durante toda a operação. Muitas vezes o processo seletivo de um estágio é grande, e isso pode parecer ruim, mas lembre-se de que está adquirindo experiência para um futuro emprego.

Prepare-se antecipadamente, peça ajuda dos professores e colegas, treine entrevistas e respostas e vá preparado para as entrevistas. Assim, ficará mais fácil manter a calma.

Estágio em Eventos

Como você viu até aqui, todo processo de estágio é uma experiência para o aluno, e no curso de Eventos isso não é diferente.

A experiência adquirida em um estágio durante a faculdade conta não só profissionalmente, no currículo, mas também como crescimento pessoal.

Em conclusão, é um processo importante a todos que desejam ter sucesso e crescimento na carreira escolhida! Veja aqui também como empreender na área de Eventos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.